DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luzinete Maciel da-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T23:34:28Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2483-
dc.description.abstractThe research addresses dance-education and cultural diversity as a content of Basic Education foreseen in government documents and proposes to analyze the dance-education and cultural diversity nexus proposed in the 6th grade Annual Teaching Plan of the Maria Auxiliadora dos Santos Azevedo Municipal School, confronting the legislation. . We tailor the proposal from: 1- emphasizing in the legislation dance and cultural diversity as class content; 2- highlight the categories culture, art and dance in the Pedagogical Political Project; 3- enumerate the cultural and artistic actions proposed in the Pedagogical Teaching Plan. From the epistemological point of view we have a basic and exploratory-explanatory research and the technical procedures point to the documentary research because it handles materials that will require analytical treatment, although it relies on qualitative data obtained through conversations involving the manager, art teacher and the researcher. In the final considerations we present the inability of the school to deal with the theme and contradictory or cloudy issues in the legislation, reinforcing the neglect of working the dance as a compulsory curricular component in the formation of the individual. Keyword: dance, art, education, cultural diversity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade Culturalpt_BR
dc.titleArte de diversidade no ensino fundamental: eixos demarcadores da dança-educação no plano didático pedagógico do 6o ano de uma escola públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:34:28Z-
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria do Perpétuo Socorro Nóbrega-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174564469084599pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Maria do Perpétuo Socorro Nóbrega-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3174564469084599pt_BR
dc.contributor.referee2Lobato, Mônica Maria Nóbrega da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528396364851832pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Cintia Matos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937764996125913pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3899692331584860pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda dança-educação e diversidade cultural como conteúdo da Educação Básica previsto em documentos governamentais e propõe analisar o nexo dança-educação e diversidade cultural proposto no Plano Didático Pedagógico Anual do 6o ano da Escola Municipal Maria Auxiliadora dos Santos Azevedo confrontando com a legislação. Trabalhamos a proposta partir de: 1- grifar na legislação a dança e diversidade cultural como conteúdo de aula; 2- destacar as categorias cultura, arte e dança no Projeto Político Pedagógica; 3- enumerar as ações culturais e artísticas propostas no Plano Didático Pedagógico. Do ponto de vista epistemológico temos uma pesquisa básica e exploratória-explicativa e os procedimentos técnicos apontam para a pesquisa documental pelo fato de manusear materiais que requererão tratamento analítico, embora resvale em dados qualitativos obtidos através de conversas envolvendo o gestor, a professora de arte e a pesquisadora. Nas considerações finais apresentamos a inabilidade da escola para lidar com o tema e questões contraditórias ou nebulosas na legislação reforçando o descaso de trabalhar a dança como componente curricular obrigatória na formação do indivíduo. Palavras-chave: dança, arte, educação, diversidade cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBERTUCCI, Janete Lara. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) - São Paulo: Atlas, 2008. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: temas transversais Ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1998. BRASIL, 2017. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Fonte http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 30 de agosto de 2010. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Segunda Versão Revista. Brasília: MEC /SEF, 2016. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC /SEF, 2019. Disponível:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal _site.pdf. Acesso: 01/08/2019. BRASIL. Lei Federal n.8069, de 13 de Julho de 1990. ECA_Estatuto da Criança e do Adolescente. CALLIARI, Isabel Cristina (traduzido). Método de ensino da dança escolar baseado nas teorias da dança moderna. EF Deportes, Buenos Aires, 2014. CHIZZOTTI, Antonio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Campinas, PAPIRO, São Paulo: 2001. DEMO, Pedro. Éticas multiculturais: sobre convivência humana possível. Petrópolis: RJ: Vozes, 2005. FERNANDES, Marcela de melo. Dança escolar: sua contribuição no processo ensino – aprendizagem. Revista Digital. Ano 14 – No 135, Buenos Aires: 2009. DISPONÍVEL: https://www.efdeportes.com/efd135/danca-escolar-no-processo-ensino-aprendizagem.htm. Acesso: 07/2019. GALLO, Sílvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não disciplinar. In.: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (orgs). O sentido da escola. Rio de janeiro: DP&A, 2000. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4º Ed. São Paulo: Atlas, 2002. ______. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1989. ______. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6º Ed. São Paulo: Atlas, 2008. 54 QUIMARÃES, Ozires Alves & RIBEIRO, M P S N. O homem é homem pela cultura. In.: 13o Colóquio Internacional e 3o Colóquio Nacional da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, AFIRSE, 2005. LIBÂNEO, José Carlos, Didática. São Paulo: Cortez, 1994. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003. MARQUES, Isabel. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez, 2003. MEIRELES, Kamila de Almeida Viana. LITURGIA E ARTE NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: do estigma à autonomia na formação de conceitos. Monografia. ESAT, Manaus: 2017. MOREIRA. Antônio. CANDAU, Vera. Multiculturalismo: diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. Petrópolis, RJ: Ed. 2, Vozes. 2008. MUSSI; URQUIZA; VARGAS et al. Cultura e História dos Povos Indígenas: Marcos conceituais referente á diversidade sociocultural. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2010. MINAYO, Maria Cecilia. Avaliação por Triangulação de Métodos: Abordagens de Programas Sociais. Rio de Janeiro. Ed: FIOCRUZ, 2005. _______. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade- Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. NANNI, Dionísia- Dança Educação: Pré-escola á Universidade- Rio de Janeiro: 4º edição: Sprint, 2003. NANNI, Dionísia- Dança Educação: Princípios, métodos e técnicas- Rio de Janeiro: 4º edição: Sprint, 2003. PAVIANI, J. A função educativa da dança em Platão. In.: Do Corpo: ciências e artes. Universidade de Caxias do Sul: 2011. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/docorpo/article/view/1302/927. Acesso: 12/10/2019. PINTO, Amanda. Dança como área de conhecimento. Manaus, Amazonas. 22 ed. Travessia, 2015. PORTINARI, Maribel. Historia da Dança. Rio de Janeiro. 2ªed. Nova Fronteira, 1989 RIBEIRO, M P S N. Educação, cultura e identidade amazônica: narrativas possíveis. Artigo apresentado no VI Encontro científico nacional de pesquisadores em dança – ANDA. Universidade Federal Da Bahia, Salvador: 2019. ________. HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: diálogo mediado por práticas 55 educativas. In.: Diversidade e desenvolvimento educativo, AFIRSE, 2018. Faculdade de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal: 2018. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao Projeto de Pesquisa Científica- Petrópolis, Rio de Janeiro. 39. Ed: Vozes, 2011. STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a Arte e a Docência: A formação do Artista da Dança- Campinas, São Paulo: Papirus, 2006. TURZZO, Simone Antoniaci; BRAGA, Claudomilson Fernandes. O Processo de Triangulação da Pesquisa Qualitativa: o metafenômeno como Gênese. São Paulo, 2016. VERDERI, Érica. Dança na Escola. Rio de Janeiro. 2ª ed, Sprint. 2000 _______. A Dança no Brasil: Alguns Caminhos percorridos até se tornar parte integral da Educação em Arte. Revista Rascunhos Culturais. Coxim/MS, v.2, n.4, p.125-139. Jull/dez 2011. XI Congresso Nacional de Educação Educere, 2013, Curitiba. Anais [...] Curitiba. Pontifica Universidade Católica do Parana, 2013, 13 p.Tema. A Escola a favor a Diversidade Religiosa: Importância dessa Abordagem em Sala de Aula. Inclui Biografia. VASCONCELLOS, Celso. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 18 ed., Libertad, São Paulo: 2008.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons