DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Antonia Valdirene Rabelo-
dc.contributor.authorSouza, Juliane Marques de-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-19T21:42:59Z-
dc.date.issued2016-07-31-
dc.identifier.citationCOSTA, C. C. Percepção Ambiental dos Acadêmicos de Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Sergipe. Educação Ambiental em Ação, n. 51, Ano XIII, Março/2015. Disponível em: <http://www.revista.org.index.php>. Acesso em: 12 ago. 2016. DEL RIO, V.; OLIVEIRA, L. (orgs). Percepção Ambiental: a experiência brasileira. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999. FRACALANZA, H. As pesquisas sobre educação ambiental no Brasil e as escolas: alguns comentários preliminares. In: TAGLIEBER, J.E. e GUERRA, A.F.S. (orgs.) Pesquisa em Educação Ambiental: pensamentos e reflexões de pesquisadores em Educação Ambiental. Pelotas: Editora Universitária/ UFPel, 2004. JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 5 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. LOUREIRO, C. F. B. Trajetórias e Fundamentos da Educação Ambiental. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2012. NEIMAN, Z. A Educação Ambiental através do contato dirigido com a natureza. 2007. 234p. Tese (Doutorado em Psicologia). Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo – USP: São Paulo, 2007. OLIVEIRA, N. A. S. A percepção dos resíduos sólidos (lixo) de origem domiciliar, no bairro Cajuru-Curitiba-PR: um olhar reflexivo a partir da Educação Ambiental. Curitiba/PR, 2006. PEDRINI, A.; COSTA, E. A.; GHILIARDI, N. Percepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental. Ciência e educação, v.16, n.1, p.163-179, 2010. SANTOS, A. G. M; SANTOS, M. C. M. Uma análise da percepção ambiental dos alunos da Escola Menina de Alagoa Grande – PB. Educação Ambiental em Ação, n.53, Ano XIV. Setembro-Novembro, 2015. Disponível em: <http://www.revista.org.index.php>. Acesso em: 15 agos. 2016. TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução; Lívia de Oliveira – Londrina: Eduel, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2864-
dc.description.abstractThe study of environmental perception is important in order to understand the relation between community and environment and what is the concern about environmental issues. This article aims to outline the profile of teachers, according to their environmental perceptions using as analytical tool the relationship between the mental maps built by the teachers and their living space. The research was conducted with 53 teachers from three public schools in the municipality of Rorainopolis in the Roraima Amazon. The technique we used was the mental map based on the a qualitative approach. The results showed that there is a direct relation between the environmental awareness expressed by teachers with their life experiences, enabling them to shape their environmental knowledge. The described concepts, thoughts and attitudes indicate the representations perceived and constructed by these subjects according to their worldviews. Keywords: Environmental perception. Mental map. Teachers. Lived space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPercepção Ambientalpt_BR
dc.subjectMapa Mentalpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEspaço vividopt_BR
dc.titlePercepção ambiental dos professores x análise do espaço vivido no município de Rorainópolis– Roraimapt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental perceptions of teachers vs analysis of lived space in the municipality of Rorainópolis, Roraimapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:42:59Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage209pt_BR
dc.citation.issue19pt_BR
dc.citation.spage199pt_BR
dc.description.resumoO estudo da percepção ambiental é de suma importância para compreender como se dá a preocupação com as questões ambientais e das relações estabelecidas entre a comunidade e o ambiente. Este artigo resulta de um processo de pesquisa cujo objetivo foi traçar o perfil dos professores de acordo com suas percepções ambientais, usando como instrumento de análise a relação entre os mapas mentais construídos por esses professores e seus espaços vividos. A pesquisa foi desenvolvida com 53 professores de três escolas estaduais no Município de Rorainópolis, na Amazônia roraimense. Fundamentou-se no enfoque qualitativo. Os resultados evidenciaram que há uma relação direta da percepção ambiental expressa pelos professores com as suas experiências de vida, possibilitando-os moldar seus conhecimentos ambientais. Os conceitos, pensamentos e atitudes descritos indicam as representações percebidas e construídas por esses sujeitos, de acordo com as suas visões de mundo. Palavras chave: Percepção ambiental. Mapa mental. Professores. Espaço vivido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepção ambiental dos professores x análise do espaço vivido no município de Rorainópolis– Roraima.pdf400,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons