DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrum, Wanderley Pivatto-
dc.date.available2020-07-29-
dc.date.available2020-07-30T14:45:30Z-
dc.date.issued2013-07-23-
dc.identifier.citationAUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003 AUSUBEL, D. P; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. Borges, M. R.; Moraes, R. Educação em Ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: A teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001. NONAKA, IKUJIRO; TAKEUCHI, HIROTAKA. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997 NOVAK, J. D.; GOWIN, B. D. Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996. OLIVEIRA, L. L. Imaginário Histórico e Poder Cultural: as Comemorações do Descobrimento. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: CPDOC; FGV, vol. 14, n. 26, 2000, p.183-202. PEREIRA, M. O conhecimento tácito substantivo histórico dos alunos – no rastro da escravatura. BARCA, Isabel (org.) Perspectivas em Educação Histórica. Braga: Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia, p. 45-54, 2001. POLANYI, M. The Tacit Dimension. London. Routledge & Kegan Paul Ltd. 1967. POZO, J. I. Teorias cognitivas da aprendizagem. 3. ed. São Paulo: Artes Medicas, 1998. SAIANI, C. Valorizando o conhecimento tácito: a epistemologia de Michael Polanyl na escola. Tese (Doutoramento em Educação). SP: USP. 2003. SCHROEDER, E. Os conceitos espontâneos dos estudantes como referencial para o planejamento de aulas de ciências: análise de uma experiência didática para o estudo dos répteis a partir da teoria histórico cultural do desenvolvimento. Experiências em Ensino de Ciências, v.8, n.1, 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3015-
dc.description.abstractThe individuals constantly appropriating ideas and concepts when they bring to the classroom, such sets of explanations on a particular subject, known as prior knowledge, often have different scientific knowledge presented by the school. This point is especially important, as it enables the teacher to discredit the appropriation of knowledge happens by simply transmitting the teaching act. Prior knowledge, in turn, are understood as explanations for phenomena and objects, often undeveloped and need to be identified and taken into consideration by teachers of physics. In this sense, we present an educational experience in the field of optics, specifically the formation of the rainbow, experienced in physics classes with students of the second year of high school, analyzed from the assumptions of the Theory of Meaningful Learning. We believe that education should be based on personal experiences that students experience and the teacher's role is to advise and regulation of activities with a view to transforming existing knowledge into their cognitive structure. Thus, according to the ausubeliano thought, if the teacher wants to teach significantly, it is initially necessary to discover what the student already knows, to finally direct their teachings. Keywords: Physics Teaching. Prior knowledge. Scientific concepts. Rainbowpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectConhecimentos Préviospt_BR
dc.subjectConceitos Científicospt_BR
dc.subjectArco-íris.pt_BR
dc.titleEstudo de ótica: uma experiência didática para o estudo de fenômenos da natureza analisados a partir da teoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeOptical study: teaching experience for the study of the phenomena nature analyzed from theory of significant learningpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T14:45:30Z-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.epage110pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage97pt_BR
dc.description.resumoOs indivíduos constantemente se apropriam de ideias e conceitos e quando trazem à sala de aula, tais conjuntos de explicações sobre determinado assunto, conhecido como conhecimentos prévios, muitas vezes se apresentam diferente dos saberes científicos apresentados pela escola. Este ponto é essencialmente importante, uma vez que possibilita ao professor desacreditar que a apropriação de um conhecimento acontece pela simples transmissão pelo ato docente. Os conhecimentos prévios, por sua vez, são compreendidos como explicações para objetos e fenômenos, muitas vezes pouco elaborados, necessitando serem identificados e levados em consideração pelos professores de Física. Neste sentido, apresentamos uma experiência didática no campo da ótica, mais especificamente na formação do arco-íris, vivenciada em aulas de Física com estudantes da segunda série do ensino médio, analisada a partir dos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. Entendemos que o ensino deve basear-se nas experiências pessoais que o estudante vivencia e a função do professor está na orientação e regulação das atividades, com vistas à transformação dos conhecimentos prévios em sua estrutura cognitiva. Assim, de acordo com o pensamento ausubeliano, se o professor deseja ensinar significativamente, inicialmente é preciso descobrir aquilo que o estudante já sabe, para enfim, direcionar seus ensinamentos. Palavras-chave: Ensino de Física. Conhecimentos prévios. Conceitos científicos. Arco-íris.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons