DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoraes, Raphael da Silva-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-06T18:38:17Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2523-
dc.description.abstractThis work had as objectives to subsidize the analytical and structural understanding, as well as the musical characteristics of Cajarana, through the detailed description of the compositional process. With this, it was also intended to contribute to the interpretative construction of this work, for possible future interpretations. A detailed examination of musical elements related to the harmonic, melodic, rhythmic and formal structuring was carried out, as well as the conceptualization of the term mode and a brief historical approach on the baião, maracatu and frevo genres present here. We used assumptions, among other authors in this paper, by Schoenberg (2008), Persichetti (1985) and Almada (2008) regarding the compositional process; and Paz (2002), Fretias (2008), Guerra-Peixe (1955) and Tinhorão (1974) referring to the term mode and historical aspects of the cited genres.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComposição Musicalpt_BR
dc.subjectModalismopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectRitmos do Nordestept_BR
dc.titleOs sons do nordeste na obra Cajarana para quarteto de cordaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-06T18:38:17Z-
dc.contributor.advisor1Caiado, Nelson Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2815984703168794pt_BR
dc.contributor.referee1Caiado, Nelson Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2815984703168794pt_BR
dc.contributor.referee2Souto , Luciano Hercílio Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2780655792417777pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Márcio Pacheco de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9262778969340772pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivos subsidiar a compreensão analítica e estrutural, bem como as características musicais constantes em Cajarana1e2, através da descrição pormenorizada do processo composicional. Com isto, pretendeu-se também contribuir para com a construção interpretativa desta obra, para eventuais interpretações futuras. Realizou-se o exame detalhado de elementos musicais que dizem respeito à estruturação harmônica, melódica, rítmica e formal, além da conceituação do termo modo e uma breve abordagem histórica sobre os gêneros baião, maracatu e frevo, aqui presentes. Foram utilizados pressupostos, dentre outros autores constantes neste trabalho, de Schoenberg (2008), Persichetti (1985) e Almada (2008) referentes ao processo composicional; e Paz (2002), Fretias (2008), Guerra-Peixe (1955) e Tinhorão (1974) referentes ao termo modo e aspectos históricos dos gêneros citados. Palavras-Chave: Composição Musical – Modalismo – Análise - Ritmos do Nordestept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE Jr. Durval Muniz. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2009. ALMADA, Carlos. Harmonia Funcional. Campinas: Editora da UNICAMP. 2008. BARRETO, Almir, C..Improvisando em música popular: um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a “música instrumental” brasileira. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2012, Tese de doutorado. BAS, Julio. Tratado de la forma musical. Buenos Aires: RICORDI AMERICANA, 1947. BERGAMINI, Fábio. Márcio Bahia e a “Escola do Jabour”. Campinas: Dissertação de mestrado.2014. CHEDIAK, Almir. Harmonia e Improvisação I. Rio de Janeiro: Ed.Lumiar, 1986. DA SILVA, Davi Nunes. Análise Estrutural das Obras: The Frog Galliard, Fantasia (John Download); Oración (Agustín Barrios) e Estudo 11 (Villa Lobos). Manaus: UEA, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso, Orientador: Me. Nelson Fernando Caiado. FILHO, Ayrton, M, B. O frevo-de-rua no Recife: características sócio-históricomusicais e um esboço estilístico-interpretativo. Salvador: UFBA, 2008. Tese de doutorado. GOMES, Sérgio. Novos caminhos da bateria brasileira. São Paulo: Irmãos Vitale. 2008. GROUT, Donald, J.; PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Tradução de Ana Luísa Faria. Lisboa: Gradiva–Publicações, 1994. GUERRA-PEIXE, Cesár. Variações sobre o baião. [S.l]: Revista da Música Popular n°5, Fevereiro, 1955. GUEST, Ian. Harmonia, Método Prático Vol I e II. Rio de Janeiro: Ed. Lumiar, 2006. KOSTKA, Sthefan M. Materials and Techniches of Twentieth-Century Music. Texas: University of Texas at Austin, 2006. MED, Bohumil. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996. 71 MEDINA, Gustavo J. A sequência. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, Escola Superior de Artes e Turismo-ESAT, 2012. Apostila para a disciplina Harmonia III. OLIVEIRA, Valdemar. Frevo, Capoeira e Passo. Recife: Ed. Compahia editora de Pernambuco, 1971. PAZ, Ermelinda, A. Quinhentas canções brasileiras. Rio de Janeiro: Luis Bogo Editor, 1989. PAZ, Ermelinda. Estruturas Modais na Música Folclórica Brasileira. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994. Cadernos didáticos UFRJ. PAZ, Ermelinda, A. O modalismo na Música Brasileira. Brasília: Musimed, 2002. PEREIRA, Marco. Ritmos Brasileiros. Rio de Janeiro: Garbolights, 2006. PEREIRA, Marco. Cadernos de Harmonia. Vol I, II e III. Rio de Janeiro: Garbolights, 2011. PERSICHETTI, Vicent. Armonia do Siglo XX. Madrid: Real Musical,1985. SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Tradução de Marden Maluf. São Paulo: Editora UNESP, 2001. SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo Seicman. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. SENA, Caio. Curso de Harmonia. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2002. SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2008. TINÉ, Paulo José de Siqueira. Procedimentos Modais na Música Brasileira: Do campo étnico do Nordeste ao popular da década de 1960. São Paulo: USP, 2008. Tese de doutorado. TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: da modinha à canção de protesto. Petrópolis: Editora Vozes, 1974. ULANOWSKY, Alex. Harmony 4. Boston: Berklee College Of Music. 1988. VENTURA, Leonardo Carneiro. Música dos Espaços: Paisagem Sonora do Nordeste no Movimento Armorial. Natal: UFRN, 2007. Dissertação de Mestrado. 72 Artigos, trabalhos apresentados em eventos DE FREITAS, SÉRGIO P. R. Espécie de oitavas: Usos e significados do termo “modo” em diferentes práticas musicais teórico-musicais In: VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música, 2008. DOS SANTOS, Ana Lygia. “Pela longa estrada, eu vou, eu sou”: a canção de aboio na cultura popular e na literatura Roseana. Anais do XIX Seminário de Iniciação Científica da PUC-RIO, 2012. DUDUQUE, Norton. A Invenção das Cadências e o exemplo de Schoenberg. Anais do IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. (IV SIMCAM), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, maio de 2008. MELLO, Marcelo. Curso de Harmonia Avançada. 1ª Festival de Música de Ourinhos, Ourinhos, 2001. Revisão 2006. MENDES, Daniel Guimarâes. Imaginário Sonoro e Motivação Composicional: reflexões sobre o compor In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música, Natal, 2013. OLIVEIRA, Valdemar de. O Frevo e o Passo, de Pernambuco. Boletin Latino- Americano de Música, v.6, 1946. Dicionários e Enciclopédias DE ANDRADE, Mário. Dicionário Musical Brasileiro. Ministério da Cultura, 1989. MARCONDES, Marcos Antônio (org). Enciclopédia da música brasileira – popular, erudita e folclórica. São Paulo: Art Editora/ Publifolha, 1998. SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música: edição concise/editado; editora assistente, Alison-Lahtman; tradução Eduardo Francisco Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994. FONTES ELETRÔNICAS ARAÚJO, F.; BORÉM, F. A teoria tonal de Schoenberg: uma proposta para a análise. Belo Horizonte: Per Musi-Revista Acadêmica de Música Online, n.28, 2013. Disponível em: <http://musica.ufmg.br/permusi/port/numeros/28/num28_cap_04.pdf > Acesso em: 03 Jan. de 2019. 73 CRAVO ALBIN, Ricardo. Dicionário da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: < http://dicionariompb.com.br/> Acesso em: Novembro e Dezembro de 2018 e Janeiro de 2019. GOMES, Alan. Harmonia I. Disponível em: https://musicaeadoracao.com.br/recursos/arquivos/tecnicos/teoria/harmonia_funcion al_1.pdf Acesso em: 17 Nov. 2018. FILMES O milagre de Santa Luzia. Uma viagem pelo Brasil que toca sanfona Direção: Sérgio Roizenblit. Produção: Sérgio Roizenblit. Roteiro: Sérgio Roizenblit. Brasil: Miração Filmes, 2010. 1 DVD.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS SONS DO NORDESTE NA OBRA CAJARANA.pdf8,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons