DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2834
Título: Espaços educativos científicos formal, não formal e informal
Título(s) alternativo(s): Scientific Education Spaces: formal, non-formal, and informal
Autor(es): Santos, Saulo Cézar Seiffert
Palavras-chave: Educação Formal;Educação Não Formal;Educação em Ciências
Data do documento: 10-Abr-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ACEVEDO J. A. et al. Mito da didática das Ciências acerca dos motivos para incluir a Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Ciência e Educação, Bauru, v.11, n.1, p. 1-15, 2005. BENDRATH, E. A. A Educação Não-Formal a partir dos relatórios da UNESCO. 311f. 2014. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Ciência e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente: UNESP, 2014. BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002. CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; JORGE, M. Da Educação em Ciência às orientações para o ensino das Ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação, Bauru, v.10, n.3, p.363-381, 2004. CARRON, G.; CARR-HILL, R. A. Non formal education: information and Planning issues. IIEP Reaserch Report, Paris, n.90, 1991. CARVALHO, G. S. A Transposição Didática e o Ensino de Biologia. In: CALDEIRA, A. M . A. ; ARAUJO, E. S. N. N. (Org.). Introdução à Didática da Biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. CHAGAS, I. Aprendizagem não formal/formal das ciências: Relações entre museus de ciência e escolas. Revista de Educação, Lisboa, v.3, n.1, p. 51-59, 1993. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a Educação. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 436p. 2006. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 107 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.98-107 | Número especial | 2016 COOMBS, P. H.; AHMED, M. Attacking rural poverty: how nonformal education can help. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1974. CSIKSZENTMIHALYI, M; HEMANSON, K. Intrinsic Motivation in Museums: Why Does One Want to Learn? Museum News, Washington, v.74, n.34, p. 67-75, 1995. ESHACH, H. Bridging in-school and out-of-school learning: Formal, non-formal, and informal education. Journal of Science Education and Technology, v.16, n.2, p. 171-190, 2007. FRANÇA, S. B.; ACIOLY-RÉGNIER, N. M.; FERREIRA, H. S. Caracterização do perfil educacional e de mediação dos museus de ciências da Região Metropolitana do Recife. [s.n.:s.l]. GRANDSTAFF, M. Non formal education as a conception. Prospects, v.8, n.2, p. 177-182, 1978. HAMADACHE, A. Non-formal education: A definition of the concept and some examples. Prospects, v.21, n.1, p. 109-124,1991. HODSON, D. Science fiction: The continuing misrepresentation of science in the school curriculum. Curriculum Studies, v.6, n.2, p. 191–216, 1998. HOOPERS, W. Non-Formal Education and basic education reform: a conceptual review. International Institute for Educational Planning. UNESCO, Paris, 2006. LA BELLE, T. J. Formal, nonformal and informal education: a holistic perspective on lifelong learning. International Review of Education, v.28, n 2, p. 158-175, 1982. MARANDINO, M. Interface na relação museu-escola. Cadernos Catarinenses de Ensino de Física, Florianópolis, v.18, n.1: p.85-100, abr. 2001. PALHARES, J. A. Um olhar retrospectivo sobre a educação não-formal: A institucionalização, as dinâmicas e as reconfigurações actuais de um subcampo educativo. In AA.VV. (Eds.), Actas do XIV Colóquio AFIRSE — Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005. Teorias e Práticas. Lisboa: Educa / Unidade de I & D de Ciências da Educação, CD-ROM, 2007. PALHARES, J. A. Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v.22, n.2, p. 53-84, 2009. PASSOS, M.M.; ARRUDA, S. M.; ALVES, D.R.S. A educação não formal no Brasil: o que apresentam os periódicos em três décadas de publicação (1979-2008). Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v.12, n.3, p. 131-150, 2012. STOCKLMAYER, S. M.; RENNIE, L. J.; GILBERT, J. K. The roles of the formal and informal sectors in the provision of effective science education. Studies in Science Education, v.46, n.1, p. 1-44, 2010. VALENTE, M. E., CAZELLI, S.; ALVES, F.: Museus, ciência e educação: novos desafios. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v.12 (suplem.), p. 183-203, 2005.
Resumo: desafio da educação em ciência em ir além de ensinar conceitos científicos, mas preparar para vida é maior que a educação escolar, e para isso se faz necessário à contribuição da sociedade e de instituições parceiras. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é fazer uma apresentação de como a educação científica formal, não formal e informal têm avançado na missão educativo científica, no contexto nacional e internacional. Foi realizado leituras de artigos selecionados da base Mendeley utilizando a palavra-chave ―non formal education scientific‖ e encontraram-se artigos da UNESCO, autores internacionais e nacionais que versam em educação em ciência não formal. O texto foi uma tessitura do pensamento histórico do termo até o seu emprego atual junto à educação em ciências, e suas tendências de aproximar as atividades informais digitais. Palavras-chave: Educação Formal, Educação Não Formal, Educação em Ciências.
Abstract: The challenge of Science Education goes beyond teaching scientific concepts, but preparing for life is greater than school education, and for this reason, it is necessary the contribution of society and partner institutions. Therefore, the objective of this work is to show how formal, non-formal, and informal scientific education has made progress in the scientific educational missions, in a national and international context. Readings of selected articles from the Mendeley database were conducted using the keyword "non-formal education scientific" and we found articles by UNESCO, international and national authors who are involved in non-formal science education. This text was a tessitura of the historical thought of the term until its current use, along with sciences education, and its tendencies to approach the informal digital activities. Keywords: Formal Education, Non-formal Education, Science Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2834
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Espaços educativos científicos formal, não formal e informal.pdf331,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons