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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Yone Gama da-
dc.contributor.authorBarbosa, Ierecê dos Santos-
dc.date.available2020-07-28-
dc.date.available2020-07-28T23:17:18Z-
dc.date.issued2020-02-22-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2994-
dc.description.abstractThe research investigated the learning of mathematics in a public school in the city of Manaus, where runs a Project Interdisciplinary Centre of Education / CAPES / UEA, especially in 8 ⁰ year of elementary school, verifying the competence reader and writer, centered descriptors of mathematical knowledge in an interdisciplinary process with Portuguese language can make the hindering aspects of learning mathematics are overcome. Discussed interdisciplinarity in order to get to know the aspects contained in the teacher and student, acquired in school life. To deepen the proposed studies, we chose to Finance ( 2008), Japiassu (2006 ), Gusdorf (1985 ) and Vasconcelos (2009 ).It was also discussed the mathematical knowledge, driven by the reflection ofthe characteristics of mathematics teaching and to help these reflections, dialogued with Miorim (1998 ), Machado (2002 ) and Búrigo (1989 ). Advancing research concepts, expanded the understanding of mathematical knowledge through reading competence and writer, guided by Perrenoud (1996 ), Therese Rios (2006 ), Marise Ramos (2006 ) , Lerner (2002) and Smith (2009). At the end of the study, presented the final considerations and possibilities of new questions and, new thoughts. Key words: Interdisciplinarity. Mathematical knowledge. Competence reader and writer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectConhecimentos Matemáticospt_BR
dc.subjectCompetência Leitora e Escritora.pt_BR
dc.titleCompetência leitora e escritora no ensino da matemática: possibilidades e contradições na interdisciplinaridadept_BR
dc.title.alternativeReader and Writer Competence in Teaching Mathematics: possibilities and contradictions in interdisciplinarypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-28T23:17:18Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage72pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.citation.spage55pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investigou a aprendizagem de Matemática em uma escola da rede pública da cidade de Manaus, em que é executado um Projeto Interdisciplinar do Observatório da Educação/CAPES/UEA, especialmente no 8⁰ Ano do Ensino Fundamental, verificando se a competência leitora e escritora, centradas em descritores dos conhecimentos matemáticos em um processo interdisciplinar com Língua Portuguesa conseguem fazer com que os aspectos dificultadores da aprendizagem da Matemática sejam superados. Discutiu a interdisciplinaridade, a fim de buscar aspectos contidos no saber do professor e do aluno, adquiridos no cotidiano escolar. Para aprofundar os estudos propostos, optou-se por Fazenda (2008), Japiassu (2006), Gusdorf (1985) e Vasconcelos (2009). Discutiu-se também o conhecimento matemático, impulsionado pela reflexão das características próprias do ensino da matemática e, para ajudar nessas reflexões, dialogou-se com Miorim (1998), Machado (2002) e Bürigo (1989). Avançando na investigação de conceitos, ampliou-se a compreensão de conhecimentos matemáticos através da competência leitora e escritora, norteados por Perrenoud (1996), Terezinha Rios (2006), Marise Ramos (2006), Lerner (2002) e Ferreiro (2009). Ao final da pesquisa, apresentou-se as considerações finais e possibilidades de novos questionamentos e novas reflexões. Palavras chave: Interdisciplinaridade. Conhecimentos Matemáticos. Competência leitora e escritora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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