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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Kézia Siméia Barbosa da Silva-
dc.date.available2020-07-29-
dc.date.available2020-07-30T13:58:34Z-
dc.date.issued2013-02-22-
dc.identifier.citationAPPLE, M. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Vozes, 1999. ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. (Coleção Leitura). GEERTZ, C. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis, Vozes, 1997, 366 p. MACLAREN, P. Multiculturalismo Crítico: prospectiva. São Paulo: Cortez, 2000. MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. Territórios Contestados – o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000. SANTOS, B. S. Um discurso sobre a ciência. 9. ed. Porto: Afrontamento, 1997. WAGLEY, C. Uma comunidade amazônica. In: ______. Uma comunidade amazônica: estudo do homem nos trópicos. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1988. p. 43-82.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3009-
dc.description.abstractThis investigative research raises a reflection about the school curriculum and its relation to the local knowledge, in this specific case, the ones observed in the context of Parintins city, in the State of Amazonas. The research assumed a qualitative approach, which was done with four teachers that act in the 5th year group in a elementary school, called Lila Maia, using, specifically, a semi-structured interview approach and observation. Eventhough teachers affirm they try to work the local themes articulated to formal disciplines contents, they do not demonstrate to understand the real meaning and social mission of the school curriculum related to the need of capitalization of local background, in order to go beyond the knowledge proposed in the formal curriculum. It is necessary a pedagogy that focus the students local knowledge, based in a dynamic and meaningful practices , because each culture is made by knowledge those are produced inside its context. The research confirmed that it is necessary reevaluate the concepts, the meanings of local teaching practices done to local social groups and show the importance of comunities in the building of knowledge and in the school curriculum speeches. It is very relevant that the student recognizes, take property and recognize himself as part of the context where he lives. And this place is the Amazon. Key-Words: Curriculum. Local Background. Teaching Practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSaberes Locaispt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.titleConcepções e práticas curriculares docentes um olhar sobre os saberes locais do contexto amazônicopt_BR
dc.title.alternativeCurriculum concepts and practices of teachers: a view of the local knowledge in the Amazon contextpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-30T13:58:34Z-
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.epage64pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage53pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investigativo traz uma reflexão sobre o currículo escolar e sua relação com os saberes locais, no caso deste estudo, os pertinentes ao contexto de Parintins-Amazonas. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa de campo na Escola Municipal “Lila Maia”, especificamente com quatro professores que atuavam no 5º ano do ensino fundamental, lançando mão da entrevista semi-estruturada e da observação direta. Embora os professores afirmem que procuram trabalhar as temáticas locais articuladas aos conteúdos disciplinares formais, não demonstraram compreender o real sentido e o papel social do currículo escolar frente à necessidade de valorização dos saberes locais, para ir além dos conhecimentos préestabelecidos nas propostas curriculares. Faz-se necessário uma pedagogia que enfoque os saberes locais dos alunos de modo dinâmico e significativo, pois cada cultura se constitui por meio dos saberes que nela se produzem. Confirmou-se com a pesquisa que é preciso repensar concepções, ressignificar práticas docentes voltadas aos grupos sociais localizados, mostrar a importância das comunidades na construção de saberes e na estruturação dos discursos no currículo escolar. É relevante que o educando valorize, se aproprie e se reconheça no lugar onde é chamado a viver. E este lugar é na Amazônia. Palavras-Chave: Currículo. Saberes Locais. Prática Docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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