DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMourão, Ireuda da Costa-
dc.date.available2020-05-06-
dc.date.available2020-05-08T17:34:36Z-
dc.date.issued2010-05-06-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2615-
dc.description.abstractResearch on training of science teachers, especially in courses in Chemistry and Biology at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), centered on the following problem: The design and implementation of a Plan of Action for the Undergraduate Courses in Chemistry and Biology, in implementing the discipline of sciences didactics, contributes significantly to teachers in training to create ways to minimize the dichotomy between specific knowledge in the area of training with the pedagogical practice? The methodological approach developed from a qualitative approach, legitimized by Action Research, focusing on a Plan of Action, which the techniques used were: Participant Observation and Life History, trough activities with autobiographical. The development and implementation of the Action Plan helped to create ways that minimized the dichotomy between the specific knowledge and pedagogical practice, that is present in the formation of those undergraduates who were, together with the researcher, the research subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de Professores de Ciênciaspt_BR
dc.subjectDidática das Ciênciaspt_BR
dc.subjectPesquisa- açãopt_BR
dc.titleA didática das ciências na formação de professores de química e biologia: articulações entre os conhecimentos específicos das áreas de formação e o fazer pedagógicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T17:34:36Z-
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Ierecê Barbosa-
dc.contributor.referee3Dalcin, Andreia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3679337032190887pt_BR
dc.contributor.referee4Barradas, Raimundo de Jesus Teixeira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5962832033707672pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4114813953930900pt_BR
dc.description.resumoPesquisa sobre formação inicial de professores de Ciências, especificamente em cursos de Licenciatura em Química e em Biologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), centrada no seguinte problema: A elaboração e aplicação de um Plano de Ação em cursos de Licenciatura em Química e Biologia, na execução da Disciplina Didática das Ciências, contribui significativamente para que professores em formação criem articulações para minimizar a dicotomia entre os conhecimentos específicos das áreas de formação com o fazer pedagógico? O percurso metodológico foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, legitimada através da Pesquisa-Ação, com foco em um Plano de Ação, cujas técnicas adotadas foram: Observação Participante e História de Vida, por meio de atividades com relatos autobiográficos. A elaboração e aplicação do Plano de Ação contribuíram para criar articulações que minimizaram a dicotomia entre os conhecimentos específicos e o fazer pedagógico, presente na formação daqueles licenciandos, que foram, juntamente com a pesquisadora, os sujeitos da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesALARCÃO, I. (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. ALARCÃO, I. Contribuição da Didática para a formação de professores – reflexões sobre o seu ensino. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Didática e Formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 5.ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. AMAZONAS. Secretaria de Estado de Educação de Qualidade do Ensino do Amazonas. Gerência de Ensino Médio. Proposta Curricular do Ensino Médio. Manaus: Raphaela ltda, 2008. ASTOLFI, J.P; DEVELAY, M.A. A Didática das Ciências. Campinas: Papirus, 1990. BARBIER, R. A Pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2002. BASTOS, F; NARDI, R. Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras editora, 2008. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 7, de 11 de março de 2002. ______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.301, 2001. ______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.303, 2001. ______. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Vol 2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. ______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. _______. Ministério da Educação. Secretária de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Manaus, 2008. _______. Ministério da Educação. Secretária de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. Manaus, 2008. CACHAPUZ, A. et al. (Org.). A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CACHAPUZ, A. F. Investigação em didáctica das ciências em Portugal: um balanço crítico. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez Editora, 2008. CACHAPUZ, A; GIL-PÉREZ; PRAIA, J. A hipótese científica em Educação em Ciência: Contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência & Educação, v.8, n.2, p. 253-262, 2002. CHERVEL, A.; CAMPÉRE, Marie-Madeleine. As humanidades no ensino. Educação e Pesquisa, v.25, n.2, p.149-170, jul/dez, 1999. CHIZZOTTI, A.. Pesquisa em Ciências humanas e sociais. 8.ª ed. São Paulo: Cortez, 2006. DELIZOICOV, D. Formação Inicial de professores de Física. Educação em Foco, v.5, n.1, p.73-84, 2000. _______. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2.ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 2007. DERMEVAL, Saviani. Escola e democracia. Campinas: Autores associados, 1995. ________. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2000. ELLIOTT, J. La investigación-acción em Educación. Madri: Ediciones Morata, 1990. _______. El cambio educativo desde la investigacion acción. Madri: Morata, 1993. _______. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. Tradução de PEREIRA, E. M. A. In: GERALDI, C. M.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente – professor (a)-pesquisador (a). Campinas: Mercado das Letras, 1998. EL ANDALOUSSI, K. Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento, democracia. Traduzido por Michel Thiollent. São Carlos: EdUSFSCar, 2004. FRANCO, M. A. S.; LISITA, V. M. S. de S. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. In: FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (Orgs.) Pesquisa em educação. Vol. 2. Possibilidades investigativas / formativas da pesquisa-ação. São Paulo: Loyola, 2008. GADOTTI, M. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo: Ática, 2006. GIL-PÉREZ, D; CARVALHO, A. M. P de. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2006. GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. GONÇALVES, P. F; MARQUES, A.C; DELIZOICOV, D. O desenvolvimento profissional dos formadores de Química: contribuições epistemológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 7 Nº 03, 2007. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago editora, 1976. LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2001. LEI nº 4.024/61 de 20 de dezembro de 1961. LEI nº 5.692/71 de 11 de agosto de 1971. LEI nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. _________. Educação: pedagogia e didática – o campo investigativo da pedagogia e da didática no Brasil: esboço histórico e buscas de identidade epistemológica e profissional. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2008. LUDKE, M.; ANDRÉ, E.D.A. M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das Ciências. São Paulo: EPU, 1987. MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química - professor/pesquisadores. Ijuí: Unijuí, 2006. MINAYO, M. C. de S. (org.) – Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. NARDI, R; LONGUINI, D. M. A prática reflexiva na formacão inicial de professores de física. In: NARDI, R. (Org.). Pesquisa em Ensino de Ciências: contribuicões para a formacão de profesores. 5ª. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2004. OLIVEIRA, M. R. A pesquisa em Didática no Brasil. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Didática e Formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 5.ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. PEÑA, M. de los D. J. Interdisciplinaridade: questão de atitude. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. PEREIRA, E. M. A. Professor como pesquisador: o enfoque da pesquisa-ação na prática docente. In: GERALDI, C. M.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente – professor (a)-pesquisador (a). Campinas: Mercado das Letras, 1998. PIMENTA, S. G. Para uma re-significação da Didática – ciências da educação, pedagogia e didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Didática e Formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 5.ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. PORLÁN, R. e MARTIN, J. EL. Saber prático de los professores especialistas: aportaciones desde las didácticas específicas. In MOROSINE, M. C. (Org). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, p. 35-42, 2000. Disponível em: http://www.inep.gov.br. QUEIROZ, M. I. P. Relatos orais: do ”indizível” ao “dizível”. In SIMSON, O. (org.). Experimentos com histórias de vida. São Paulo: Vértice/ Revista dos Tribunais, 1988. ROSA, M. I. P. Investigação e ensino: articulações e possibilidades na formação de professores de ciências. Ijuí: Unijuí, 2004. SCHNETZLER, R. P. A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas. Química Nova. Vol.25, suppl.1, São Paulo: Maio, 2002. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 22ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. SILVA, T. T. da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. SPINDOLA, T; SANTOS, R. da S. Trabalhando com histórias de vida: percalços de uma pesquisa (dora)? Rev. Esc. Enfermagem USP 2003; 37(2): 119-26. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 7ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 136 THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 15.ª ed. São Paulo: Cortez, 2007. TRIVIÑOS, A N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987. ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons