DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Jhonatan Luan de Almeida-
dc.contributor.authorGonçalves, Carolina Brandão-
dc.date.available2020-07-22-
dc.date.available2020-07-24T13:38:58Z-
dc.date.issued2014-08-10-
dc.identifier.citationABRANCHES, M. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. São Paulo: Cortez, 2003. BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. (2010). Disponível em :<http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6585>. Acesso em: 11 Jul.2013. FARIA FILHO, L. M. O espaço escolar como objeto da história da educação: algumas reflexões. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-25551998000100010&script=sci_arttext>. Acesso em: 11 Jul.2013. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 NOTA CIENTÍFICA EDUCATIVA 189 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.14 | p.182-189 | jul-dez | 2014 GURGEL, I.; PIETROCOLA, M. O papel da imaginação no pensamento científico: análise da criação científica de estudantes em uma atividade didática sobre o espalhamento de Rutherford. 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2011v28n1p91>. Acesso em: 11 jul. 2013. LEIBRUDER, A. P. O discurso de divulgação científica. In: BRANDÃO, H. N. et al. Gênero do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2003. Pp 229- 251. MENDES, M. F. A. Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista-divulgador José Reis (1948-1958). Tese de doutoramento em História das Ciências da Saúde (2006). Disponível em: <http://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/6152/2/6.pdf >. Acesso em: 12 Fev. 2014. MORAN, J. M. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. In: ROMANOWSKI, J. P. et al (Orgs). 12º Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Conhecimento local e conhecimento universal: Diversidade, mídias e tecnologias na educação. vol 2, Curitiba, Champagnat, 2004. Pp. 245-253. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm>. Acesso em: 13 Jul. 2013. SIQUEIRA, D. C. O. A ciência na televisão: mito, ritual e espetáculo (1999). Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=MDVrcZKt0TcC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 24 Out. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2950-
dc.description.abstractTo demystify the science is a concern of scientific popularizer especially nowadays. The focus of this work is on the scientific dissemination as a collaborator of the teaching-learning process in the school environment. Thus, we performed a literature search based on theoretical discussions related to the themes of scientific dissemination and school, while assisting and collaborating to the popularization of science. Throughout the text we aim to identify the evolution of school space to reach the current configuration and its relation to science dissemination. We conclude that the science dissemination in the school context is important for the democratization of science education, and that the media contribute to expansion of science in society. Key words: Scientific Dissemination. School. Education. Science .pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.titleA relação entre a divulgação científica e a escolapt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between scientific dissemination and the schoolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T13:38:58Z-
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.epage189pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.citation.spage182pt_BR
dc.description.resumoDesmistificar a ciência é uma preocupação do divulgador científico especialmente na atualidade. O foco deste trabalho está na divulgação científica como colaboradora do processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica sustentada em discussões teóricas relacionadas aos temas da divulgação científica e da escola, enquanto auxiliar e colaboradora da divulgação da ciência. Ao longo do texto buscamos identificar a evolução do espaço escolar até chegar à configuração atual e a sua relação com a divulgação científica. Concluímos que a divulgação científica no contexto escolar é importante para a democratização do ensino de ciências, e de que os meios de comunicação contribuem para expansão da ciência na sociedade. Palavras Chave: Divulgação Científica. Escola. Educação. Ciência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A relação entre a divulgação científica e a escola.pdf216,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons