Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2518
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Frithz, Ediane Fernandes | - |
dc.date.available | 2020-04-03 | - |
dc.date.available | 2020-04-02T23:41:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2518 | - |
dc.description.abstract | Circus tissue is a playful activity that works on physical and cognitive aspects such as body perception, muscle toning, endurance, and expression of feelings like all art. This activity requires strength, endurance and a lot of body awareness, and these aspects are developed over several classes. In addition to the benefits for physical and affective factors this activity provides interpersonal relationships. With all these benefits, we observed an institution from the outskirts frequented by children with little artistic experience, considering that in this teaching environment without intervention of other projects. Based on this demand, the objective of this research was to provide these children with the opportunity to experience this art by appropriating these benefits that actively stimulates air activity to be developed by the individual. The participating group consisted of 10-year-old students, the main context of the present study emphasizes the importance of the development of body awareness with intervention and collaboration of aerial dance (acrobatic tissue). Keywords: Corporal Conscience; Dance Education; Acrobatic Tissue. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Consciência Corporal | pt_BR |
dc.subject | Dança-educação | pt_BR |
dc.subject | Tecido Circense | pt_BR |
dc.title | Iniciação a dança aérea na escola: contribuições para o desenvolvimento da consciência corporal de alunos na terceira infância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-04-02T23:41:36Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Raíssa Caroline Brito | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5760249627090319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Raíssa Caroline Brito | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5760249627090319 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paes, André Duarte | - |
dc.contributor.referee3 | Coutinho, Rosilene Rosa | - |
dc.description.resumo | O tecido circense é uma atividade lúdica que trabalha aspectos físicos e cognitivos, como percepção corporal, tonificação dos músculos, resistência, e expressão de sentimentos como toda arte. Essa atividade exige força, flexibilidade e muita percepção corporal, e esses aspectos são desenvolvidos ao longo de várias aulas. Além dos benefícios para os fatores físicos e afetivos esta atividade proporciona as relações interpessoais. Com todos esses benefícios buscou-se uma instituição da periferia frequentada por crianças com pouca vivência artística, tendo em vista que nesse ambiente de ensino não havia intervenção de outros projetos. Partindo dessa demanda o objetivo desta pesquisa foi proporcionar a essas crianças experimentar esta arte apropriando-se desses benefícios que ativamente a atividade aérea estimula a ser desenvolvido pelo indivíduo, com um foco de observação maior na consciência corporal. O grupo participante constituiu-se com alunas de 10 anos, e o contexto principal do presente estudo enfatiza a importância do desenvolvimento da consciência corporal com intervenção e colaboração da dança aérea (Tecido acrobático). Palavras-chave: Consciência corporal, Dança-Educação, Tecido Circense. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | AMADO, Aline Teixeira, A DANÇA E O TECIDO ACROBÁTICO: POSSIBILIDADES DE EXISTÊNCIAS E NOVAS VISIBILIDADES, 2017. ABNT, Diretrizes e Verbos UAB-IFRN, Natal, 2004. BORTOLETO Marco Antônio Coelho Departamento de Educação Motora - Faculdade de Educação Física (UNICAMP - Brasil). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (CIRCUS) 2007. CALÇA, Daniela Helena, Tecido Acrobático UNICAMP, São Paulo, 2007. CARBONERA, Sergio Antônio, A Importância da Dança no Contexto Escolar, 2008. CARAMÊS & DA SILVA, ALINE SOUZA, Atividades Circenses na Formação inicial enquanto conteúdo da Educação Física, 2011. CARVALHO, Wellington Alves, As linhas clássicas em dança aérea: uma proposta em dança educação, 2013. CHIODA, Rodrigo Antônio, O Ensino das Atividades Circenses nas Escolas: Contribuições da Práxiologia Motriz no Planejamento e organização do Conteúdo, 2012. DESIDÈRIO, A; Corpos Suspensos- o tecido circense como possibilidade para a educação física escolar. Trabalho de Conclusão de Curso, (Graduação) Faculdade de Educação Física Universidade Estadual de Campinas, campinas, 2003. DIANE E. Papália, Sally W. Olds e RuthzD.Feldman. Desenvolvimento Humano 8°edição, 2006. DUARTE, Regina Horta, Noite Circense: Espetáculo de Circo e Teatro no século XIX, 1995. 45 GALLAHUE, David L., Compreendendo o Desenvolvimento Motor, 2013. GIL, Antônio Carlos, Como Elaborar Projeto de Pesquisa, 4°edição 2002. IDO, Suraya Cristina Dar, Educação Física na Escola, 2001. IRINEU A. Tuim Viotto FilhoI; Rosiane de Fátima PonceII; Sandro Henrique Vieira de Almeida III, As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola, 2009. JESUS, Ellem Moreira, MOTA, Gustavo Ribeiro, LOPES, Charles Ricardo, Proposta de Avaliação Física para Praticantes de Tecido Acrobático, 2012. KRONBAUER,Gláucia Andreza e NASCIMENTO, Maria Isabel de Moura, Circo Educação e Continuidade: A criação da Escola Nacional e a formação do Artista no Brasil entre 1975-1984 (2017). LIBÂNEO, José Carlos, DIDÁTICA, 2013. LUMMERTZ, JUSSARA, GONÇALVES, Psicologia do Desenvolvimento: Aprendizagem Motora, 2009. MINAYO, Maria Celia de Souza, Pesquisa Social, 2011. NASCIMENTO, Maria Isabel de Moura, KRONBAUER, Gláucia Andreza, Circo, educação e continuidade: a criação da escola nacional e a formação do artista no Brasil entre 1995-1984, 2017. PIAGET, Jean. A Práxis na Criança. In.: Piaget. Rio de Janeiro: Forense, 1972. RAMOS, Bruno Amaral, As artes Circense na Educação Fisica Escolar enquanto conteúdo da Cultura corporal; suas contribuições para o desenvolvimento da expressão corporal e criatividade, 2016. REAL, Marina Silva, O Tecido Circense como prática corporal na escola: Experiências e Perspectiva, 2014. OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de METODOLOGIA CIENTÍFICA: um manual para a realização de pesquisas em administração, 2011. RUIZ, Roberto, Hoje Tem Espetáculo? As Origens do Circo No Brasil, 1987. PEREIRA, Rosane Marcela de Vasconcelos, Dança Aérea no Tecido: Possibilidades Pedagógicas na Escola, 2012. 46 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico – 23 ed. ver. E atualizada – São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Erminia, O Circo: sua arte e seus saberes, 1996. SCARPATO, Marta Thiago, Dança Educativa: um fato em Escolas de São Paulo, 2001. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Iniciação a dança aérea na escola - contribuições para o desenvolvimenti da consciência corporal de alunos na terceira infancia.pdf | 950,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons