DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Olivia Alves-
dc.contributor.authorMota, Denise Medim da-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-19T21:59:37Z-
dc.date.issued2016-04-04-
dc.identifier.citationALVES, A. Interdisciplinaridade e matemática. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 99 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.86-99 | jan-jul | 2016 _______. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008. COSTA, Y. G.; BARBOSA, I. S. Matemática & interdisciplinaridade: possibilidades e desafios. Curitiba: Appris, 2013. FAZENDA, I. C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. 17 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012. FERREIRA, S. L. Introduzindo a noção de interdisciplinaridade. In: Fazenda, I. C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011. FONSECA, L. S. Aprendizagem em Trigonometria: obstáculos, sentido e mobilizações. São Cristóvão: Editora UFS, Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010. LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 17 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012. LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. PEÑA, M. L. D. J. Interdisciplinaridade: questão de atitude. In: Fazenda, I. C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013. SOUZA, J. R. Novo olhar matemática. 2 ed. São Paulo: FTD, 2013. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2007. TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012. VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2877-
dc.description.abstractThis work presents the results obtained in the research developed in 9° grade class in "São José" state school, in the city of Tefé. This study aims to understand the contributions of Interdisciplinarity in the learning of Mathematical Functions. For this purpose, carried out fourteen activities, two using the traditional teaching methodology, and eight the interdisciplinary proposal. In this proposal, we linked Mathematics with Geography through the study of the Migrations in Brazil, in order to study the content "Introduction to the study of Function: Location of points in the Cartesian Plane". In the methodology, we applied the qualitative research in the research-action modality. In the technique, and the instruments of data collection, we used participant observation, previous test, and a after test, and the records of the students. The results present that through interdisciplinary practices, the students present larger interest on the Mathematics classes, increase the participation of the students, and also, increase the ability to transfer knowledge, because they provide sense to what is taught. Keywords: Elementary school. Learning Mathematics. Interdisciplinarity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem em Matemáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleInterdisciplinaridade no ensino da matemática contribuições à aprendizagem de função no 9°anopt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity in the teaching of the Mathematics: contributions to the learning of Functions in the 9°Gradept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:59:37Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage99pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage86pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida em uma turma do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual São José na cidade de Tefé-AM. Teve-se como objetivo compreender as contribuições da Interdisciplinaridade na aprendizagem de Função. Para a efetivação desta pesquisa foram realizadas 14 (quatorze) intervenções, sendo 2 (duas) desenvolvidas empregando-se a metodologia de ensino tradicional e 8 (oito) a proposta interdisciplinar. Nesta proposta articulou-se Matemática com Geografia através do estudo das Migrações no Brasil para trabalhar o conteúdo “Introdução ao estudo de Função: Localização de pontos no Plano Cartesiano”. Como abordagem metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa e como modalidade a pesquisa-ação. A técnica e os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, pré-teste, pós-teste, e registros dos alunos. Os resultados obtidos sinalizam que por meio de práticas interdisciplinares os alunos apresentam maior interesse pelas aulas de Matemática, participam mais das atividades e, além disso, desenvolvem a habilidade de transferir conhecimentos, pois conseguem atribuir sentido àquilo que é ensinado. Palavras-chave: Ensino Fundamental. Aprendizagem em Matemática. Interdisciplinaridade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interdisciplinaridade no ensino da matemática contribuições à aprendizagem de função no 9°ano.pdf459,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons