DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Rafael Ribeiro de-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T23:27:48Z-
dc.date.issued2019-12-27-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2481-
dc.description.abstractThis work aimed to describe the creative process for the production of costumes in the Amazonas Dance Company, specifically for the presentation “Architecture of the Body” by choreographer Josias Galindo, which brings to the debate questions about the human body in relation to the clothes that wear it and the nude in contemporary society. Based on INGHAM (1992) and COVEY (1992). Data were collected through documents and observation to be analyzed and related to published academic research. As a result we can realize that as much as the costume design process is not crystallized, the stages of the costume creation process in the choreographic work “Architecture of the Body” are not uncommon in relation to processes of the same nature since it is proportionally related to the proposed process of Ingham and Covey. Keywords: Creative process, scenes elements, costume, dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcesso de Criaçãopt_BR
dc.subjectElementos Cênicospt_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.titleArquitetura do corpo: processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:27:48Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rayssa Oliveira e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5285487234741888pt_BR
dc.contributor.referee3Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916920348844051pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo descrever o processo criativo para a produção de figurino no Corpo de Dança do Amazonas, especificamente para o espetáculo “Arquitetura do Corpo”, do coreógrafo Josias Galindo, que traz ao debate questões sobre o corpo humano em relação às roupas que o vestem e o nu na sociedade contemporânea. Tendo como base principal as referências Ingham (1992) e Covey (1992). Os dados foram coletados através de documentos e observação para serem analisados e relacionados com pesquisas acadêmicas já publicadas. Como resultado, percebemos que, por mais que o processo de criação de figurinos não seja cristalizado, as etapas do processo de criação do vestuário na obra coreográfica “Arquitetura do Corpo” não são incomuns em relação a processos da mesma natureza, tendo em vista que o mesmo se relaciona proporcionalmente ao processo proposto de Ingham e Covey. Palavras-chave: Processo de criação, elementos cênicos, figurino, dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARIL, Jacques; CIRUGEDA, Ma Teresa. La danza moderna. Paidós, 1987. CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro. Sprint, 1999. CORTINHAS, Rosângela. Figurino: um objeto sensível na produção do personagem. Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. COSTA, Nara Célia Rolim. Figurino–O Traje de Cena. Dossiê Temático, p. 79. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Rio Grande do Sul. Plageder, 2009. GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, 1995. GRAGNATO, Luciana et al. O desenho no design de moda. Programa de Pós-graduação da Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo, 2008. HOLT, Michael. Costume and Make-up. New York. Schirmer Reference, 1989. INGHAM, Rosemary; COVEY, Liz. The Costume Technician's Handbook: A Complete Guide for Amateur and Professional Costume Technicians. New Hampshire. Heinemann Educational Publishers, 1992. LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. São Paulo. Editora Companhia das Letras, 1982. LIMA, Getúlio Henrique Rocha et al. Corpo de dança do Amazonas: história e memória. 2013. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Capítulo I Ciência, Técnica E Arte: O Desafio Da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. PERITO, Renata Zandomenico; RECH, Sandra Regina. A Criação Do Figurino No Teatro. In: 6° Colóquio da Moda. São Paulo. 2010. PULS; Lourdes Maria, ROSA; Lucas da, SCHULTE Neide Köhler; TOLEDO Daiane. Figurino para a dança: a relação da roupa com a coreografia. In: 6° Colóquio da Moda. São Paulo. 2010. RORDRIGUES, Ana Carolina Jobim. A Moda Na Mídia E A Moda Na Dança: Um Estudo Sobre A Comunicação Da Indumentária. In: Contemporânea (Título não-corrente), v. 6, n. 3, p. 158-173, 2008. 48 SCHNEIDER, Thaissa. Moda e ballet clássico: um estudo sobre figurinos Fashion and classical ballet: a study about costume design. In: ModaPalavra e-periódico, v. 6, n. 11, 2013. SCHOLL, Raphael Castanheira; DEL-VECHIO, Roberta; WENDT, Guilherme Welter. Figurino e Moda: Intersecções entre criação e comunicação. In: Intercom–X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Blumenau. 2009. SILVA, Eliana Rodrigues. Encenação e cenografia para dança. Revista Diálogos Possíveis. Bahia, p. 19-31, 2007. SILVA, Lidiane Rodrigues Campêlo da et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: Congresso Nacional de Educação. 2009. p. 4554-4566. VIEIRA, Marcilio Souza. O que pode o figurino na dança?. In: Arte da Cena (Art on Stage), v. 2, n. 1, p. 97-108, 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquitetura do corpo - processo de criação de figurino no corpo de dança do Amazonas.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons