DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Edmilza dos Santos-
dc.date.available2020-05-05-
dc.date.available2020-05-08T17:16:14Z-
dc.date.issued2012-01-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2610-
dc.description.abstractThis study emphasizes the teaching of Natural Sciences in the regular school of the Indian Community in Terra Preta, Baixo Rio Negro. Therefore, it stands out the contribution of the traditional knowledge of the local residents within a perspective of knowledge interactions, aiming the improvement of the students’ teaching-learning in the initial multi-sequenced years. The research developed in the community is of a qualitative nature with an approach of the ethnography and the ethnology, dealing with the description aspects and the analysis of the manifestations that were seized during the investigation. It is important to stand out the current changing process within reach of new methods and pedagogic resources that make a reachable scientific knowledge possible, as the emergent paradigm mentions that, among other developments, it emphasizes Nature and culture as factors of interlocutions among the different manners to know the reality. Because of it, the Natural Sciences understood as a group of specific subareas, such as: Astronomy, Biology, Physics, Chemistry, and Ethno Sciences amplify the school contents with the adding of quotidian knowledge. Therefore, we set a new look on the science as a way of developing significant activities, that is, a science that tells us about the universe and the new challenges for the future education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subjectSaberes Tradicionaispt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígenapt_BR
dc.titleO ensino de ciências naturais: uma proposta intercultural nos anos iniciais multisseriados na escola municipal Aleixo Bruno na comunidade indígena Terra Pretapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-08T17:16:14Z-
dc.contributor.advisor1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee1Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee2Aleixo, Marcos Frederico Krüger-
dc.contributor.referee3Aguiar, Vicente de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6454989859795260pt_BR
dc.description.resumoEste estudo enfatiza o ensino de Ciências Naturais na escola regular da Comunidade Indígena de Terra Preta, no Baixo Rio Negro. Neste sentido, destaca as contribuições dos saberes tradicionais dos residentes locais numa perspectiva de interações de conhecimentos objetivando a melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos nos anos iniciais multisseriados. A pesquisa desenvolvida na comunidade é de natureza qualitativa com abordagem da etnografia e da etnologia tratando dos aspectos de descrição e análise das manifestações que foram apreendidas durante o percurso de investigação. É importante destacarmos o processo de mudanças, na atualidade, no alcance de novos métodos e recursos pedagógicos que possibilitem um conhecimento científico abrangente, a qual faz referência ao paradigma emergente que entre outros desdobramentos ressalta a natureza e a cultura como fatores de interlocuções entre as diferentes maneiras de conhecer a realidade. Em vista disto, as Ciências Naturais compreendida como um conjunto de subáreas especifica como: a Astronomia, a Biologia, a Física, a Química e as Etnociências ampliam os conteúdos escolares com os acréscimos dos conhecimentos do cotidiano. Portanto, nos remetemos a um novo olhar sobre a ciência, como forma de desenvolver atividades significativas, ou seja, uma ciência que nos fale do universo e dos novos desafios para a educação do futuro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesALBERT, Bruce. Urihi A: a terra-floresta Yanomami. São Paulo: Instituto Socioambiental; Paris: Institut de Recherche pour Le Devéloppment, 2009. ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria. Da alquimia à química. São Paulo: Ed. Landy, 2001. ANDERY, Maria Amália. MICHELETTO, Nilza, SÉRIO, Tereza M.P, RUBANO, Denize. Para compreender a ciência. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. BERGAMASCHI, Maria aparecida. (org.). Povos Indígenas & Educação. Porto Alegre: Mediação, 2008. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2006. BRASIL, Constituição: República Federativa do Brasil, Brasília: Centro Gráfico, 1988. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. CASAS NOVAS, Padre A. Noções de língua geral ou nheegatu. 2ª ed. Manaus, Ed.UFAM, 2006. Convenção 169 da OIT sobre povos indígenas e tribais: oportunidades e desafios para sua implementação no Brasil.(Organizadora Biviany Rojas Garzón). São Paulo: Instituto Socioambiental, 2009. COSTA, R. C. Os Obstáculos epistemológicos de Bachelard e o ensino de ciências. Pelotas: FAE/UFPel, 1998. CHASSOT, Attico. A Ciência através dos tempos. 2. ed. São Paulo: Moderna. 2004. CRUZ, Jocilene Gomes. Educação Indígena Mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Manaus: Valer, 2008. CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009. DI STASI, Luiz Claudio. HIRUMA-LIMA, Clélia Akiko. (orgs). Plantas medicinais na Amazônia e na Mata Atlântica. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2002. EL-HANI, C. N. Sistema Triádico Básico: Um Referencial Heuristicamente Fértil para o Ensino de Biologia. São Paulo, 2002. FAUSTO, Carlos. Os índios antes do Brasil. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. FARIAS, Robson Fernandes de. Para gostar de ler a história da química III. 2ª ed. Campinas: Átomo, 2008. FERNANDES, Florestan. Aspectos da educação na sociedade Tupinambá. In: SCHADEN, Egon (Org.) Leituras de etnologia brasileira. São Paulo: Nacional, 1976. FERNANDES, Joana. Índio. Esse Nosso Desconhecido. Cuiabá: UFMT, 1993. FERREIRA, Alexandre Rodrigues. Viagem filosófica. 2. ed. Manaus: Valer, 2008. FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: IESDE, 2003. FOUREZ, Gérard. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética da ciência. Ed. da Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 1995. FLEURY, Laurent. Sociologia da cultura e as das práticas culturais. São Paulo: Senac, 2009. Editora FRANCALANZA, Hilário. O Ensino de Ciências no Primeiro Grau. São Paulo: Atual, 1986. FREITAS, Marcílio de. Projeções estéticas da Amazônia: um olhar para o futuro. Manaus, Ed. Valer, Edua. 2006. FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos. 4 ed. Manaus: Valer, 2010. GALIAZZI, Maria do Carmo, (org). Construção curricular em rede na educação em ciências: uma proposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007. GARCIA, Wilson Galhego. Nhande rembypy: nossas origens. São Paulo: UNESP, 2003. HARLEN, Wynne. Ensino e Aprendizagem das Ciências. Madri/Esp: Norata, 1989. IBASE. Educação escolar indígena em terras Brasilis. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Análises Sociais Econômicas, 2004. KRASILCHIK, Miriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: USP, 1987. LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2007. LECOURT, D. Para uma crítica da epistemologia. 2. ed. Lisboa: Assírio e Alvim. 1980 LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2008. MATTA, Alfredo Augusto da. Flora médica brasiliense. 3. ed. Manaus: Valer, 2003. MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003. MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO e CULTURA / SEF. Referencial Curricular para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC, 1998. MONTE, Nietta Lindenberg. Cronistas em viagem e educação indígena Belo Horizonte: Autêntica, 2008. MORAES, Péricles. Os intérpretes da Amazônia. Manaus: Valer, 2001. MOREIRA, Ismael pedrosa. Contos e Lendas Mitológicas do Povo Tariano. Governo do Estado do Amazonas, Manaus, 2001. MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. MORIN, Edgar. O método 3: conhecimento do conhecimento. 4. ed, Porto Alegre: Sulina, 2008. MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. MORTIMER, E.F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: UFMG. 2000. NOVAES, Sylvia Caiuby (Org.). Habitações indígenas. São Paulo: Nobel, 1983. NEVES, Luiz Seixas das; FARIAS Robson Fernandes de. Historia da Química: um livrotexto para a graduação. São Paulo: Átomo, 2008. OLIVEIRA NETO, Alvim Antônio de. Metodologia da Pesquisa Científica Guia Prático para apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 3. ed. Florianópolis: Visual Books, 2008. PÉRET DE SANT’ANA, Paulo José. A bioprospecção no Brasil. Contribuições para uma gestão ética. Brasília: Paralelo, 2002. PEREIRA, Nunes. Os Índios Maué. 2ª. ed. Manaus:Valer,2003. PINHEIRO, Harald Sá Peixoto. Algumas considerações sobre educação e complexidade em Edgar Morin. In AMAZONIDA. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. No. 2 – JAN/DEZ. Manaus: EDUA, 2002. PIRES, José. Cruzamento de olhares: uma leitura plural de textos em educação. João Pessoa: Ideia, 2009. PORRO, Antonio. O povo das águas: ensaios de etno-história amazônica. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 3. ed. São Paulo: Rêspel, 2008. RIBEIRO, Berta G. Suma Etnológica Brasileira: Etnobiologia. 3. ed. Belém: UFPA, 1997. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. SANTOS, Boaventura de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares. (orgs). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. SCANDIUZZI, Pedro Paulo. Educação indígena X educação escolar indígena. Uma relação etnocida em uma pesquisa etnomatematica. São Paulo: UNESP, 2009. SCHLIEMENN, Analúcia Dias. Na vida dez, na escola zero. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2006. SILVA, Aracy Lopes da; FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.). Práticas Pedagógicas na Escola Indígena. São Paulo: Global Editora, 2000. SILVA, Aracy Lopes da. (org). A Questão Indígena da Sala de Aula: Subsídios para professores de 1° e 2º graus. São Paulo: editora brasiliense, 1987. SILVA, Aracy Lopes. (Orgs). Crianças indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002. SILVA, Rosa Helena Dias da; BONIN, Iara Tatiana. Pedagogia e escola indígena, escola e pedagogia indígena. In AMAZONIDA. Manaus: Revista do PPGE/UFAM, 2002. TEIXEIRA, Wenceslau Geraldes. (Orgs). As terras pretas de índio da Amazônia: sua caracterização e uso deste conhecimento na criação de novas áreas. Manaus: UFAM, 2010. WEIGEL, Valéria Augusta de Medeiros. Escola de branco em malokas de índio. Manaus: UEA, 2000. YUNES, Rosendo Augusto; CALIXTO, João Batista. Plantas medicinais sob a ótica da moderna química medicinal. Chapecó: Argos, 2001.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons