DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2863
Título: Olimpíada parintinense de biologia como instrumento para a avaliação do ensino nas escolas estaduais de Parintins AM
Título(s) alternativo(s): Biology Olympiads of Parintins as a tool to assess teaching in State schools in Parintins/AM
Autor(es): Seixas, Rondinelli F.
Taddei, Fabiano G.
Palavras-chave: Biologia;Ensino;Aprendizagem;Olimpíadas Científicas
Data do documento: 14-Jul-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A., MANASSERO, M. A. Papel de la education CTS em uma alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.2 n. 2, p. 1, 2003. ALVES, W. J. S. O impacto da olimpíada de matemática em alunos da escola pública. Tese de Doutorado. (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, 2010. AMARAL, C. L. C., CURI, E. Pesquisas e práticas de ensino em química e biologia. São Paulo: Terra Cota, 2009. ANBIO. XII Olimpíada Nacional de Biologia. Associação Nacional de Biosegurança. Disponível em: <www.anbiojovem.org.br/>. Acesso em: 13 fev. 2015. BAGATINI, A. Olimpíadas de Matemática, Altas Habilidades e Resolução de Problemas. (Trabalho de Conclusão de Curso) Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 197 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.188-198 | jul-dez | 2016 BAIRD, W. E. Correlates of Student Performance in the Science Olympiad: The Test of Integrated Process Skills and Other Variables. In: ANNUAL MEETING OF THE NATIONAL ASSOCIATION FOR RESEARCH IN SCIENCE TEACHING, 7, 1989, San Francisco. Compilation of the Annual meeting of the National Association for Research in Science Teaching. San Francisco: National Association for Researching in Science Teaching, 1989. p. 31. BARATA, A. M. Questões relevantes sobre concurso público. 2014. Disponível em: <www.biblioteca.mppa.mp.br/phl82/capas/Que57.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2015. CANALLE, J. B. G.; DA ROCHA, J. F. V.; FERREIRA, J. L.; PESSOA FILHO, J. B.; MAIA-FURNAS, M.; DINIZ, T. M. XI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2011. Disponível em: <http://liara.olimpiadascientificas.com/wpcontent/ uploads/2013/05/Relatorio-de-2011-XIV-OBA.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2016. DA SILVA, C. B. P.; CARPES, F. P.; DA ROCHA, E. S.; KUNZEL, M. R. Olimpíadas de Biomecânica: relato da implantação de um projeto de inovação didática no ensino superior. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 5., 2013, São Paulo. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, São Paulo, 2013. p 1. DATTEIN, R. W.; WYZYKOWSKI, T.; da COSTA-GULLICH, R. I.; DO SANTOS, E. G. 2014. O subprojeto PIBID-Ciências Biológicas UFFS – Cerro Largo em ação. In: SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFFS, 4., 2014, Cerro Largo. Anais do SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS. Cerro Largo: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2014, p. 1-2. DE BRITO, F. R. M., DE OLIVEIRA, L. N. As dificuldades da interpretação de textos matemáticos: algumas reflexões. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 15, 2008, Campinas, Anais do 15º. Congresso de Leitura do Brasil, Campinas, 2008. p. 1-9. DUSHENKOV, V. M. Biological Olympiads in the USSR. The American Biology Teacher, p. 399-404. p. 1993. ENEM, 2015. ENEM por escola. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <www. portal.inep.gov.br/web/enem/enem-por-escola>. Acesso em: 13 mar. 2016. IBGE. Cidades. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <www.cidades.ibge.gov.br/>. Acesso em: 3 mar. 2016. INEP, 2013. Resultados da Prova Brasil 2013. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <www.portal.inep.gov.br/web/saeb/resultados-2013>. Acesso em: 12 mar. 2016. KRASILCHICK, P. Inovação no ensino de ciências. In: GARCIA, W. E. (Coord.) Inovação educacional no Brasil: Problemas e perspectivas. 3ed. São Paulo: Cortez, 1995. p. 177 – 194. LIM, S. S.; CHEAH, H. M.; HOR, T. A. Science Olympiads as Vehicles for Identifying Talent in the Sciences: The Singapore Experience. Communicating Science to the Public. Springer Netherlands, p. 195-211, 2014. LOPES, S.; ROSSO, S. Filogenéticas, Classificações Biológicas Classificações: Biologia Molecular. Santa Inês: INSTITUTO FEDERAL BAIANO (IFB), 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 198 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.188-198 | jul-dez | 2016 MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: Histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009. MARIUZZO, P. Olimpíadas científicas estimulam estudantes e valorizam a atuação de professores na pesquisa. Ciência e Cultura, v.62, n.2, p. 12-13. 2010. MARQUES, F. Política C&T – Educação: Eles gostam de Ciência. Revista FAPESP, São Paulo, v.205, p. 32-37. 2013. MEC. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Censo Educacional. Brasília: INEP, 2012. MIRANDA, E. S.; SCHALL, V. T. Olimpíada brasileira de saúde e meio ambiente: relato de uma experiência inovadora na área do ensino fundamental e médio na região Sul-Minas. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4º, 2003, Bauru. Anais do 4º. encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Bauru: Associação Brasileira de Estudos em Educação em Ciências, 2003. p. 1-5. NASCIMENTO, I. V.; MELO, M. A. A capes e a regulação da formação de professores da educação básica. Cadernos de Pesquisa, v.22, n.3, p. 87-99, 2015. STAZINSKI, W. Biological competitions and Biological Olympiads as a means of developing students' interest in biology. International Journal of Science Education, v.10, n.2, p. 171-177. 1988. VAN KAMPEN, P.; BROWNE, W. R.; BURKE, M.; COTTER, M. A.; JAMES, P.; MCGLYNN, E.; WHELAN, G. A new science competition for secondary school students: the First European Union Science Olympiad. European journal of physics, v.25 n.1, p. 23. 2003. WALDEZ, F.; SILVA, R. C.; DUARTE, E. C.; MORAES, R. P.; RABELO, M. R. S.; GONÇALVES, N. F.; BAIMA, A. P. S.; ROCHA, J. M.; BERNHARD, G. G. R.; ALVES, J. C. Olimpíada de Ciências Biológicas como ferramenta para o ensino de Biologia no Alto Solimões, Amazônia brasileira. Revista Areté, v.7, p. 127-135. 2003. WESTMORE, D. E. Student recruitment through a science Olympiad. Journal of Chemical Education, v.55, n.1, p. 43. 1978. WIRT, J. L. An analysis of Science Olympiad participants' perceptions regarding their experience with the science and engineering academic competition. (Tese de Doutorado) - Seton Hall University, 2011.
Resumo: Este artigo descreve a utilização dos resultados da 1ª Olimpíada Parintinense de Biologia (OPB) na avaliação do aprendizado dos alunos de escolas estaduais do município. Faz um diagnóstico da condição socioeconômica, comportamentos sociais e métodos de ensino a que estão sujeitos os participantes. O evento contou com a participação de 208 alunos. Na primeira fase estes responderam a 40 questões de múltipla escolha e, na segunda, 20 questões subjetivas. As médias percentuais dos acertos na primeira fase foram de 22,41% (± 0,09). Os temas: bactérias e tecidos se destacaram, respectivamente, com o maior e menor aproveitamento. Na segunda fase a média de acertos foi de 18,13% (± 13,11). A maior proporção de acertos desta fase foi no tema fungos e, a menor, em botânica. Os resultados obtidos chamam atenção pelo baixo aproveitamento e, servem de advertência para a estrutura relacionada ao aprendizado da biologia. As notas das escolas não apresentaram diferenças estatísticas significativas, o que indica que os resultados não estão relacionados a uma metodologia específica, mas sim, representam uma situação geral. Palavras-chave: Biologia. Ensino. Aprendizagem. Olimpíadas Científicas.
Abstract: This work describes the use of results of the 1st Biology Olympiads of Parintins (OPB) to assess the students learning from State schools in the city of Parintins. We draw a diagnosis about socioeconomic status, social behavior and teaching methods of participants; 208 students participated in this event. At the first stage they answered 40 multiple choice questions and 20 subjective questions at second stage. The average percentage of correct answers in the first stage was 22.41% (± 0.09); the highest percentage of correct answers at this stage was about bacteria and the lowest about tissues. In the second stage the average percentage was 18.13% (± 13.11); the highest percentage of correct answers at this stage was about fungi and the lowest about botany. The obtained results points out low achievement and serve as a warning to the current structure related to the learning of biology. The performance of schools did not show any statistical differences, indicating that the results are not related to a specific methodology, but represent a general situation. Keywords: Biology, Teaching, Learning, Scientific Olympiads.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2863
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.