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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Junior, Samuel Vinente da-
dc.contributor.authorNogueira, Arlene Araújo-
dc.date.available2020-07-29-
dc.date.available2020-07-30T15:22:18Z-
dc.date.issued2013-07-22-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3025-
dc.description.abstractThe paper presents a Learning Project developed a Municipal Early Childhood Center, located on the east zone of the Manaus city. It results of an action research and intervention in the context of undergraduate education at the Federal University of Amazonas (UFAM), through discipline "the child, nature and society", held from August to September 2012. The need to provide content that is present in the daily lives of children on the basis of theoretical and practical proposal to propitiate different methods for teaching science in kindergarten, led us to this intervention. Teaching about planting and harvesting is part of the recommendations of pedagogical processes geared to learners, based on the National Curriculum for Early Childhood Education (1998). The problematized of this study is howusing school outdoor space for growing vegetables, providing interdisciplinary learning and development of skills associated to the contents of Sciences? The study followed a qualitative approach to education, based on direct and participant observation. Four techniques for the development of "Sementinha Magic" project, with children 4 and 5 years old served by the Early Childhood Education visits were made. Several instruments were used to record the actions developed: the field notebook, the photographic record and a script semistructured observation. The results indicate the need to put small children in research activities and undiscovered in Early Childhood Education, providing effective learning. Keywords: Project Magic Seed; Childhood Education; Science Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto Sementinha Mágicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleO projeto “Sementinha Mágica”e o ensino de ciências para crianças na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeO project: “Magic Seed” and science teaching for children in childhood educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T15:22:18Z-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.epage221pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage208pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta um Projeto de Aprendizagem desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), situado na zona leste da cidade de Manaus. Resulta de uma ação de pesquisa e intervenção no âmbito da graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da disciplina “A criança, a natureza e a sociedade”, realizado no período de agosto a setembro de 2012. A necessidade de ministrar conteúdos que estejam presentes no cotidiano das crianças com base numa proposta teórico-prática que propiciasse métodos diferenciados para o ensino de ciências na Educação Infantil, levou-nos a esta intervenção. O ensino sobre o plantio e a colheita faz parte das recomendações de processos pedagógicos voltados para os educandos, com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). Problematizou-se como utilizar o espaço externo da escola para o cultivo de hortaliças, proporcionando aprendizado interdisciplinar e o desenvolvimento de habilidades associadas aos conteúdos de Ciências? O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa em educação, com base na observação direta e participante. Foram realizadas quatro visitas técnicas para o desenvolvimento do projeto “Sementinha Mágica”, com crianças de 4 e 5 anos atendidas pela Educação Infantil. Diversos instrumentos foram utilizados para registro das ações desenvolvidas: o caderno de campo, o registro fotográfico e um roteiro de observação semiestruturado. Os resultados apontam a necessidade de inserir crianças pequenas nas atividades de pesquisa e descoberta ainda na Educação Infantil, proporcionando uma aprendizagem efetiva. Palavras-Chave: Projeto Sementinha Mágica; Educação Infantil; Ensino de Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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