Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2557
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Eduardo Nascimento | - |
dc.date.available | 2020-04-08 | - |
dc.date.available | 2020-04-11T22:16:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2557 | - |
dc.description.abstract | Abstract: The production of this article as a conclusion of the Bachelor of Theater Course at the State University of Amazonas (UEA) on The discoveries of the pedagogical direction: The act of directing the actresses in the Antigone scenic process, is a description of the experience of the The present work includes an account of the paths found as possibilities for the pedagogical direction, having as theoretical assumption the productions of Robson Haderchpek and Anne Bogart.Another focus of this article is the training of actresses and the reverberation of their possibilities. and its limits through physical and voice exercises, and each act of stage-directing the show is described through the languages of Grotowski's poor and physical theater, paralleling Terzopoulos's bodily scores. Keywords: Process, Discoveries, Director-Pedagogue. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Processos | pt_BR |
dc.subject | Descobertas | pt_BR |
dc.subject | Diretor | pt_BR |
dc.subject | Pedagogo | pt_BR |
dc.title | As descobertas da direção pedagógica: O ato de dirigir as atrizes no processo cênico de Antígona | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-11T22:16:24Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Poty, Vanja | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9549527388369255 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Menezes, Vanja Poty Sandes Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9549527388369255 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9958643197118861 | pt_BR |
dc.description.resumo | produção deste artigo como finalização do Curso de Bacharelado em Teatro na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sobre As descobertas da direção pedagógica: O ato de dirigir as atrizes no processo cênico de Antígona, é uma descrição da vivência do diretor no processo de montagem cênica. O presente trabalho inclui relato dos caminhos encontrados como possibilidades para a direção pedagógica, tendo como pressuposto teórico as produções de Robson Haderchpek e Anne Bogart. Outro foco deste artigo é o treinamento das atrizes e a reverberação de suas possibilidades e seus limites, através dos exercícios físicos e de voz. Ademais, descreve-se cada ato de dirigir cenicamente o espetáculo, através das linguagens do teatro físico e pobre de Grotowski, fazendo paralelo com as partituras corpóreas de Terzopoulos. Palavras-chave: Processo, Descobertas, Diretor-Pedagogo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BERTHOLD, Margot. História Mundial do teatro. [Tradução: Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg, Sérgio Coelho e Clóvis Garcia]. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. BOGART, Anne. A preparação do diretor: sete ensaios sobre arte e teatro. [Tradução: Anna Viana; Revisão de tradução: Fernando Santos]. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. CARVALHO, Enio. História e Formação do Ator. São Paulo: Editora Ática, S. A. GROTOWSKI, Jerzy; O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. [Textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen com escrito de Eugenio Barba; Curadoria: Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli; Colaboração: Renata Molinari; Tradução: Berenice Raulino]. São Paulo: Perspectiva: SESC; Pontedera, IT: Fondazione Pontedera Teatro, 2007. HADERCHPEK, Robson Carlos. A poética da direção teatral: o diretor-pedagogo e a arte de conduzir processos. Natal, RN: EDUFRN, 2016. LESKY, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Editora Perspectiva, 1996. PIAZENTIN, René Marcelo. O Princípio do jogo: uma investigação prática dos processos criativos de Theodoros Terzopoulos a partir da Encenação de Fim de Partida de Samuel Beckett. São Paulo, 2007. RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. [Prefácio e Ensaio: Jerzy Grotowski; Tradução: Patrícia Furtado de Mendonça] São Paulo: Perspectiva, 2012. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As descobertas da direção pedagógica - o ato de dirigir as atrizes no processo cênico de Antígona.pdf | 917,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons