Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2487
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Tammy Kelly Carmo de | - |
dc.date.available | 2020-04-01 | - |
dc.date.available | 2020-03-31T23:42:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2487 | - |
dc.description.abstract | This paper presents the results of a survey on the production of theses and dissertations present on digital platforms in the period 2013-2018 that discuss Dance and Communication. Believes that dance as a potential expressive art has significantly corroborated the communicative skills of those who practice it. Dance has become an alternative style adopted in pedagogical practices, with the aim of the individual to explore their creativity, encourage self-knowledge and the learning process. It is important to highlight that the personality of the human being is structured according to the lived experiences, which occur, both individually and collectively, and communication is an indispensable channel, considering that growth and development would be closely linked to the context. biological and social, it is understood that the psychosocial junction is the main stage of such development. Considering this, it is inferred that there is a possibility of contribution to this process through dance, because it believes that it promotes cooperation to the motor, social, expressive and intellectual aspects of those who practice it. Keywords: Dance, Communication, Quantitative Survey. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Levantamento Quantitativo | pt_BR |
dc.title | Dança e comunicação: um levantamento científico sobre as produções de dança em plataformas digitais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-31T23:42:33Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Érika da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9814703195397808 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Érika da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9814703195397808 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados de um levantamento sobre as produções de teses e dissertações presentes nas plataformas digitais no período de 2013-2018 que discorrem Dança e Comunicação. Acredita que a dança enquanto arte em potencial expressivo corroborou de forma significativa para as habilidades comunicativas de quem a prática. A dança vem se tornando um estilo alternativo adotado nas práticas pedagógicas, com o objetivo de o indivíduo explorar sua criatividade, incentivar o autoconhecimento e o processo de aprendizagem. É importante destacar que a personalidade do ser humano vai se estruturando de acordo com as experiências vividas, que se dão, tanto individualmente, quanto coletivamente, sendo a comunicação um canal imprescindível, levando em conta que o crescimento e o desenvolvimento estariam intimamente ligados ao contexto biológico e social, entende-se que a junção psicossocial é o palco principal de tal desenvolvimento. Ponderando nisto, infere-se que há uma possibilidade de contribuição para este processo por meio da Dança, pois acredita que ela promova cooperações aos aspectos motores, sociais, expressivos e intelectuais de quem a prática. Palavras-chave: Dança, Comunicação, Levantamento Quantitativo | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | BRASILEIRO, L.T., O conteúdo “dança” em aulas de educação física: temos o que ensinar? Revista Pensar a Prática, Vol. 6, 2008. BRIKMAN, L. A linguagem do movimento corporal. São Paulo: Summus, 1989. CAPES, Fundação. História e missão. 2008. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/historia-e-missao>. Acesso em: 07 set. 2019. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. Fontes, 1999. MOREIRA, A.D. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002 FRANÇA, Vera R. Veiga. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? In: MOTTA, Luiz Gonzaga et al. Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: Universidade de Brasília, 2002. GARAUDY, R. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. GARIBA, C.M.S.; FRANZONI, A. Dança escolar: uma possibilidade na Educação Física. Revista Movimento. Porto Alegre, v.13, n. 02, p.155- 171, maio/agosto de 2007. ISSN 1980-1742 ANO 08 – Número 16 – Dezembro 2013 ARTIGOS 38 GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 47 MACHADO, Geraldo Magela. História da Comunicação Humana. Disponível em: <https://www.infoescola.com/historia/historia-da-comunicacao-humana/>. Acesso em: 10 set. 2019. MERLEAU-PONTY, M. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945. Trad. Carlos A.R. de Moura. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999. NANNI, Dionisia. Dança educação: pré escola à universidade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2008. NANNI, D. Dança educação, princípios métodos e técnicas. 2.ed. Rio de Janeiro: SPRINT, 1998. NANNI, D. Dança-Educação: Pré-escola à Universidade. Rio de Janeiro. Editora Sprint. 3ed. 1995. OASISBR. Sobre o oasisbr: Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr. Disponível em: <http://oasisbr.ibict.br/vufind/>. Acesso em: 07 out. 2019. PASSADORI, Reinaldo. As 7 dimensões da comunicação verbal. São Paulo: Gente, 2009. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?id=KzxjaAC8HSUC&printsec=frontcover&dq=comunica %C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiQx_- M34vlAhXyHrkGHcjmAbQQ6AEIKDAA#v=onepage&q=comunica%C3%A7%C3%A3o&f=fals e>. Acesso em: 07 out. 2019. POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004 REVISTA SANTA RITA: A DANÇA COMO LINGUAGEM CORPORAL. São Paulo: Renata Miyabara, v. 8, n. 16, dez. 2013. Issn 1980-1742. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Fernando_Almeida- Santos/publication/331210332_Atividades_de_Controladoria_em_uma_Rede_de_Estaciona mentos/links/5c6c48d94585156b570a8d79/Atividades-de-Controladoria-em-uma-Rede-deEstacionamentos.pdf#page=34>. Acesso em: 10 set. 2019. ROBATTO, L. Dança em processo, linguagem do indivisível. Salvador: UFBA 1994. SIMÕES, Paula Guimarães. Para uma abordagem das interações comunicativas. Revista Verso e Reverso, São Leopoldo-RS, v. 46, p. 1-12, 2007. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dança e comunicação um levantamento cientifico sobre as produções de dança em plataformas digitais.pdf | 759,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons