DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPessoa, Sergio Reis-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T23:23:09Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2479-
dc.description.abstractUnderstanding the influences of urban dance and classical ballet in the development of a choreographic study by three creators was the purpose of this research. To achieve this goal, rehearsals, discussions and demonstrations of the process were held, open to dance professionals who assisted in the development of creation. The basis of my creations comes from the experience I gained during my career in dance, joining contemporary dance movements and urban dances converging to the hybridism of bodies and appreciation of technical diversity. Added to this is the relevance of the postural alignment from classical ballet, but without the use of classical aesthetics in the scene. The main references were, Vanilton Lakka (2017), Laurence Louppe (2000), Colombero (2011) e Rousejanny Ferreira (2017). Keywords: Hybrid Bodies; Creation process; Dance; Urban Dancespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCorpos Híbridospt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectDanças Urbanaspt_BR
dc.titleInfluência das danças urbanas e do balé clássico no desenvolvimento artístico de um intérprete-criadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:23:09Z-
dc.contributor.advisor1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Yara dos Santos Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3886129763007101pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Raíssa Caroline Brito-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.description.resumoCompreender as influências das danças urbanas e da dança contemporânea no desenvolvimento de um estudo coreográfico realizado por três intérpretes criadores foi a proposta desta pesquisa. Para alcançar tal objetivo, foram realizados ensaios, discussões e demonstrações do processo, aberto a profissionais de dança que auxiliaram no desenvolvimento da criação. A base das minhas criações é proveniente da experiência que adquiri durante minha carreira na dança, juntando movimentos de dança contemporânea e danças urbanas confluindo para o hibridismo de corpos e valorização da diversidade técnica. Soma-se a este conjunto, a relevância do alinhamento postural oriundo do balé clássico, porém sem o uso da estética clássica na cena. As principais referências foram, Vanilton Lakka (2017), Laurence Louppe (2000), Colombero (2011) e Rousejanny Ferreira (2017). Palavras-chave: Corpos Híbridos; Processo de criação; Dança; Danças Urbanaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBELTRÃO, Bruno. Break Dance: Fissão e reação em cadeia. IN: Lições de Dança II. Arnaldo Antune (org.). Rio de Janeiro: Universidade Editora, 2000, p. 203 – 222. CAMINADA, Eliana. Considerações sobre o método Vaganova. IN: Lições de Dança I. Paulo Henrique Amorim [et al]. Rio de Janeiro: Faculdade da Cidade, 1998, p. 121-140. FONSECA, j. j. s. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. Apostila, 2002. FONSECA/BRANDÃO, Inara/Ludimila. Hibridismo, Mestiçagem e transculturação: Tendencia do Vocabulário Antropológico in voga na Moda. Caxias do sul, 2010. FERREIRA, Rousejanny Ferreira. Balé Sobre Outros Eixos: Traçados de William Forsythe para a Criação de tecnologias de improvisação. Curitiba: CRV, 2017. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Um Projeto de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. LOUPPE, Laurence. Corpos Híbridos. IN: Lições de Dança II. Arnaldo Antunes (org.). Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000, p. 27 – 40. MINAYO, Maria Cecilia de souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. NEVES, José Luís. Pesquisa qualitativa: Características, usos e possibilidade. Caderno de pesquisa em administração. São Paulo: v.1, nº 3, 2º SEM./1996. PRODANOV, Cleber Cristiano & FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. E-book Metodologia do Trabalho Científico. SILVA, Eliana Rodrigues silva. Dança e Pós-Modernidade. Direitos para essa edição cedida à Editora da Universidade Federal da Bahia, 2005. SILVA, Ana Cristina Ribeiro Silva. Krump e Cultura Hip Hop: Gerações, Conexões, Percepções e Imagens. Campinas: UNICAMP, 2011. Doutorado em curso; orientação Julia Ziviani Vitiello. Artista da dança. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. XAVIER, Jussara, MEYER Sandra e TORRES, Vera. Coleção Dança Cênica: Pesquisa em Dança: Volume I. Joinville: Letra d’água, 2008. Links: ARRIETA, Luis. IN: http://www.mundodadanca.art.br/2010/03/danca-contemporanea-um relato.html Dança Contemporânea – Um relato, 2010. Acessado em 30 de maio de 2019. ASSEF, Claudia Assef https://claudiaassef.blogosfera.uol.com.br/2019/08/10/housedancers- como-vivem-o-que-comem-como-dancam-tao-bem/ House Dance, como vivem, o que comem, como dançam tão bem?, 2019. Acessado em 15 de maio de 2019. 46 COLOMBERO, Rose Mary Marques. http://www.gpef.fe.usp.br/teses/agenda_2011_09.pdf Grupo de pesquisa em educação escolar – FEUSP, Junho/2011. Acessado em 10 de maio de 2019. EJARA, Frank Ejara. http://hiphopsteps.blogspot.com/p/dancas-urbanas-historia.html Hip Hop Steps. Acessado em 30 de setembro de 2018. LAKKA, Vanilton Lakka. http://www.lakka.com.br/conexoes-entre-danca-de-rua-e-dancacontemporanea/ Vanilton Lakka, 2017. Work shop no México em 2012. Acessado em 30 de setembro de 2018. LAKKA, Vanilton Lakka. A cena das danças urbanas em cena: a interface danças urbanas e dança contemporânea. In: Anais do IV nacional de pesquisadores em dança, Comitê dança em configurações estéticas – junho/2015. Link: http://www.lakka.com.br/wpcontent/ uploads/2018/02/A-CENA-DAS-DAN%C3%87AS-URBANAS-EM-CENA-AINTERFACE- DAN%C3%87AS-URBANAS-E-DAN%C3%87ACONTEMPOR% C3%82NEA.pdf. Acessado em 01 de Junho de 2019. SOUZA, Róger de Souza. http://www.mundodadanca.art.br/2010/03/dancacontemporanea- sua-historia.html Dança Contemporânea – sua história, 2010. Acessado em 03 de Junho de 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A influência das danças urbanas e do balé classico no desenvolvimento artistico de um interprete criador.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons