DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosa, Cleci T. Werner da-
dc.contributor.authorDarroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.authorLima, Ingrid Prieb-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-19T21:54:43Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.citationBARDIN, L. Análise de conteúdos. 3 ed. Lisboa: Edições 70, 2004. BRANDI, A. T. E.; GURGEL, C. M. A. A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência & Educação, Brasília, v.8, n.1, Pp.113-125, 2002. BRASIL. Ministério da Educação Cultura e Desporto. Definição de critérios para a avaliação dos livros didáticos de 1ª à 4ª séries. Brasília, FAE, 1996. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 37 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.23-37 | jan-jul | 2016 ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília, MEC/SEF, 1997. CARVALHO, A. M. P. (org). Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. ______; CAPECCHI, M. C. V. M. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.5, n.3, dez. 2003. FUMAGALLI, L. O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, H. (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.Pp. 31-56. GARCIA RUIZ, M.; SÁNCHEZ, B. Orientando un cambio de actitud hacia las Ciencias Naturales y su enseñanza en Profesores de Educación Primaria. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vigo, Espanha, v. 7, n. 3, 2008. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2015. KRASILCHIK, M. Caminhos do ensino de ciência no Brasil. In: BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, Revista Em Aberto, Brasília, n. 55, Pp. 4-8, 1992. LONGHINI, M. D. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 2, Pp. 241-253, 2008. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jun. 2001. PENICK, J. E. Ensinando “alfabetização científica”. Trad. Wilson Taveira de Los Santos. Revista Educar, Curitiba, n.14, Pp. 91-113, 1998. PRETTO, N. L.A ciência nos livros didáticos. 2 ed. Campinas: Editora da Unicamp/ Salvador: Editora da UFBA, 1995. ROSA, Á. B.; PEREZ, C. A. S.; ROSA, C. T. W.; HEINECK, R. (orgs.). A física nos anos iniciais do ensino fundamental:relato de investigações. Passo Fundo: Rosa, 2011b. ROSA, C. T. W.; HEINECK, R.; ROSA, Á. B. Ensino de ciências física nas séries iniciais. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v.11, n.2, Pp. 47-60, 2004. ______; MACHADO, D. T. Explorando a terceira lei de Newton na educação infantil. Revista Iberoamericana de educación (Online), Madrid/ Buenos Aires, v.55, n.3, Pp. 1-4, 2011a. ______; ROSA, Á. B. O ensino de ciências (física) no Brasil: da história às novas orientações educacionais. Revista Iberoamericana de educación, Madrid/ Buenos Aires, v.58, n.2, Pp. 1-24, 2012. ______; PÉREZ, C. A. S.; DRUM, C.Ensino de Física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.12, n.3, Pp. 357-368, 2007. ROMANATTO, M. C.O Livro Didático: alcances e limites. São Paulo. Disponível em:<http://www.sbempaulista.org.br/epem/anais/mesas_redondas/mr19-Mauro.doc>. Acesso em: 11 jun. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2873-
dc.description.abstractThis work reports a study about the scientific attitude, and the pedagogical praxis of teachers of the early years of Elementary School; discussing about the possibilities of their relations. In the theoretical field, the core of the study was Science teaching, and the importance of discussing scientific knowledge in early years. The data collection was performed along a group of eighteen teachers through a structured questionnaire in five stages. The objective was to gather formative, cognitive, and affective information. The results, organized and classified into categories, indicated a relation between classes, and the attitudes of teachers, also evidencing a prevalence of Biology contents. Furthermore, the study indicated a feeling of affection for Science. Keywords: Scientific Attitudes. Science Classes.Teacher of the early years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtitudes Científicaspt_BR
dc.subjectAulas de Ciênciaspt_BR
dc.subjectProfessores dos Anos Iniciaispt_BR
dc.titleEnsino de ciências e as atitudes científicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeScience Teaching and Scientific Attitudes of Teachers of the Early Years of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:54:43Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage37pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage23pt_BR
dc.description.resumopresente trabalho relata um estudo relacionado à atitude científica e à práxis pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa decorre da indagação sobre a possibilidade de relação entre elas. No campo teórico centrou-se o estudo sobre o ensino de Ciências e a importância de discutir conhecimento científico nos anos iniciais. A coleta de dados ocorreu junto a um grupo de dezoito professores por meio de um questionário estruturado em cinco etapas. O objetivo estava em obter informações formativas, cognitivas e afetivas. Os resultados, organizados e classificados em categorias, apontaram haver uma relação entre as aulas e as atitudes dos professores, assim como evidenciou uma predominância de conteúdos em Biologia. Além disso, o estudo apontou haver um sentimento de gosto pela Ciência. Palavras-Chave: Atitudes científicas. Aulas de Ciências. Professores dos anos iniciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de ciências e as atitudes científicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental.pdf339,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons