DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2993
Título: Avaliação psicopedagógica das estratégias do plano de ação interdisciplinar de 2011 a 2013 - POE/CAPES/UEA
Título(s) alternativo(s): Psychopedagogical evaluation of strategies of action plan for interdisciplinary 2011 2013 - POE/CAPES/UEA
Autor(es): Bezerra, Alberto de Souza
Barbosa, Ierecê dos Santos
Palavras-chave: Avaliação;Avaliação Psicopedagógica;Interdisciplinaridade
Data do documento: 23-Fev-2014
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CATANI, D. B.; GALLEGO, R. C. Avaliação. São Paulo: Editora UNESP, 2009. FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. (rev.) - São Paulo: Saraiva, 2006. FAGALI, E. Q.; VALE, Z. Del Rio do. Psicopedagogia Institucional Aplicada: aprendizagem escolar dinâmica e construção na sala de aula. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. LIMA, E. B., at al. A Concepção do Professor Pesquisador no Processo de Investigação Cientifica na Visão Docente. In: BARBOSA, Ierecê at al (Org.). Avanços e Desafios em Processos de Educação em Ciências da Amazônia. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGE-ECA, 2011. MÍGLIO, M. A. Protótipo para avaliação diagnóstica escolar como referencial para o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental. Curitiba: CRV, 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2010. Disponível em: <http://gestao2010.mec.gov.br/o_que_foi_feito/program_56.php>. Acesso em: 19 out. 2013. OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (orgs.). Pesquisa no cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. SEGURA, E. A. C. A interdisciplinaridade como perspectiva curricular em um projeto do programa do observatório da educação/CAPES no Amazonas. Curitiba, PR: CRV, 2012. SIMKA, S.; MENEGHETTI, Í. A relação professora e aluno: um olhar interdisciplinar sobre o conteúdo e a dimensão humana. Rio de Janeiro: Walk Ed.,2010.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a avaliação psicopedagógica das ações do projeto de pesquisa intitulado “O Campo interdisciplinar entre Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais na Educação Básica, 9º. Ano, em uma Escola Pública em Manaus” POE/CAPES/UEA. Para que pudéssemos estudar e dialogar sobre o tema proposto, buscamos apoio teórico em Silvia (1998), Barbosa (2001), Bossa (2002), Fagali e Vale (2011) que discutem acerca da psicopedagogia no espaço escolar; a importância da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem em Catani e Callego (2009), Arrendondo e Diago (2009), Rossit e Storani (2010); a Avaliação Psicopedagógica em Bossa (1998), Pain (1985), Sánches-Cano e Bonals (2008) e por fim, a Interdisciplinaridade em Japiassu (1976), Vasconcelos (2020) e Fazenda (2012). O tema proposto para o estudo nos remeteu a pesquisa qualitativa, sendo adotado o estudo de caso, em consonância com outras técnicas de pesquisa, tais como: pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva que se sustentaram pela observação, registro, análise, correlação e descrição dos dados coletados. Os instrumentos de coleta de dados foram as entrevistas não-diretivas e os sujeitos participantes da pesquisa foram os alunos do 9º. ano do Ensino Fundamental. O trabalho descreve o processo histórico e descritivo da Proposta do Programa Observatório de Educação POE/CAPES/UEA com suas nuanças, peculiaridade e ações desenvolvidas de 2011 a 2013. Apresenta uma síntese das análises, discussões e conclusão dos resultados da Avaliação Psicopedagógica do Plano de Ação do POE/CAPES/UEA proposta para o triênio 2011 a 2013. Palavras chave: Avaliação. Avaliação Psicopedagógica. Interdisciplinaridade
Abstract: This study aims to evaluate the pedagogical actions of the research project entitled "The interdisciplinary field between the Portuguese Language, Mathematics and Natural Sciences in Basic Education , 9. Year in a public school in Manaus" POE/CAPES/ UEA. So we could study and dialogue on the theme, we seek theoretical support for Silvia (1998), Barbosa (2001), Bossa (2002), Fagali and Vale (2011 ) who discuss about educational psychology in the school, the importance of evaluation for the process of teaching and learning in Catani and Callego (2009), and Arrendondo Diago (2009), and Rossit Storani (2010); Assessment Psychopedagogical in Bossa (1998) Pain (1985), Sánchez-Cano and Bonals (2008) and finally, in the Interdisciplinary Japiassu (1976), Vasconcelos (2020) and Finance (2012). The theme for the study referred to in qualitative research, and adopted the case study, in line with other research techniques such as:literature research, exploratory and descriptive that supported by the observation, recording, analysis, correlation and description of data collected. The instruments for data collection were the non-directive interviews and the subjects of the research participants were students of the 9th. year of elementary school. The paper describes the process of historical and descriptive Proposal Program Observatory POE Education/CAPES /UEA with its nuances, peculiarities and actions developed from 2011 to 2013. Summarizes the analysis, discussion and conclusion of the results of the evaluation of the Action Plan Psychopedagogical POE/CAPES /UEA proposal for the triennium 2011-2013. Key words: Evaluation. Evaluation Psychopedagogical. Interdisciplinarity
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2993
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação psicopedagógica das estratégias do plano de ação interdisciplinar de 2011 a 2013 poecapesuea.pdf896,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons