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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Daniel Luiz dos Santos-
dc.contributor.authorVasconcellos, Regina Lucia de Souza-
dc.contributor.authorTerán, Augusto Fachín-
dc.date.available2020-07-21-
dc.date.available2020-07-22T12:08:32Z-
dc.date.issued2015-01-13-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2931-
dc.description.abstracthis report refers to a study done during a visit to the Science Circuit held on 04/04/14. The Circuit is a project of the Amazon Research Institute - INPA / Bosque da Ciência, which aims to promote science-related content through exhibitions in educational tents and workshops open to the general public and students in particular. This activity is an opportunity to bring science closer to society, making research developed at INPA and partner institutions accessible. Regarding the dissemination of knowledge, it was possible to perceive the playful presence with a strategy to attract and arouse the interest of the participants. In order to understand the use of playfulness to present scientific knowledge, it was used as a methodology for observation and interviews with filmmakers, exhibitors (researchers) and participants. To facilitate understanding, we sought authors such as Mukhina (1996), Dohme (2003), Huizinga (2000), among others, in order to allow a reflection of the playful as a pedagogical practice to promote science. The study made it possible to realize that playful practices arouse interest and promote relaxation, facilitating reasoning, learning and reflection. Keywords: Scientific Education, Playful, Science Circuit.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Científicapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectCircuito da Ciênciapt_BR
dc.titleA presença do lúdico no evento circuito da ciência, Manaus, Amazonas, Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T12:08:32Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage174pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.citation.spage165pt_BR
dc.description.resumoO presente relato, refere-se a um estudo feito durante uma visita ao Circuito da Ciência realizado no dia 04/04/14. O Circuito é um projeto do Instituto de Pesquisa da Amazônia- INPA/Bosque da Ciência, que tem como objetivo promover conteúdos relacionados à ciência por meios de exposições em tendas educativas e oficinas abertas ao publico em geral e em especial aos estudantes. Essa atividade é uma oportunidade de aproximar a ciência da sociedade tornando acessíveis pesquisas desenvolvidas no INPA e por instituições parceiras. Em relação à divulgação dos conhecimentos, foi possível perceber a presença lúdico com estratégia para atrair e despertar o interesse dos participantes. Com a finalidade de compreender o uso do lúdico para apresentar os conhecimentos científicos, foi utilizado como metodologia à observação e entrevistas com os realizadores, expositores (pesquisadores) e participantes. Para facilitar o entendimento buscamos autores como Mukhina (1996), Dohme (2003), Huizinga (2000), entre outros, com intuito de possibilitar uma reflexão do lúdico como prática pedagógica para promover a ciência. O estudo permitiu perceber que as práticas lúdicas despertam o interesse e promovem a descontração facilitando o raciocínio, o aprendizado e a reflexão. Palavras chave: Educação Científica, Lúdico, Circuito da Ciência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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