DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2858
Título: O processo de construção do museu de quelônios, como uma estratégia pedagógica para a melhoria do ensino de ciências em uma escola rural
Título(s) alternativo(s): The process of construction of the turtles museum as a pedagogical strategy to improve the Science teaching in a rural school
Autor(es): Fonseca, Ana Paula Melo
Silva, David Xavier da
Palavras-chave: Educação Científica;Crianças;Ensino e Aprendizagem
Data do documento: 19-Out-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, A. M. Tempo dos museus. In: Ciências em Museus. Museu Paraense Emílio Goeldi, Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins (3) p. 57-71, 1991. ALMEIDA, D. P., FACHÍN-TERÁN, A. Aprendizagem significativa em espaços educativos utilizando o tema dos quelônios amazônicos. Trabalho apresentado no 3º Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia, Tabatinga, Amazonas, Brasil, 01 à 03 de julho de 2013. Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/UEA. ANDRADE, P. C. M. et. al. (Org.). Projeto “Pé-de-Pincha”: Parceria de futuro para conservar os quelônios na várzea Amazônica. Manaus: IBAMA, Provárzea, 2005. (cartilha “Pé-de-Pincha”). ANDRÉ, M. E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. 6 ed. Campinas: Papirus, 2001. BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Artmed Editora: Porto Alegre, 2001. FACHÍN-TERÁN, A, SANTOS, S. C. S. Novas Perspectivas de Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. Manaus, AM: UEA edições, 2013. GONZAGA, L. T.; FACHÍN-TERÁN, A. Espaços não Formais: Contribuições para a Educação Científica em Educação Infantil. (In) FACHÍN-TERÁN, A.; SANTOS-SEIFFERT, S. C. Novas perspectivas de Ensino de Ciências em Espaços Não Formais Amazônicos. Manaus: UEA edições, 2013. JESUS, M. L. M.; LEITE, R. C. M. Nem só de escola vive o Ensino de Ciências: formação científica cidadã no contexto dos museus de ciência. In V Enebio e II enebio Regional I. Revista da SBEnbio- n.7, Outubro de 2014. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2007. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas 2011. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 46 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.34-46 | jul-dez | 2016 Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001. PREFEITURA MUNICIPAL DE PARINTINS. Plano Diretor de Parintins, Lei 375/2006. ROCHA, S. C. B.; FACHÌN-TERÁN, A. O uso dos Espaços Não-Formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2010. SANTAMARINA, C.; MARINAS, J. M. Histórias de vida e história oral. In: DELGADO, J. M.; GUTIÉRREZ, J. (Orgs.). Métodos y técnicas cualitativas de investigación en ciencias sociales. Madri: Síntesis, 1995. p. 259-287. TRIVÍNOS, A. N. S. Introdução á Pesquisa em Ciências Sociais: á pesquisa qualitativa em educação. Reimpressão. São Paulo: Atlas 2008. VARINE, H. Decolonising Museology. ICOM NEWS. In: SOARES, Bruno César Brulon. Entendendo o Ecomuseu: uma nova forma de pensar a Museologia. Revista Eletrônica Jovem Museologia – Estudos sobre Museus, Museologia e Patrimônio. Ano 01, n.2/ agosto de 2006. Disponível em: <http://www.unirio.br/jovemmuseologia/>. Acesso em: 23 abr.2016.
Resumo: O artigo discute o uso do museu de quelônios amazônicos como estratégia pedagógica para o Ensino de Ciências. Objetivou-se compreender o processo de construção do museu de quelônios amazônicos, na escola Municipal Santa Luzia do Macurany, Parintins-AM, no intuito de aprimorar as práticas de Ensino de Ciências. A fundamentação teórica foi ancorada em autores como Krasilchik e Marandino (2007), Rocha e Fachín-Terán (2010), Becker (2001), entre outros autores. A pesquisa tem natureza qualitativa com abordagem fenomenológica, utilizou-se a pesquisa do tipo etnográfica voltada à educação a partir da técnica de observação participante, atividades práticas nas ações de construção do museu e relatos/livres dos estudantes. O uso do museu possibilitou a contemplação de aulas práticas disponibilizando para a escola um espaço privilegiado de interação e construção de saberes, proporcionou aos estudantes a comunicação real entre os conhecimentos comunitários e os sistematizados. Palavras chave: Educação Científica. Crianças. Ensino e Aprendizagem.
Abstract: The article discusses the use of Amazonian turtles museum as a pedagogical strategy for science. This study aimed to understand the construction process of Amazonian turtles Museum, in the Santa Luzia Macurany Municipal School, Parintins-AM; with the purpose to improve science teaching practices. The theoretical ground was based on authors such as Krasilchik & Marandino (2007), Rocha & Fachín-Terán (2010), Becker (2001), among others. This is a qualitative study with a phenomenological approach we used ethnographic research oriented to education, by mean of participant observation technique, practical activities in the museum building process, and reports by students and teachers. The participants were 16 students of 4º and 5º grade of elementary school. The use of the museum allowed practical classes, supplying the school a privileged space for interaction and construction of knowledge, providing students a real communication between community and systematized knowledge. Key words: Science Education. Children. Science teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2858
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.