DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Pedro Paulo da Silva-
dc.date.available2020-04-01-
dc.date.available2020-03-31T23:12:55Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2474-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to reflect on the Group Piano Teaching - EPG - and its implementation in Brazil. This work is necessary for pointing out the development of the EPG over time and for recognizing how it has been carried out in Brazilian universities. For the accomplishment of this work, a bibliographical review was conducted by means of articles, thesis and dissertations referring to the theme, giving preference to Brazilian and current authors. Through the description of the musical education model proposed by Swanwick, a discussion was made seeking to ponder on how the EPG has been realized in some Brazilian universities departing from its course syllabus. We acknowledge that the EPG's modifications over time reveal an important progress in the direction of a music education that does not prioritize on performance and leads to a current and more integrated musical education. Keywords: Music teaching, group piano, CLASP model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectPiano em grupopt_BR
dc.subjectModelo CLASPpt_BR
dc.titleReflexões sobre o ensino do piano em grupo no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-31T23:12:55Z-
dc.contributor.advisor1Ventura, Fábio Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8715371953676217pt_BR
dc.contributor.referee1Ventura , Fábio Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8715371953676217pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7615409989471781pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é refletir sobre o Ensino de Piano em Grupo - EPG - e como este vem sendo realizado no Brasil. Este trabalho se faz necessário pelo fato de apontar as modificações do EPG ao longo do tempo e por tentar reconhecer de que forma ele vem sendo desenvolvido nas universidades brasileiras. Para realização deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico utilizando artigos, teses e dissertações referentes ao tema, dando preferência para autores brasileiros e atuais. Através da descrição do modelo para a educação musical proposto por Swanwick, foi realizada uma discussão buscando refletir sobre como o EPG vem sendo realizado em algumas universidades brasileiras a partir de suas ementas. Reconhecemos que as modificações que o EPG sofreu através do tempo transparecem um desenvolvimento importante na direção de um ensino de música que não fosse apenas direcionado para o âmbito da performance e que se aproximasse de uma educação musical mais atual e integrada. Palavras-chave: Ensino de música, piano em grupo, Modelo CLASP.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesCOSTA, Maria M. I. A. da. O VALOR DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DE KEITH SWANWICK. Dissertação de Mestrado em Educação. Lisboa, 2009/2010. CHUEKE, Zélia. PIANO FUNCIONAL NA UNIVERSIDADE : CONSIDERAÇÕES SOBRE MÉTODOS E FINALIDADES. R. cient./FAP, Curitiba, v.1, p., jan./dez. 2006 DIAS, Henrique G. O PCN – ARTE, O MODELO C(L)A(S)P E AS IDEIAS DE SWANWICK: REPENSANDO OS REFERENCIAIS PARA O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA. Rio de Janeiro, 2011. DUCATTI, Regina H, A COMPOSIÇÃO NA AULA DE PIANO EM GRUPO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES/MÚSICA. Dissertação. Instituto de Artes UNICAMP. Campinas, 2005. FERNANDES, Rosângela. ENSINO INDIVIDUAL E COLETIVO DE PIANO. XXII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Educação Musical: Formação Humana, Ética e Produção de Conhecimento. Natal, 2015. FRANÇA, Cecília C.; Swanwick, Keith. COMPOSIÇÃO, APRECIAÇÃO E PERFORMANCE NA EDUCAÇÃO MUSICAL: TEORIA, PESQUISA E PRÁTICA. Revista EM PAUTA – V.13, No. 21. Rio de Janeiro, 2002. REBOUÇAS, Maria O. S. O ENSINO COLETIVO NO BRASIL: PANORAMA GERAL SOBRE EXPERIENCIAS E MÉTODOS. Monografia. São Paulo, 2012. REINOSO, Ana P. T. O ENSINO DE PIANO EM GRUPO EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Dissertação de Pós-Graduação. Rio de Janeiro, 2012. SANTOS, Rogério L. dos. O ENSINO DE PIANO EM GRUPO: UMA PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE MÉTODOS DESTINADOS AO CURSO DE PIANO COMPLEMENTAR NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Tese de Doutorado. São Paulo, 2013. LEMOS, Daniel. CONSIDERAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM MÉTODO DE PIANO PARA ENSINO INDIVIDUAL E COLETIVO. Revista do Conservatório de Música da UFPel. No. 5, p. 95-125, Pelotas, 2012. MONTANDON, Maria I. ENSINO COLETIVO, ENSINO EM GRUPO: MAPEANDO AS QUESTÕES DA ÁREA. I Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumento Musical. Goiânia, 2004. PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS E EMENTAS <http://www.musica.ufmg.br/images/Texto/Graduacao/ementas/Ementario.doc> acessado 01/10/2017 <http://www.iarte.ufu.br/sites/iarte.ufu.br/files/media/publicacoes/projeto_pedagogico_grad uacao_em_musica.pdf> acessado 01/10/2017 <https://www.ufpe.br/documents/39219/0/musica_instrumento_perfil_9204.pdf/8147d1ff- 56cd-4c1a-8edf-dfcaf905217 A> acessado 20/10/2017 <https://www.ufpe.br/documents/39211/0/musica_licenciatura_perfil_8805.pdf/91a50926- 208f-4572-8feb-01a4676b3179> acessado 20/10/2017pt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO PIANO EM GRUPO NO BRASIL.pdf534,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons