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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo , Rosa Oliveira Marins-
dc.date.available2020-05-15-
dc.date.available2020-05-28T02:04:49Z-
dc.date.issued2008-02-15-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2634-
dc.description.abstractResearch in the educational scope, specifically on teacher's formation, for effect of knowledge of how the teachers of the initial years of Basic Studies works with scientific concepts in Science Studies, when they use the new technologies. The adopted theoretical perspective pointed out the trajectory of Science Studies and its importance for students of the initial years of Basic Studies, indicating beddings to the quarrel of the formative necessities of the teacher of related education and school level. These necessities had lead the quarrels on the process of teach-learning of the scientific concepts, as well as the possibility of use of the new technologies, particularly the computer and the internet, as pedagogical resource to work such concepts. How much to the metodological perspective, on a qualitative research, legitimated research was constructed through strategies, as the comment and the interview. The State and Municipal Department of Education had been contacted and as well as three schools, for the collection data. From this, the research had been centered in a public school detainer of a large experience in Science Studies, making use of the new technologies. The collected data had been analyzed on the basis of the empiricist-interpretative analysis. The gotten results had shown that Science Studies if keeps centered in the transmission the students of the elaborated scientific knowledge already, from pedagogical practical one strong influenced by the memorization. Such this, beyond if constituting in impediments for the learning of the students, still points the limits out of the practical professor and its formation to teach Sciences. From this point, it was elaborated a pedagogical project of Specialization in Education of Sciences and New Technologies, as contribution for the formative process of professors of the initial years of Basic Studies and, consequently, for Science Studies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectConceitos científicospt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.titleEnsino de Ciências e formação de professores: diagnóstico, análise e propostapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T02:04:49Z-
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Ghedin, Evandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679pt_BR
dc.contributor.referee3Brasileiro , Tania Suely de Azevedo-
dc.contributor.referee4Monteiro, Ierecê Barbosa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7671831772363755pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.description.resumoPesquisa no âmbito educacional, especificamente sobre formação de professores, para efeito de conhecimento de como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental trabalham com conceitos científicos no Ensino de Ciências, quando utilizam as novas tecnologias. A perspectiva teórica adotada situou a trajetória do Ensino de Ciências e a sua importância para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, indicando fundamentos à discussão das necessidades formativas do professor do referido ensino e nível de escolaridade. Essas necessidades conduziram a discussões sobre o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos científicos, assim como a possibilidade de utilização das novas tecnologias, particularmente o computador e a internet, como recurso pedagógico para trabalhar tais conceitos. Quanto à perspectiva metodológica, foi construído um itinerário investigativo pautado na pesquisa qualitativa, legitimada através de técnicas como a observação e a entrevista. Foram contatadas as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, assim como três escolas, para a coleta de dados. A partir disso, a pesquisa centrou-se em uma escola pública municipal detentora de uma experiência exitosa no Ensino de Ciências, fazendo uso das novas tecnologias. Os dados coletados foram analisados com base na análise empírico-interpretativa. Os resultados obtidos mostraram que o Ensino de Ciências se mantém pautado na transmissão, aos estudantes, dos conhecimentos científicos já elaborados, a partir de uma prática pedagógica fortemente influenciada pela memorização. Tais constatações, além de se constituírem em entraves para o aprendizado dos estudantes, ainda apontam os limites da prática docente e de sua formação para ensinar Ciências. Decorrente das constatações, foi elaborado um projeto pedagógico de Especialização em Ensino de Ciências e Novas Tecnologias, como contribuição para o processo formativo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e, conseqüentemente, para o Ensino de Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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