DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Lúcio Flávio Freire-
dc.contributor.authorChapani, Daisi Teresinha-
dc.contributor.authorSilva Junior, Juvenal Cordeiro-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T20:07:54Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.citationALENCAR, J. B. R.; SILVA, E. F.; SANTOS, V. M.; SOARES, H. K. L.; LUCENA, R. F. P.; BRITO, C. H. Percepção e uso de “insetos” em duas comunidades rurais no Semiárido do Estado da Paraíba. Revista de Biologia e Farmácia. v.9, n. esp. p. 72-91, 2012. ALMEIDA, A. V.; SILVA, L. S. T.; BRITO, R. L. Desenvolvimento do conteúdo sobre os insetos nos livros didáticos de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v.8, n.1, s/p, 2008. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/57>. Acessado em: 20 mar. 2016. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 31 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.23-34 | jan-jun | 2017 BAPTISTA, G. C. S.; COSTA-NETO, E. M. Reunião de Feira de Santana: Conhecendo os insetos na escola. Jornal da Ciência, n.2660, 2004. Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=23683>. Acesso em: 15 jul. 2015. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011. BRAGA, P. E. T.; ARAÚJO, A. C. M. A concepção docente sobre o estudo dos insetos no ensino médio na região nordeste do Ceará, Brasil. Revista Homem, Espaço e Tempo. v.5, n.1, s/p, 2012. Disponível em: <http://www.uvanet.br/rhet/artigos_marco_2012/01_concepcao_docente.pdf>. Acessado em: 20 mar. 2016 CANDIDO, C.; FERREIRA, J. F. Desenvolvimento de material didático na forma de um jogo para trabalhar com zoologia dos invertebrados em sala de aula. Cadernos da Pedagogia. v.6, n.11, p. 22-33, 2012. Disponível em: <http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/431/186>. Acessado em: 17 mar. 2016. CAPRA, F. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1999. CASCAIS, M. G. A.; TERÁN, A. F. Sequências didáticas nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental: possibilidades para a alfabetização científica. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Atas... Águas de Lindóia-SP: ABRAPEC, 2013, p. 1-8. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/busca.htm?query=cascais>. Acessado em: 20 mar. 2016. CONSTANTE, C. E. A. A pedagogia antropocêntrica em livros didáticos de ciências (1960-1970). Dissertação (mestrado). Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma: UNESC, 2014. COSTA-NETO, E. M. Insetos como fontes de alimentos para o homem: valorização de recursos considerados repugnantes. Interciencia. v.28, n.3, p. 136-140, 2003. Disponível em: <http://www.interciencia.org/v28_03/medeiros.pdf>. Acessado em: 20 mar. 2016. COSTA-NETO, E. M. Estudos etnoentomológicos no estado da Bahia, Brasil: uma homenagem aos 50 anos do campo de pesquisa. Biotemas. v.17, n.1, p. 117-149, 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/biotemas/article/view/23272/21005>. Acessado em: 20 mar. 2016. COSTA-NETO, E. M.; CARVALHO, P. D. Percepção dos insetos pelos graduandos da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Acta Scientiarum. v.22, n.2, p. 423-428, 2000. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/2893>. Acessado em: 20 mar. 2016. COSTA-NETO, E. M.; PACHECO, J. M. A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. v.26, n.1, p. 81-90, 2004. Disponível em: Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 32 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.23-34 | jan-jun | 2017 <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/view/2893>. Acessado em: 20 mar. 2016. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades: Jequié, 2016. [online] Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/grafico_cidades.php?lang=&codmun=291800&idtema=117&search=bahia|jequie|ensino-matriculas-docentes-e-rede-escolar-2012>. Acessado em: 17 mar. 2016. HILGER, T. R; MOREIRA, M. A. Uma revisão de literatura sobre trabalhos em representações sociais relacionados ao ensino de física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n.1, p. 167-186, 2016. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewArticle/1216>. Acessado em: 06 jul. 2016. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Localização Escolar: IDEB, 2016. [online]. Disponível em: <http://idebescola.inep.gov.br/ideb/consulta-publica>. Acessado em: 17 mar. 2016. LAGE, V. C.; POMPILHO, W. M.; SILVA, F. S. A importância dos livros didáticos para o ensino dos insetos. Revista Práxis. v.4, n.7, p. 37-42, 2012. Disponível em: <http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/07/37.pdf>. Acessado em: 20 mar. 2016. LIMA, R. L.; BARROS, W. I. T. S.; SILVA, M. G. L.; ALMEIDA, E. A. 2011. Diagnóstico acerca de concepções sobre insetos expressas por alunos do ensino fundamental II. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigácion em Enseñanza de las Ciências p. 1-8. Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0149-2.pdf>. Acessado em: 16 mar. 2016. LOPES, L. A.; VALDUGA, M.; ATHAYDES, Y.; DAL-FARRA, R. A. As concepções sobre insetos no ensino fundamental em escola pública de Sapucaia do Sul, RS. Acta Scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.16, n.4, p. 214-223, 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1276>. Acessado em: 20 mar. 2016. MATOS, C. H. C.; OLIVEIRA, C. R. F.; SANTOS, M. P. F.; FERRAZ, C. S. Utilização de modelos didáticos no ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências da Terra. v.9, n.1, p. 19-23, 2009. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=50016921003>. Acessado em: 20 mar. 2016. NARDI, R.; GATTI, R. S. T. Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v.6, n.2, s.p., 2004. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewArticle/82>. Acessado em: 06 jul.2016. NOMURA, H. Entomologia pitoresca I – os insetos nas crenças, superstições e medicina popular. Análise bibliográfica. Sitientibus: Série Ciências Biológicas. v.6, Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 33 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.23-34 | jan-jun | 2017 n.2, p. 145-158, 2006. Disponível em: <http://www2.uefs.br/revistabiologia/pg6_n2.html>. Acessado em: 16 mar. 2016. NOMURA, H. Entomologia pitoresca II – os insetos nas crenças, superstições e medicina popular. Análise bibliográfica. Sitientibus: Série Ciências Biológicas. v.7, n.1, p. 98-112, 2007a. Disponível em: <http://www2.uefs.br/revistabiologia/pg7_n1.html>. Acessado em: 16 mar. 2016. NOMURA, H. Entomologia pitoresca II – os insetos nas crenças, superstições e medicina popular. Análise bibliográfica. Sitientibus: Série Ciências Biológicas. v.7, n.3, p. 236-260, 2007b. Disponível em: <http://www2.uefs.br/revistabiologia/pg7_n3.html>. Acessado em: 16 mar. 2016. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. RAZERA, J. C. C.; BOCCARDO, L. SILVA, P. S. Nós, a escola e o planeta dos animais úteis e nocivos. Ciência & Ensino. v.2, n.1, 2007. Disponível em: <http://prc.ifsp.edu.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/176/136>. Acessado em: 17 mar. 2016. SANDRIN, M. F. N.; PUORTO, G.; NARDI, R. Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos. Investigações em Ensino de Ciências. v.10, n.3, p. 281-298, 2005. SANTOS, A. B.; GUIMARÃES, C. R. P. A utilização de jogos como recurso didático no ensino de zoologia. Revista Electrónica de Investigácion en Educação em Ciências. v.5, n.2, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1850-66662010000200006>. Acessado em: 17 mar. 2016. SANTOS, D.C. J.; SOUTO, L. S. Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Scientia Plena. v.7, n.5, p. 1-8. 2011. Disponível em: <http://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/310>. Acessado em: 17 mar. 2016. SANTOS, S. C. S.; TERÁN, A. F. O planejamento do ensino de zoologia a partir das concepções dos profissionais da educação municipais em Manaus – Amazonas, Brasil. Revista Electrónica de Investigácion en Educação em Ciências. v.8, n.2, p. 1-12, 2012. Disponível em: <http://www.pos.uea.edu.br/data/area/publicacoes/download/5-4.pdf>. Acessado em: 17 mar. 2016. SANTOS, S. C. S.; TERÁN, A. F.; SILVA-FORSBERG, M. C. Analogias em livros didáticos de biologia no ensino de zoologia. Investigações em Ensino de Ciências. v.15, n3., p. 591-603, 2010. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID251/v15_n3_a2010.pdf>. Acessado em: 17 mar. 2016. SILVA, T. F. P.; COSTA-NETO, E. M. Percepção de insetos por moradores da comunidade Olhos D‟Água, Município de Cabeceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Boln. S.E.A. n.35, p. 261-168, 2004. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 34 ARETÉ | Manaus | v.10 | n.22 | p.23-34 | jan-jun | 2017 SOUSA, R. G.; OLIVEIRA, G. G.; TOSCHI, M. S.; CUNHA, H. F. Meio ambiente e insetos na visão de educandos de 6° e 8° ano de escolas públicas em Anápolis-GO. Ambiente e Educação, v.18, n.2, p. 59-81, 2013. TRINDADE, O. S. N.; SILVA-JUNIOR, J. C.; TEIXEIRA, P. M. M. Um estudo das representações sociais de estudantes do ensino médio sobre os insetos. Revista Ensino, v.14, n.3, p. 37-50, 2012. TRIPLEHORN, C. A.; JOHNSON, N. F. Estudo dos Insetos. São Paulo: Cengage Learning, 2011. VITAL, M. V. C.; VIEIRA, L. C. G.; CARVALHO, R. A.; COSTA, D. A.; SILVA, L. C. F.; SILVEIRA, A. V. T.; LIMA-FILHO, G. F. Insetos em experimentos de ecologia de populações: um exemplo de abordagem didática. Acta Scientiarum. Biological Sciences. v.26, n.3, p. 287-290, 2004. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciBiolSci/article/viewFile/1541/962>. Acessado em: 16 mar. 2016. ZABALA, A. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2782-
dc.description.abstractThe objective of this study is to present and discuss the knowledge of a group of 8th and 9th graders about insects, relating the influence of school culture and general culture in the development of such knowledge. The data were collected in the context of a didactic sequence on the subject, using several instruments such as questionnaires, interviews, and oral and written manifestations of the students. The analysis was carried out through the methodology of thematic analysis of contents. The results confirm previous studies on the semantic range of insect term and indicate anthropocentric and anthropomorphic elements on the knowledge basis of students about these animals, thus pointing to the importance of dialogue between the popular culture knowledge and academic knowledge, in order to the students expand their knowledge about these animals. Keywords: . Science teaching. Teaching of zoology. Etnoentomology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Zoologiapt_BR
dc.subjectEtnoentomologiapt_BR
dc.titleConhecimento escolar e cultura popular nos conhecimentos de um grupo de estudantes a respeito dos insetos,no municipío de jequié, bahiapt_BR
dc.title.alternativeSchool knowledge and popular culture in the knowledge of a group of students about insects in city of Jequié, Bahiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T20:07:54Z-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.epage34pt_BR
dc.citation.issue22pt_BR
dc.citation.spage23pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é apresentar e discutir os conhecimentos de um grupo de estudantes de 8° e 9° anos do ensino fundamental sobre insetos, relacionando a influência da cultura escolar e da cultura geral na constituição desses conhecimentos. Os dados foram obtidos no contexto de uma sequência didática sobre o assunto, utilizando-se dos seguintes instrumentos: questionários, entrevistas e manifestações orais e escritas dos estudantes. A análise foi realizada por meio da metodologia de análise temática de conteúdos. Os resultados corroboraram estudos anteriores sobre a amplitude semântica do termo inseto e indicam elementos antropocêntricos e antropomórficos na base dos conhecimentos dos estudantes sobre esses animais, apontando, assim, para a importância do diálogo entre os saberes da cultura popular e do conhecimento escolar para que os estudantes ampliem seus conhecimentos a respeito desses animais. Palavras-Chave: Ensino de ciências. Ensino de zoologia. Etnoentomologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons