DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Talita Rodrigues-
dc.date.available2020-04-04-
dc.date.available2020-04-06T19:00:25Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2527-
dc.description.abstractIn dance training, the process of memorization tends to influence the quality of learning and performance of the dancer, this can be evidenced by the student in the difficulties of performing the dance. The objective of this work was to verify how the memorization process takes place and the quality of dance learning.This is a field research that involved students of the dance training course of levels II and III of the Claudio Santoro High School; the group of students is made up of 11 students in adolescence and adults, aged between 14 and 27 years. The research instrument were questionnaire and interview, obtaining as a result, that memorization is a process that should be stimulated; students facing the process of teaching choreography experience difficulties in memorizing the sequences, however, they use various learning strategies, one of which is repetition. The research subjects also point out that the teacher should use diversified strategies in order to contribute to their learning. Keywords : Memorization; Learning; Young.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemorizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.titleMemorização e qualidade de aprendizagem em dança: um estudo com alunos do Liceu de Artes e Oficios Claudio Santoropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T19:00:25Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.contributor.referee2Paes, André Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3744628322964787pt_BR
dc.contributor.referee3Dácio, Gabriela Mavignier-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7895122746425486pt_BR
dc.description.resumoNo âmbito de formação em dança, o processo de memorização tende a influenciar na qualidade do aprendizado e desempenho do bailarino, isso pode ser evidenciado pelo aluno nas dificuldades de executar coreografias. O objetivo desse trabalho foi verificar como se dá o processo de memorização e a qualidade do aprendizado em dança. Trata-se de uma pesquisa de campo que envolveu alunos do curso de formação em dança dos níveis II e III do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; o grupo de discentes é formado por 11 alunos na fase da adolescência e adultos, com idade entre 14 e 27 anos. O instrumento de pesquisa foram questionário e entrevista, obtendo-se como resultado, que a memorização é um processo que deve ser estimulado; os alunos frente ao processo de ensino das coreografias sentem dificuldades de memorização das sequências, contudo se utilizam de várias estratégias de aprendizagem, sendo uma delas, a repetição. Os sujeitos da pesquisa apontam ainda que o professor deve se utilizar de estratégias diversificadas de modo a contribuir no seu aprendizado. Palavras-chave : Memorização; Aprendizagem; Jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, L. Memória e Sucesso profissional em Dança . Dissertação de Mestrado, Faculdade Motricidade Humana, Lisboa, 2011. ARCE, Carmen; DÁCIO, Gabriela M. A dança criativa e o potencial criativo: dançando, criando e desenvolvendo. Revista Eletrônica Aboré - Escola Superior de Artes e Turismo - ESAT, da Universidade Estadual do Amazonas. Ed. 03/2007 ISSN 1980-6930. BRASIL. Dicionário Informal . Memória ou Memorização? Qual a diferença? Disponível em https://www.dicionarioinformal.com.br/diferencaentre/memorização/memoria >. Acesso em 20.05.2019. Hora 12:00. BAUER, Vanessa G. Dificuldades na aprendizagem: a dança como auxilio no cotidiano da criança . Monografia orientada por Leomar Tesche. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (Departamento de Humanidades e educação), Santa Rosa, Rio Grande do Sul, 2014. CAJUEIRO, ROBERTA Liana Pimentel. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos : guia prático do estudante. – 1 ed. – Rio de Janeiro: Saraiva, 2013. CAVASIN, Cátia Regina. A dança na aprendizagem . Monografia orientada por Profª. Drª. Julianne Fischer. Instituto Catarinense de Pós-graduação. Associação Educacional Leonardo da Vinci, Santa Catarina, 2003. CHERMAN, Andréa; PINTO, Sandra Regina Rocha. Fenomenografia e valoração do conhecimento nas organizações: diálogo entre método e fenômeno. Revista de administração contemporânea. Vol. 20. N. 5. Curitiba Sept/Oct. 2016/ http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac201615029 2 ). DIAS, Fabrízia Miranda de Alvarenga; PESSANHA, Renata G. Braga; NICOLAU, Cecília Cordeiro Burla de Aguiar. A Inter-relação entre memória e aprendizagem. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v. 8, n. 21, p. 15-27, 2018. ISSN: 2236-8876 (Online) - DOI: 10.25242/887682120181345. DIAZ, Gabriela Bertoletti; GURGEL, Léia Gonçalves; REPPOLD, Caroline Tozzi. Influência da Dança na memória e atenção: uma revisão sistemática da literatura. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Rev. Ciência em Movimento - Reabilitação e Saúde – N. 35. vol. 17, 2015 . Artigo original. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/301936707>. Acesso 11.05.2019. BASTO, Madalena S. F.Pinto; DUARTE, António M (Orientador). Concepções de Aprendizagem da Dança em Estudantes de Dança Clássica e Contemporânea . Dissertação de Mestrado. Mestrado Integrado em Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, 2013. 40 FARIA, Gislaine de Souza. SCHNEIDER, Carlos Eduardo da Costa. Dança Criativa: Uma possibilidade de expressão rítmica na escola . Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR - Campus – São José dos Pinhais - Curitiba, 2016 (Cadernos PDE – Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor – Produções didático pedagógicas, v. II. ISBN 978-85 – 8015- 094-0). FLEURY, Maria Tereza Leme; WERLANG, Sérgio. Pesquisa aplicada: conceitos e abordagens. Fundação Getulio Vargas - FGV Pesquisa, anuário de pesquisa 2016-2017 . Disponível em < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/apgvpesquisa/article/File/72796/6998 >. Acesso em 03.05.19. IZQUIERDO, Ivan. Memórias. Estud. Rev. São Paulo, v. 3, n. 6, p. 89112, Aug. 1989. DOI.ORG. 10.1590/S0103-4014141989000200006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.arttext&pid=S0103-40141989000200006&lng>. Acesso em 26.04.2019. JORGE, Sonia Maria Gonçalves. Arte: 8º ano. – 1 ed. Fortaleza: Sistema Ari de Sá de Ensino, 2019 (Coleção Asas). Ensino Fundamental . Cap. 5. Volta ao mundo pela dança. ISBN 978-85-446-2058. MAZER, Sheila Maria; BELLO, Alessandra Cristina Dal; BAZON, Marina Rezende. Dificuldades de aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. Psicol. educ. [online]. 2009, n.28, pp. 7-21 . ISSN 1414-6975. MICHAELIS: Moderno Dicionário da Língua Portugues a. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 2000-( Dicionários Michaelis). PASCOARELLI, Luis C. MEDOLA, Gabriel O. BONFIM, H. C. Características qualitativas, quantitativas e qualiquantitativas de abordagem científica. Revista de Design, tecnologia e sociedade. V. 2, n. 1, 2015. Brasília. ISSN 2358-9582. PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia . São Paulo: Rêspel, 2008. PIRES, Shaieny Guedes . Dificuldades de memorização no processo de ensino aprendizagem da dança: um estudo com professores . Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018. RIBEIRO, Mônica Medeiros. TEIXEIRA Antônio Lúcio. Ensaiando dentro da mente: dança e neurociências. Universidade Federal da Bahia – Rev . PPGAC 12 (12), 95-103 , 2009. ROHDE, Luis Augusto; BARBOSA, Genário; TRAMONTINa Silzá; POLANCZY, Guilherme. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev Bras Psiquiatr 2000;22 (Supl II):7-11 . Disponivel em < http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462000000600003 >. Acesso em 08.01.2020. 41 RUBINO, Rejane. Sobre o conceito de dislexia e seus efeitos no discurso social. Estilos da Clínica, 2008, Vol. XIII, no 84 24, 84-97 . Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-7128200800010 0007 > Acesso em 08.01.2020. SÁ, Denise Maria Quelha De. A dança-educação nos passos da memória . Universidade Federal Do Estado do Rio De Janeiro Centro De Ciências Humanas e Sociais - Programa De Pós-Graduação Em Memória Social - Rio de Janeiro, 2013. Disponível em <http://www.memoriasocial.pro.br/documentos>. Acesso em 11.05. 2019. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico . – 23 ed. rev. e atualizada – 4 reimp. São: Cortez, 2007. SPESSATO, B. C; VALENTIN, N. C. Estratégias de ensino nas aulas de dança: demonstração, dicas verbais e imagem mental. Revista de Educação Física. UEM, vol. 24, n. 3, Maringá – July/Sept. 2013. Disponível em < http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v24.3.16748 >. Acesso em 21.09.2019. TABILE, Ariete F. JACOMETO, Marisa Claudia D. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Rev. psicopedag. vol.34 no.103. São Paulo 2017 . Disponível em < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php? > . Acesso em 11.05.2019. TRINDADE, Ana Ligia. MANGAN, Patrícia Kayser Vargas. O bailarino e seu contexto profissional: um estudo acerca da identidade profissional. Universidade Federal de Santa Catarina – R. Inter. Interdisc. INTERthesis , Florianópolis, v.15, n.2, p.01-19 Set.-Dez. 2018. ISSN 1807-1384 DOI: 10.5007/1807-1384.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons