DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPimenta, Nívea da Costa-
dc.date.available2020-04-03-
dc.date.available2020-04-02T23:18:24Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2511-
dc.description.abstractThe teaching of dance in the school environmental context presents itself a significant contribution to the formation and development of the social being. The research aims to analyze the dance as enabler in the education of the social being from the guiding and normative documents that legitimize it in the school environment, verifying the participation of the students of the 3rd year of Elementary School of the Bradesco Foundation School of Basic and Professional Education. And as specific objectives: recognize the possibilities of dance as a enabler in the education of the social being; identify the guiding and normative documents that legitimize dance in Elementary School and verify the students' perception in front of a class in which dance is the main language. The methodology used qualitative and quantitative approach is categorized as exploratory and descriptive, with methods based on secondary sources, bibliographic and documentary analysis, and the primary sources obtained through observation and application of questionnaires and consultations. After data collection, the analyzes were performed through the systematization of the results in graphs and charts, performing the data interpretation based on theorists that contextualize the dance in school environment. Therefore, it was found that the teaching of dance in the school is legitimate and capable of resolving disagreements, allowing criticality, reflection, and artistic doing, contributing to both physical, cognitive and social development, and cannot fail to mention the their cultural and political influence that also relate. Keywords: Dance at school; legislation; social beingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança na escolapt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.titleDança na escola: da lei à práticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-02T23:18:24Z-
dc.contributor.advisor1Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Jeanne Chaves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707740880059445pt_BR
dc.contributor.referee2Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee3Pinto, Amanda da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0829794000752485pt_BR
dc.description.resumoO ensino da dança no âmbito escolar apresenta uma significativa contribuição para a formação e desenvolvimento do ser social. Tem como objetivo geral analisar a dança como formadora na educação do ser social a partir dos documentos orientadores e normativos que a legitimam no âmbito escolar, verificando a participação dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco. Como objetivos específicos: perceber as possibilidades da dança como formadora na educação do ser social; identificar os documentos orientadores e normativos que legitimam a dança no Ensino Fundamental I e verificar a percepção dos alunos diante de uma aula em que a dança é a linguagem principal. A metodologia com abordagem de cunho quali-quantitativo é do tipo exploratória e descritiva, com métodos baseado em fontes secundárias, de caráter bibliográfico e análise documental, e as fontes primárias obtidas por meio de observação e aplicação de questionários e entrevista. Após a coleta de dados, foram realizadas as análises por meio da sistematização dos resultados em gráficos e quadros, realizando a interpretação dos mesmos com base em teóricos que contextualizam a dança na escola. Desta feita, constatou-se que o ensino da dança no âmbito escolar é legítimo e capaz de alterar desentendimentos, permitindo a criticidade, reflexão, e o fazer artístico, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo e social, não podendo deixar de citar a sua influência cultural e política que também se relacionam na formação do ser social. Palavras-chaves: Dança na escola; legislação; ser social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2006. 327p. Disponível em <https://docs.google.com/file/d/0B8jeXMvFHiD-b2NlTWx1MlJpeEE/edit>. Acesso em 20.10.2019. ASSIS, Thiago Santos de; ROCHA, Lucas Valentim. Referências conceituais para uma pedagogia da dança. Salvador: UFBA, 2017. Disponível em < https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/26163/1/eBook_Referencias_Conceituais_para_uma_Pedagogia_da_Danca-Licenciatura_em_Danca_UFBA.pdf>. Acesso em: 23.10.2019. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. MEC, 2018. Brasília, DF, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso: 05.06.2019. BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC. MEC, 2019. Brasília, DF, 2019. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf. Acesso em 20.11.2019. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p. Disponível em <https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988.pdf>. Acesso: 08.10.2018. BRASIL/MEC. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 2005. Disponível em < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso: 19.09.2018. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª série Ensino Fundamental. Volume 06. Brasília: MEC/SEMTC, 1997. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf>. Acesso: 05.06.2019. FUNDAÇÃO BRADESCO. São Paulo, 2019 Disponível em <https://fundacao.bradesco/Content/Documents/Relatorio_de_atividades_2018_PT.pdf>. Acesso em 22/07/2019. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em <https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/13410/mod_resource/content/1/como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf >. Acesso: 28.08.2018. MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003. MARQUES, Isabel; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012. 66 MATTOS, Lúcia. Breves notas sobre o ensino da dança no sistema educacional brasileiro. In: O ensino de dança no mundo contemporâneo: definições, possibilidades e experiências. (Org.) Rosirene Santos, Edvânia Rodrigues, Goiânia: Kelps: 2011, p.41-56. Disponível em<https://www.researchgate.net/publication/236981654_Breves_notas_sobre_o_ensino_da_danca_no_sistema_educacional_brasileiro>. Acesso em 14/08/2019. SIRGADO, Angel Pino. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, v 21, nº 71, Julho,2000. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n71/a03v2171.pdf>. Acesso em 20.11.2019. TADRA, Débora Sicupira Árdua et al. Linguagem da dança. Curitiba: Ibpex, 2009. PAPALIA, Diane; OLDS, Sally; FELDMAN, Ruth. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2006. PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange M.; ROSSATO, Geovanio. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014. PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCNs à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus. Manaus; Travessia/FAPEAM, 2015. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2a Ed., 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança na escola - da lei à pratica.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons