DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Agda Monteiro de-
dc.contributor.authorSantos, Eduarda Cristina Albuquerque dos-
dc.contributor.authorRamos, Érika da Silva-
dc.contributor.authorTerán, Augusto Fachín-
dc.contributor.authorCosta, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.authorCosta, Mauro Gomes da-
dc.date.available2020-07-09-
dc.date.available2020-07-16T13:24:19Z-
dc.date.issued2017-01-02-
dc.identifier.citationBATISTA, D. Amazônia: cultura e sociedade. Manaus: Valer, 2003. 182p. CAPRA, F. Alfabetização ecológica: educação das crianças para um mundo sustentável. Tradução Carmen Fischer. São Paulo. Cultrix, 2006. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijui: Unijui, 2006. CUNHA, R. G.; FACHÍN-TERÁN, A. Alfabetização ecológica na educação infantil usando anfíbios anuros em espaços educativos. In: Anais VII Forum Internacional de Pedagogia. Parintins: AM, 2015. FILHO, J. M. O livro de ouro da Amazônia. 5 ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. 442p. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. LAGO, A.; PÁDUA, J. A. O que é ecologia. São Paulo: Brasiliense, 2004. LAYRARGUES, P. P. Determinismo biológico: o desafio da alfabetização ecológica na concepção de Fritjof Capra. II Encontro de Pesquisa em Educação. Ambiental. Rio Claro: UFSCar. 2003. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/Capra1_12632 23698.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2016. MONTEIRO, B. Ideias sobre Alfabetização Ecológica: Ecologia e Amazônia. 2 ed. Belém: Editora Amazônia, 2010. PIZA, A. A. P.; FACHÍN-TERÁN, A. O homem Amazônico e sua percepção sobre conservação dos recursos naturais. In: ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.2, n.4, p. 111 – 127, 2009. QUEIROZ, R. M.; FACHÍN-TERÁN, A.; QUEIROZ, A. G. O caramujo africano (Achatina fulica), perigos para a saúde e o meio ambiente: uma proposta de alfabetização ecológica. 2014. Disponível em: <http://ensinodeciencia.webnode.com.br/products/alfabetizaoecologica/> . Acessado em 2 abri. 2014. SANTOS, C. S. O ensino de ciências: abordagem histórico-crítica. Campinas: IPÊ, 2012. SANTOS, H. R. R.; LEAL, J. C. Educação para a Sustentabilidade: a proposta da Alfabetização Ecológica. In: Revista das Faculdades Adventistas da Bahia, v.3, n.1, 2010. SANTOS, R. A.; FACHÍN-TERÁN, A. O paradigma da matemática crítica e a ecopedagogia: convergências e implicações no ensino de ciências e matemática. In: Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 60 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.50-60 | Número especial | 2016 Anais 2o Simpósio em Educação em Ciências na Amazônia. VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus, 2012. SANTOS, S. C. S.; FACHÍN-TERÁN, A. Motivadores de educação em ciência: um olhar para a Amazônia. In: BARBOSA, Ierecê et al (org). Avanços e desafios em processos de educação em ciências na Amazônia. Manaus: UEA Edições/Escola Normal Superior/PPGE-ECA, p.213-224, 2011. SILVA, G. S.; MARTINS, P. C. S.; FACHÍN-TERÁN, A.; BARBOSA, I. S.; SOUZA, J. C. R. A utilização do espaço não formal de educação “Lagoa Azul” como instrumentos de alfabetização ecológica nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Anais 5º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia: educação em ciências: ciência, tecnologia e saberes tradicionais. SECAM. Manaus, 2015. SILVA, P. S. C.; OLIVEIRA, J. L.; SANTOS, S. B. O “caramujo africano” Achatina fulica Bowdich, como indutor de ações educativas sobre espécies exóticas em escolas do Ensino Fundamental. UERJ – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes. Disponível em: <http://www.educacao.uerj.br/SemanaEducacao2008/Trabalhos/arq343.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2825-
dc.description.abstractThis text is the result of a bibliographical research that addresses Ecological Literacy and its importance for the Amazon context. This literacy has to be build in the individuals, does not happen itself and teachers are essential in this construction. In the first topic, we present a brief report on the history of Ecology up to the concepts of ecological literacy; the next one was about the importance of this literacy for the Amazon, and one some results are pointed out in the last. This research has a qualitative approach, using articles, dissertations and chapters of books. It is based on the works of Batista (2003), Capra, 2006), Chassot (2006), Fachín-Terán (2012, 2014, 2015), Filho (2006), Lago & Padua (2004), and Monteiro (2010). We emphasize the importance of the Ecological Literacy for the Amazon in order to alter the perception of its subjects on the conservation of natural resources, as well as to preserve the native peoples and the local culture, just as well as the quality and maintenance of life on Earth. Keywords: Ecology, Ecological Literacy, Amazon, Sustainability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectAlfabetização Ecológicapt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleAlfabetização ecológica e sua importância para a Amazôniapt_BR
dc.title.alternativeEcological literacy and its importance for the Amazonpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T13:24:19Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage60pt_BR
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage50pt_BR
dc.description.resumoEste texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica que aborda a Alfabetização Ecológica e sua importância para o contexto Amazônico. Esta alfabetização precisa ser formada nos sujeitos, não nasce pronta e, os professores são essenciais nessa construção. No primeiro tópico, se apresenta um breve relato sobre a história da ecologia até a concepção de alfabetização ecológica. No seguinte, a importância dessa alfabetização para a Amazônia e, no último, são apontados alguns resultados. Trata-se de uma pesquisa na abordagem qualitativa, a partir de artigos, dissertações e capítulos de livros. Está fundamentada nas obras de Batista (2003), Capra, 2006), Chassot (2006), Fachín-Terán (2012, 2014, 2015), Filho (2006), Lago e Pádua (2004) e Monteiro (2010). Ratifica-se a importância da Alfabetização Ecológica para a Amazônia no sentido de alterar a percepção dos seus sujeitos sobre a conservação dos recursos naturais, bem como para preservar os povos nativos e a cultura local, além da qualidade e manutenção na vida na Terra. Palavras-chave: Ecologia, Alfabetização Ecológica, Amazônia, Sustentabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetização ecológica e sua importância para a Amazônia.pdf342,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons