DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Rosanilda Araújo de Oliveira-
dc.date.available2020-06-16-
dc.date.available2020-06-17T01:56:15Z-
dc.date.issued2019-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2657-
dc.description.abstractThis article is the result of an experience report about a set of activities developed by a teacher and her four and five years old children, from the 1st Period of Early Childhood Education, at a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI), located in the Eastern Zone of the Manaus city. The activities developed had the objective of significantly expanding the oral language of the children ninthe reference group, through the play of a make-believe game inserted in the children’s daily routine of activities. As results, we highlight a greater interaction of the children among themselves, having the oral language as mediator of this process when representing their roles in the games; the expansion of children’s vocabulary, which has been enriched by playing; and the guarantee of spaces, times and resources soth at the make-believe game could happen daily, which directly impacted the exercise and the quality of the dialogues carried out by the children.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofContribuições da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na educação infantilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLinguagem oralpt_BR
dc.subjectBrincar de faz de contapt_BR
dc.titleContribuições da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-17T01:56:15Z-
dc.description.resumoEste artigo é decorrente de um relato de experiência sobre um conjunto de atividades desenvolvidas por uma professora e suas crianças de quatro e cinco anos, do 1° Período da Educação Infantil, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), localizado na Zona Leste da cidade de Manaus. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo ampliar de maneira significativa a linguagem oral das crianças da turma de referência, por meio da brincadeira de faz de conta inserida na rotina diária de atividades das crianças. Como resultados, destacamos uma maior interação das crianças entre si, tendo a linguagem oral como mediadora desse processo ao representarem seus papéis nas brincadeiras; a ampliação do vocabulário das crianças, que foi enriquecido mediante o brincar; e a garantia de espaços, tempos e recursos para que a brincadeira de faz de conta acontecesse diariamente, o que impactou diretamente no exercício e na qualidade dos diálogos protagonizados pelas crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducacãopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Extensão em Revista - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons