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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Michelle de Albuquerque-
dc.date.available2020-06-19-
dc.date.available2020-06-23T00:21:45Z-
dc.date.issued2019-08-05-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2698-
dc.description.abstractTo play, essential in the child education, should enable the full development of the children, contributing in the critical sense creation and for a fair society between men and women. The current study had as objectives: General: Reflect about gender and sexuality matters in the child education; Specifics: Plan pedagogical actions through the continuing education of teachers from SEMED and implement awareness actions along children regarding discriminatory attitudes, recognizing the toys as playful tools for beyond the gender distinctions. Three activities were applied with the children: Round of Conversation indentifying their relations with the toys and games, Reading and Discussion of childhood reading. Children’s relatives requested this activity would be stopped, so the project wasn’t finished. It has been checked evidences that the playful doing has been trough by prejudice influences related to a supposed association between sexual identity and spontaneity during the children’s playing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofExtensao em revistapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectSala de Aulapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleMenino brinca de boneca e menina brinca de carrinho? Refletindo questões de gênero na formação continuada e na sala de aula de educação infantilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-23T00:21:45Z-
dc.description.resumoO brincar, essencial na educação infantil, deve viabilizar o desenvolvimento integral das crianças, contribuindo na formação do senso crítico e para uma sociedade justa entre homens e mulheres. O presente relato de experiência teve como objetivos: Geral: Refletir questões de gênero e sexualidade na educação infantil; Específicos: Planejar ações pedagógicas dialogadas na formação continuada de professoras da SEMED, e Aplicar ações de sensibilização junto às crianças acerca de atitudes discriminatórias, reconhecendo os brinquedos enquanto ferramentas lúdicas para além das distinções de gênero. Foram aplicadas três atividades com as crianças: Roda de conversa identificando suas relações com os brinquedos e brincadeiras, Leitura e Discussão de literaturas infantis. Familiares das crianças solicitaram que a atividade fosse interrompida, não sendo finalizado o projeto. Verificam-se indícios de que o fazer lúdico tem sido atravessado pelas influências de preconceitos relacionados a uma suposta associação entre a identidade sexual e a espontaneidade no brincar infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducacãopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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