DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Rosilene Gomes da Silva-
dc.date.available2020-05-15-
dc.date.available2020-05-28T02:05:35Z-
dc.date.issued2008-06-20-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2635-
dc.description.abstractIn the current stage of the teaching of Sciences, three facts may be emphasized. First, despite the development of the teaching of Sciences as an area of expertise with its own theory and methodology, new trends are not automatically incorporated into the training of teachers who, for example, are not encouraged to search. Secondly, the large volume of research in science in general and in teaching of Science, in particular, has not driven the search for solutions to problems facing education, offering approaches not always suited to the reality of the Amazon region. Thirdly, the use of information technology has shown ample educational opportunities, both for storage and for data processing, but there are no guarantees that the physical presence of the hardware leads to immediate advances in education if teachers, students and administrators do not dominate this technological resource. This research investigated how a potential integration research-education could influence the perception and solution of the diary problems of teaching of Sciences. So, following objects were defined for analysis: scientific research program (PROFIC) developed by scholarship students of the University of the State of Amazonas (UEA), within the area of teaching of Sciences, and interviews with teachers of the public schools in the city of Manaus. These scholarship students were teachers in training in various degrees, and the issues raised in these projects could be faced with the point of view of Sciences` teachers about their own pedagogical practice. Analysis of these data showed much agreement on what was perceived as a difficulty for researchers and teachers. To improve integration between research and teaching, the study suggested guidelines for educational topics not covered in current researches. Research projects from undergraduate students would be more integrated with local reality. A computational system is presented as a tool to stimulate and reorder this work to integrate and disseminate research in teaching Sciences: the so-called information system on research in teaching in Sciences at Amazonas (SIPEC- AM).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectProjetos de pesquisapt_BR
dc.subjectIniciação Científicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.titlePesquisa em Ensino de Ciências: proposta tecnológica para definição de projetos no contexto do programa de apoio à iniciação científicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T02:05:35Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Elizabeth da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1038362442675384pt_BR
dc.contributor.referee1Santos , Elizabeth da Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1038362442675384pt_BR
dc.contributor.referee2Medina, Naná Mininni-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8718936058730966pt_BR
dc.contributor.referee3Nicot, Yuri Expósito-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8007807447496552pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376667127204752pt_BR
dc.description.resumoNo estágio atual do Ensino de Ciências podem ser destacados três fatos importantes. Em primeiro lugar, apesar do desenvolvimento do Ensino de Ciências como área do conhecimento com corpo teórico e metodologia próprios, as novas tendências não são incorporadas automaticamente à formação dos professores que, por exemplo, não são estimulados a pesquisar. Em segundo lugar, o grande volume de pesquisas em Ciências em geral, e em Ensino de Ciências em particular, não têm orientado a busca por soluções de ensino, frente aos problemas encontrados, propondo abordagens alternativas e até mais adequadas para a realidade da região amazônica. Em terceiro lugar, o uso da tecnologia da informação tem mostrado amplas possibilidades pedagógicas, tanto para armazenamento, quanto para processamento de dados, porém não há garantias de que a presença física do recurso tecnológico leve a avanços imediatos no ensino se os atores envolvidos (professores, alunos, gestores) não têm o domínio do potencial deste recurso. Observar a maneira pela qual uma possível integração pesquisa-ensino poderia influir na percepção e solução dos problemas cotidianos do Ensino de Ciências norteou a pesquisa atual. Assim, foram analisados projetos do Programa de Fomento à Iniciação Científica (PROFIC) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na área do Ensino de Ciências e entrevistas com professores da rede estadual de ensino da cidade de Manaus. Considerando que os bolsistas destes projetos eram professores em formação de diversas licenciaturas, os problemas levantados nestes projetos puderam ser confrontados com as visões que os professores de Ciências selecionados tinham de sua própria prática pedagógica. A análise destes dados mostrou muita concordância sobre o que era percebido como dificuldade por pesquisadores e professores. Com a intenção de propor alternativas para uma maior integração entre a pesquisa e o ensino, o estudo atual sugeriu diretrizes para que, com a definição dos temas não contemplados, os projetos de pesquisa para a Iniciação Científica fossem mais integrados à realidade local. Como ferramenta para estimular e reordenar estes trabalhos é apresentado um sistema computacional para integrar e difundir pesquisas em Ensino de Ciências no Amazonas, denominado SIPEC- AM.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesALVARENGA, L. A teoria do conceito revisitada em conexão com ontologias e metadados no contexto das bibliotecas tradicionais e digitais. Datagramazero: Revista de Ciência da Informação, v. 2, n. 6, 2001. Disponível em: <http://dgzero.org/dez01/Art_05.htm> . Acesso em 15/10/2008. ANDRADE, B. L. et al. As analogias e metáforas no ensino de ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Pesquisa em Educação em Ciências, v.2, n.2, p. 1-11, 2002. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v2_2/beatrice.pdf > . Acesso em 04/02/2007. BELLINI, L.M. Aristóteles para biólogos. Palestra de 01/07/2004. Disponível em: <http://www.nupelia.uem.br/Servico/Aristoteles_biologos.PDF> . Acesso em 03/02/2007. BERNARDI, M. M. A importância da Iniciação Científica e perspectivas de atuação profissional. Biológico, vol. 65, n.1-2, p.101, 2003. Disponível em: <http://www.biologico.sp.gov.br/biologico/v65_1_2/bernardi.PDF>. Acesso em 23/10/2007. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96). Apresentação de Carlos Roberto Jamil Cury. 7. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2004. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998a. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental (SEF). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/ SEF, 1998b. CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CACHAPUZ, A. et al. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência & Educação, v.10, n.3, p. 363-81, 2004. Disponível em: <http://www4.fc.unesp.br/pos/revista/pdf/revista7vol3/ar5r10v3.pdf> . Acesso em 11/02/2007. CARVALHO, A. M P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006. (Questões da Nossa Época, v. 26). CAVALCANTE, L. I. P.; WEIGEL, V. A. Educação na Amazônia: oportunidades e desafios. In: O futuro da Amazônia: dilemas, oportunidades e desafios no limiar do século XXI. Belém: IEL/SENAI, 2002. Disponível em: <http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/sti/publicacoes/futAmaDilOportunidad es/futAmaDilOportuninades.php>. Acesso em 10/09/2004. CGEE – CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Projeto: o aporte de equipamentos para instituições de ensino superior e de pesquisa através da ação de fomento de agências federais, estaduais e outros órgãos relevantes: o apoio do PADCT III na aquisição de equipamentos para a pesquisa. Nota técnica. [s.l.]: CGEE, 2002. Disponível em: <www.cgee.org.br/atividades/redirct.php?idProduto=1374> . Acesso em 03/11/2008. D’AMBRÓSIO, U. (coord.). O ensino de ciências e matemática na América Latina. Campinas: Papirus: Editora da UNICAMP, 1984. DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. In: NARDI, R. (org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. FAULHABER, P. A história dos institutos de pesquisa na Amazônia. Estudos Avançados, v. 19, n. 54, p. 241-247, 2005. FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p.257-272, 2002. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf> . Acesso em 19/10/2008. FONSECA, C. R. V.; VAL, A. L. A tarefa de produzir conhecimento. In: CAPOZZOLI, U. Amazônia: destinos. São Paulo: Duetto Editorial, 2008. FOUREZ, G. A construção das ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1995. FURTADO, S. et al. Bibliotecas acadêmicas e sua inserção no contexto virtual: o caso da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. S.l.: s.n., 2000. Disponível em: <http:/e-spacio.uned-es/fez/eserv- php?pid=bibliuned:19726&dsID=n08Furtado04.doc> . Acesso em 10/10/2008. GAMA, W.; VELHO, L. A cooperação científica internacional na Amazônia. Estudos Avançados, v. 19, n. 54, p. 205-224, 2005. GHEDIN, E. A filosofia e o filosofar. São Paulo: Uniletras, 2003. HACK, O.C.; SILVA, M. J. A. Desbravadores do universo. In: Filosofia, Ciência e Vida Especial, n.1, p. 36-47, 2006. JAMBEIRO, O.; RAMOS, F. (org.). Internet e educação a distância. Salvador: EDUFBA, 2002. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU: EDUSP, 1987. KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, v.14, n.1, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf> . Acesso em 25/02/2006. LOPES, A. C.; MACEDO, E. (orgs.). Currículo de ciências em debate. Campinas: Papirus, 2004. LENOBLE, R. História da idéia de natureza. Lisboa: Edições 70, 1990. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MACHADO, J. A. C. et al. Metamorfoses do modelo Zona franca de Manaus: desafios à pesquisa e ao planejamento do desenvolvimento regional. In: SCHERER, E.; OLIVEIRA, J. A. O. (orgs.). Amazônia: políticas públicas e diversidade cultural. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. MACHADO, N. J. Epistemologia e didática. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005. MAIO, M. C. A Unesco e o projeto de criação de um laboratório científico na Amazônia. Estudos Avançados, v. 19, n. 53, p.115-130, 2005. MALDANER, O. A. et al. Pesquisa sobre educação em ciências e formação de professores. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. MARANDINO, M. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de ciências: questões atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.20, n.2, p.168-193, 2003. MARCONDES, C. H.; GOMES, S. L. R. O impacto da Internet nas bibliotecas brasileiras. Transinformação, v. 9, n. 2, p. 57-68, 1997. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/115/96> . Acesso em 10/10/2008. MEGID NETO, J. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências no nível fundamental. Campinas, SP: [s.n.], 1999. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1999. MEGID NETO, J. Três décadas de pesquisa em educação em ciências: tendências de teses e dissertações (1972-2003). In: NARDI, R. (org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. MORIN, E. Ciência com consciência. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 4. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001. NARDI, R. (org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. NISKIER, A. Educação à distância: a tecnologia da esperança. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000. NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. (orgs.). Fundamentos do ensino- aprendizagem das ciências naturais e da matemática: o novo ensino médio. Porto Alegre: Sulina, 2004. ROSETTO, M. Metadados e recuperação da informação: padrões para bibliotecas digitais. In: CIBERÈTICA: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, INFORMAÇÃO E ÉTICA, 12-14 de novembro, 2003, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: s.n., 2003. Disponível em <www.ciberetica.org.br/trabalhos/anais/58-87-p1-87.pdf> . Acesso em 15/10/2008. SANTOS, E. C. Incorporação da Educação Ambiental nos cursos de graduação das universidades amazônicas: o caso da Universidade do Amazonas. In: UNAMAZ. Educação Ambiental na Pan-Amazônia. Belém: UNAMAZ, UFPA, 1992. SANTOS, P. O. et al. O ensino de Ciências Naturais e Cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA- Educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, v.11, n.3, p. 411-426, 2005. SERÁFICO, J.; SERÁFICO, M. A Zona Franca de Manaus e o capitalismo no Brasil. Estudos Avançados, vol. 19, n. 54, p. 99-113, 2005. SLONGO, I. I. P.; DELIZOICOV, D. Um panorama da produção acadêmica em ensino de Biologia desenvolvida em programas nacionais de pós-graduação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 3, p. 323-341, 2006. Disponível em: <www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID156/v11_n3_a2006.pdf>. Acesso em 19/10/2008. SOUTHWICK, S.B. et al. Manual de instalação de ambiente computacional para a implantação do Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (TEDE). Brasília: IBICT, 2003. Disponível em: <http://tedesite.ibict.br/tde_manuais/arquivos/Bdtd%20Manual_instalacao_V2- 1.doc> . Acesso em 01/10/2008. UNESCO. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: UNESCO, 2003. UNICAMP. Fórum de Reflexão Universitária. Desafios da pesquisa no Brasil: uma contribuição ao debate. São Paulo em Perspectiva, vol. 16, n.4, p. 15-23, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v16n4/13570.pdf >. Acesso em 25/10/2007. VASCONCELLOS, M. J. E. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. VIEIRA, I. C. G. et al. Estratégias para evitar a perda de biodiversidade na Amazônia. Estudos Avançados, vol. 19, n. 54, p. 153-164, 2005. ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.pt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons