DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Katiane Pereira da-
dc.contributor.authorHussein, Fabiana R G Silva-
dc.contributor.authorSutil, Noemi-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T19:46:41Z-
dc.date.issued2019-08-13-
dc.identifier.citationARROIO, A. et al. O show da química: motivando o interesse científico. Química Nova, v. 29, n. 1, p. 173-178, 2001. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012. BUDEL, G. J. &GUIMARÃES, O. M. Ensino de química na EJA: uma proposta metodológica com abordagem do cotidiano. In: CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA, 1., 2009, Londrina. Anais. Londrina: CPEQUI, 2009. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial da União República Federativa do Brasil, Brasília, 19 jul. 2000. COELHO, F. J. F. O ensino das ciências e o mundo do trabalho: considerações sobre a educação de jovens e adultos no estado do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Atas. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. COSTA, L. S. P. Análise da elaboração conceitual nos processos de ensino-aprendizagem em aulas de Química para jovens e adultos: por uma formação integrada. 2010.Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática), Universidade Federal de Goiás, Goiânia. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 48. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de jovens e adultos: teoria prática e proposta. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2006. GADOTTI, M. Um legado de esperança. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. HABERMAS, J. Racionalidade e comunicação. Lisboa: Edições 70, 2002. Manaus | v.12 | n.26 | ago-dez | 2018 ISSN: 1984-7505 109 HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo I: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012a. HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo II: sobre a crítica da razão funcionalista. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b. LAMBACH, M. Formação permanente de professores de química da EJA na perspectiva dialógico-problematizadora Freireana. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013. LEÃO, M. F. Ensinar química por meio de alimentos: possibilidades de promover alfabetização científica na educação de jovens e adultos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino), Centro Universitário Univates, Lajeado. MARTINS, W. S. Educação de jovens e adultos: proposta de material didático para o ensino de Química. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de Brasília, Brasília. MORROW, R. A.; TORRES, C. A. Jürgen Habermas, Paulo Freire e a pedagogia crítica: novas orientações para a educação comparada. Educação, sociedade & culturas, Porto, n. 10, p. 123-155, 1998. PELUSO, T.C.L. Diálogo & Conscientização: alternativas pedagógicas nas políticas públicas de educação de jovens e adultos, 2003. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas. PINTO, A. V. Sete lições sobre educação de adultos. 11. ed. São Paulo. Cortez, 2007. RAMOS, M. G.; MORAES, R. (2010). A avaliação em química: contribuição aos processos de mediação da aprendizagem e de melhoria do ensino. In: SANTOS, W. L P.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de química em foco. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2010. p. 313-330. SCHNETZLER, R. P. (2004). A pesquisa no ensino de química e a importância da Química Nova na Escola. Química nova na escola, São Paulo, n. 20, p. 49-54, nov, 2004. STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Editora Penso, 2011. ZANON, L.B.; MALDANER, O.A. (Orgs.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2772-
dc.description.abstractIn this work we analyze contributions and limits of an educational proposal for the teaching of Chemistry in Youth and Adult Education, based on the principles of Paulo Freire and Jürgen Habermas, highlighting the concepts of dialogue, problem-posing and understanding. The development of this proposal aggregates research with qualitative emphasis involving three stages, in Curitiba, Paraná, in 2015. The first stage was designed to know the conditions and characteristics of the subjects involved in the educational actions. In the second stage, with the recognition of limit situations, educational activities and didactic materials were developed. In the third stage, after the development of educational actions, interviews were conducted with the participants. Data were analyzed according to Content Analysis. Regarding the contributions of this proposal, we highlight the dialogue, problem-posing and search for understanding. However, some limits regarding the perception of some students about this process were identified.Keywords: Youth and Adult Education. Chemistry Teaching. Dialogue. Problem-posing. Understanding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.titleEnsino de química na educação de jovens e adultos contribuições e limites de proposta educacionalpt_BR
dc.title.alternativeChemistry teaching in Youth and Adult Education: contributions and limits of educational proposal Natural sciences in the literacy cyclept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T19:46:41Z-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.epage109pt_BR
dc.citation.issue26pt_BR
dc.citation.spage98pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são analisados contribuições e limites de uma proposta educacional para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos, com base nos princípios formativos de Paulo Freire e Jürgen Habermas, destacando os conceitos de diálogo, problematização e entendimento. O desenvolvimento dessa proposta agrega a pesquisa com ênfase qualitativa envolvendo três etapas, em Curitiba, estado do Paraná, em 2015. A primeira etapa foi destinada a conhecer condições e características dos sujeitos envolvidos nas ações educativas. Na segunda etapa, com o reconhecimento de situações-limites, foram desenvolvidas atividades educacionais e materiais didáticos. Na terceira etapa, após o desenvolvimento das ações educativas, foram realizadas entrevistas com os participantes. Os dados foram analisados conforme Análise de Conteúdo. No que concerne às contribuições dessa proposta, destacam-se o diálogo, a problematização e a busca por entendimento. Contudo, foram identificados limites relacionados à percepção de alguns estudantes sobre esse processo. Palavras-Chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Química. Diálogo. Problematização. Entendimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de química na educação de jovens e adultos contribuições e limites de proposta educacional.pdf363,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons