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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Marcel Thiago Damasceno-
dc.contributor.authorGonçalves, Terezinha Valim Oliver-
dc.date.available2020-07-07-
dc.date.available2020-07-08T18:39:38Z-
dc.date.issued2019-01-13-
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dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2760-
dc.description.abstractThe present article is derived from the doctoral research entitled Scientific and Pedagogical Knowledge of Content expressed by Exit Professors of the Program of Initiation to Teaching in Chemistry of UFMT, developed by the Amazonian Network of Science and Mathematics Education (REAMEC). In this sense, I present the research problem: How are scientific and pedagogical knowledge of chemical contents underlying the teaching of professors who graduated from the UFMT Chemistry Teaching Initiation Scholarship Program, when they relate the teaching of Chemistry that in Basic Education? I assume the Narrative Research as a research method, and this research has as subjects four pibidians graduated from the degree of Chemistry of UFMT, who are acting as teachers of Chemistry in Basic Education. With the result of this article it is observed with the class episode of the collaborating teachers, that in the interweavingbetween the Scientific Knowledge and the Pedagogical Knowledge of Content, that the language becomes fundamental, since both it can be instrument for the rational discussion of concepts highly mathematical chemists, as it can convey realistic, allegedly didactic metaphors that hinder scientific knowledge. Keywords: Narrative Research; Scientific Knowledge and Pedagogical Content; Epistemological Obstacles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Aretépt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisa Narrativapt_BR
dc.subjectSaber Científicopt_BR
dc.subjectPedagógico de Conteúdopt_BR
dc.subjectObstáculos Epistemológicospt_BR
dc.titleOs saberes científicos e pedagógicos do conteúdo de ácidos ebases na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe scientific and pedagogical knowledge of the content of acids and bases in basic educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T18:39:38Z-
dc.citation.volume12pt_BR
dc.citation.epage155pt_BR
dc.citation.issue25pt_BR
dc.citation.spage136pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é resultado da pesquisa de doutorado intitulada Saberes Científicos e Pedagógicos de Conteúdo expressos por Professores Egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, desenvolvida pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Nesse sentido, apresento o problema da pesquisa: Como se configuram e se expressam saberes científicos e pedagógicos de conteúdos químicos subjacentes à docência de professores egressos do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência em Química da UFMT, ao relatarem o ensino de Química que realizam na Educação Básica? Assumo a Pesquisa Narrativa como método de análise, e este estudo tem como sujeitos quatro pibidianos egressos do curso de Licenciatura em Química da UFMT, que estão atuando como professores de Química na Educação Básica. Com o resultado desse artigo observa-se com o episódio de aula dos professores colaboradores, que no entrelaçamento entre o Saber Científico e o Saber Pedagógico de Conteúdo, que a linguagem se torna fundamental, pois tanto ela pode ser instrumento para a discussão racional de conceitos químicos altamente matematizados, como pode veicular metáforas realistas, pretensamente didáticas, que obstaculizam o conhecimento científico. Palavras-chave: Pesquisa Narrativa; Saber Científico e Pedagógico de Conteúdo; Obstáculos Epistemológicospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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