DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ana Carla dos Santos-
dc.date.available2020-03-27-
dc.date.available2020-03-26T23:50:06Z-
dc.date.issued2017-03-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2457-
dc.description.abstractIt is necessary to highlight the social importance of science and Scientific Divulgation, so that both can offer society, information on the relationship science / society, considering the direct link between the achievements of science and its direct and indirect impacts on the mankind and environment. The general objective of the research was to analyze the existence of political and economic forces in the approach of the subject on pesticides, focusing on the emergence of the discussion with Rachel Carson in the 60s of the 20th century in the USA, to the present day, mainly focusing on discussions Governmental organizations. Through the analyzes of the Magazines Science Today and Children´s Science Today, considering frequency, discursiveness and textual construction of the contents analyzed. We seek to identify the reports and their strategies of approach, considering the levels of problematizations present in the texts. To this end, a literature search was conducted using a qualitative approach in a theoretical perspective of Critical Discourse Analysis (CDA) of the magazines´ leads among 2000 and 2014. The magazines Science Today and Children´s Science Today publicly released 20 subjects with the theme that we present, in this temporal cut and their speeches are predominantly based on the environment, in spaces directed to the news. It should report that since the first edition, the magazine has positioned itself against the use of pesticides, not only presenting the dangers of use for humans and for the environment, but also arguing and advocating the use of ecologically viable alternatives such as sustainable use land, agro-ecology, the use of biopesticides or electronic tools pest detection, as well as presenting to the reader the latest changes as the legislation on the use of pesticides in the Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAgrotóxicospt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectAnálise Textualpt_BR
dc.subjectRevista Ciência Hojept_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.titleOs agrotóxicos e a divulgação científica: o visível e o invisibilizadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-26T23:50:06Z-
dc.contributor.advisor1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee2Alexino, Ricardo Ferreira-
dc.contributor.referee3Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, José Camilo Ramos de-
dc.contributor.referee5Aguiar , Ana Paulina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133734175295827pt_BR
dc.description.resumoÉ necessário destacar a importância social da ciência e, consequentemente, da Divulgação Científica, de modo que ambas possam oferecer à sociedade, informações sobre a relação ciência/sociedade, considerando a ligação direta entre as realizações da ciência e seus impactos diretos e indiretos sobre a pessoa e o ambiente em que vive. O objetivo geral da pesquisa foi analisar de a existência de forças políticas e econômicas na abordagem das matérias sobre agrotóxicos, com enfoque na emergência da discussão com Rachel Carson na década de 60 do século XX nos EUA, aos dias atuais, principalmente com enfoque às discussões governamentais deliberativas. Perpassando pelas análises das Revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças, considerando frequência, discursividade e construção textual dos conteúdos analisados. Buscamos identificar as reportagens e suas estratégias de abordagem, considerando os níveis de problematizações presentes nos textos. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, em uma perspectiva teórica de Análise Crítica do Discurso (ACD) dos lides das revistas entre os anos 2000 e 2014. A revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças tornaram públicas 20 matérias com o tema ao qual apresentamos, nesse recorte temporal e seus discursos são pautados, predominantemente, no âmbito do meio ambiente, em espaços direcionados a notícias. Convém relatar que desde a primeira edição, a Revista posicionou-se contra o uso de agrotóxicos, não apenas apresentando os malefícios sobre uso para o ser humano e para o meio ambiente, mas também argumentando e defendendo o uso de alternativas ecologicamente viáveis como uso sustentável da terra, agroecologia, o uso de biopesticidas ou ferramentas eletrônicas de detecção de pragas, assim como apresentando ao leitor as últimas mudanças quanto a legislação sobre o uso de agrotóxicos no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
dc.relation.referencesABREU. Alzira Alvez. Ponto de vista: José Reis. In, MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima. Ciência e Público: Caminhos da Divulgação Científica no Brasil. Rio de Janeiro. Casa da Ciência – Centro Cultural da Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura: 2002. AGROW. Agrow’s Top 20, DS 258. Disponível em: <http://www.agrow.com/reports/agrowtop_20_2007_chapter1.shtml> Acesso em: 16/05/17, 2007. ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Indicador Nacional das Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde. Boletim Informativo Segurança do Paciente e Qualidade Assistencial em Serviços de Saúde 2011; 1(3): 1-5. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br> Acesso em 02 fev. 2017. (a) ANVISA; UFPR. Seminário de mercado de agrotóxico e regulação. Brasília: ANVISA. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoespermanentes/capadr/audiencias-publicas/audiencias-2012/rap-09-de-maio-de-2012-anvisaagenor. Acesso em: 20 abr. de 2017. (b) AMORIM, Antônio Carlos. O Ensino de Biologia e as Relações entre C/T/S: o que dizem os professores e o currículo do Ensino Médio? Dissertação de Mestrado. Campinas: FE/UNICAMP, 1995. ANGÉLICO, Fabiano. Lei de acesso a informação e seus possíveis desdobramentos para a accountability democrática. 2012. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), 2012. ANDRADE, Manuel Jorge F. V. Economia do meio ambiente e regulação: análise da legislação brasileira sobre agrotóxicos. Rio de Janeiro: FGV/EPGE, 1995. 101p. Dissertação (Mestrado em Economia) – Escola de Pós-Graduação em Economia, Fundação Getúlio Vargas. ANVISA. PORTAL ANVISA, 2016. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/- /asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/divulgado-relatorio-sobre-residuos-de-agrotoxicosem-alimentos/219201?inheritRedirect=false . Acesso em jun. de 2017. ALVES FILHO, José Prado. Uso de agrotóxicos no Brasil: controle social e interesse corporativo. Annablume, São Paulo, 2002. ARAÚJO, A. J. et al. Multiple exposure to pesticides and impacts on health: a cross- section study of 102 rural workers, Nova Friburgo, Rio de Janeiro State, Brazil. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 115- 130. 2007. ATOJI, Marina Lemini. Cascos duros. Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas. 22 set. 2011. Disponível em:< http://www.informacaopublica.org.br > Acesso em: 03 mar. 2017. AULER, Décio. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. Tese de Doutorado. Florianópolis: CED/UFSC, 2002. ___________, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? ENSAIO. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 03, n. 02, p. 17-29, junho de 2001. AZEVEDO, Fernando (Org.). As Ciências no Brasil. 2ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1994. BAALBAKI, Angela Corrêa Ferreira. A revista Ciência Hoje das Crianças e o discurso de divulgação científica: entre o ludicismo e a necessidade .2010. 308 f. Tese (Doutorado) – Programa de Doutorado em Letras, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, Niterói, RJ, 2010. BAZZO, Walter. Ciência, Tecnologia e Sociedade: o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: ed. da UFSC, 1998. BAZZO, Walter A; LINSINGEN, Irlan Von, e TEIXEIRA, Luis. Introdução aos estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cadernos de Ibero-América, Madri, Espanha: OEI – Organização dos estados Ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura, 2003. BENATTO, Alfredo. Sistemas de Informação em Saúde nas Intoxicações por agrotóxicos e afins no Brasil: situação atual e perspectivas. 2002. 118 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. BOBBIO, Norberto, Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino; trad. Carmen C, Varriale et al.Dicionário de política I. coord. trad. João Ferreira; rev. geral João Ferreira e Luis Guerreiro Pinto Cacais. - Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1 la ed., 1998. BREED, Warren. Controlo social na redacção. Uma análise funcional. In: TRAQUINA, Nelson. (org). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Veja Ltda, 1993. P.152-166. BROMLEY, Daniel W. Environment and economy: property rights and public policy. Massachusetts: Basil Blackwell, 1991. 247p. BUENO, Wilson C. Jornalismo científico: conceitos e funções. Ciência e cultura, vol. 37, n. 9, pp. 1420-1427, 1985. _____________. Jornalismo científico, lobby e poder. Parcerias estratégicas. Brasília, Centro de Estudos Estratégicos/MCT, nº 13, dezembro de 2001 BUENO, Christiane Cardoso. Imagens de crianças, ciências e cientistas na divulgação científica para o público infantil. 2012.235 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 2012. BRAGANÇA GIL, F. Museus de Ciência. Preparação do futuro; memória do passado. Revista de Cultura Científica, n.3. pp. 72-89, 1998. BULL David; HATHAWAY David. Pragas e Venenos: Agrotóxicos No Brasil e no Terceiro Mundo. Petrópolis: Vozes/OXFAM/FASE, 1986. BRASIL – MEC – Ministério de Educação, CNE– Conselho Nacional de Educação – Diretrizes Curriculares – Nível Tecnológico. Resolução CNE/CP nº3 de 18/12/2002. CALDAS, Maria das Graças Conde. Comunicação, educação e cidadania: o papel do jornalismo científico. In: GUIMARÃES, E. (org.). Produção e circulação do conhecimento – política, ciência, divulgação. Campinas: Pontes, 2003. CALLADO, Ana Arruda. O texto em veículos impressos. In. CALDAS, Álvaro (org). Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da internet. São Paulo: Loyola, 2002. CALDAS, Maria das Graças Conde. Jornalistas e cientistas: a construção coletiva do conhecimento. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósComUmesp, n. 41, p. 39-53, 1o. sem. 2004. CACHAPUZ, António; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 10, n. 3, p. 363-381, Dec. 2004. CALVO HERNANDO, Objetivos de la Divulgación de la Ciência. Chasqui 60, Dezembro, 1997. CARLETTO, Márcia Regina; Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel. Subsídios para uma prática pedagógica transformadora: contribuições do enfoque CTS. IENCI-V15(3), pp 507-525, 2010 CASTRO, Jane S. Maia; CONFALONIERI, Ulisses. Uso de agrotóxicos no Município de Cachoeiras de Macacu (RJ). Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 10, n. 2, p. 473-482, Apr. 2005. COUTINHO, Iluska. Colunismo e poder: representação nas páginas de jornal. In: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2007. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/coutinho-iluska-colunismo-poder.pdf. Acesso em: 30 mai. 2017. CHASSOT, Attico. Educação conSciência. Santa Cruz do Sul: EdUNISC, 2003. CRUZ, Sônia Maria Silva Corrêa de Souza Aprendizagem centrada em eventos: uma experiência com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino Fundamental. Tese de Doutorado. Florianópolis: CED/UFSC, 2001. DAGNINO, Renato; THOMAS, Hénan; DAVYT, Almícar. El Pensamiento em Ciencia, Tecnología y Sociedad em Lationoamérica:de uma interpretación política de sutrayectoria. In: DAGNINO, R.; THOMAS, H. Ciencia, Tecnologia e Sociedade: uma reflexão latinoamericana. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2003. DAHER, Rui. Brasil, paraíso dos agrotóxicos. Revista Carta Capital, 16 de agosto de 2016. Disponível em http://www.cartacapital.com.br/economia/brasil-paraiso-dos-agrotoxicos Acesso: 20 jan. 2017. DeBOER, George E. Scientific literacy: another look at its historical and contemporary meanings and its relationship to science education reform. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 6, p. 582-601, 2000 DE GEORGE, W. 1981. Conceptualization and Measurement of Audience Agenda, in Wilhoit G. (ed.), Mass Communication Review Yearbook, vol. 2, Sage, Beverly Hills, pp. 219-224. DONOHUE, G.; TICHENO R, P.; OLIEN, C. Gateekeping. Mass Media Systems and Inform ation Control», in Mine G.-Tichenor P. (eds.), Current Perspectives in Mass Comunication Research, S age, Beverl y Hilis, pp. 41-69, 1972. EXTRA. Anvisa divulga índice de alimentos contaminados por agrotóxicos. 2010. Disponível em <https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/anvisa-divulga-indice-de-alimentoscontaminados-por-agrotoxicos-267337.html>. Acesso em 06 jun. de 2017. FARIA, Neice Müller Xavier; FASSA, Ana claudia Gastal; FACCHINI, Luiz Augusto. Intoxicação por agrotóxicos no Brasil: os sistemas oficiais de informação e desafios para realização de estudos epidemiológicos. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 25-38, jan./mar. 2007. ________ et al. Trabalho rural e intoxicações por agrotóxicos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.20, p.1298-1308, 2004. FAO/IFA (1999). Fertilizer Strategies. Rome and Paris, Food and Agriculture Organization and International Fertilizer Industry Association. < ftp://ftp.fao.org/agl/agll /ch10/ch104.pd> FAO. O ESTADO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO BRASIL: Um retrato multidimensional, RELATÓRIO 2014. Disponível em: <http://www.fao.org.br/download/SOFI_p.pdf>. Acesso em 10 fev. de 2017. FERNANDES, Joana Lobo. Perspectivas sobre os discursos da divulgação da ciência. Exedra, Coimbra, n. especial, 2011. FUNDACENTRO. Prevenção de acidentes no trabalho com agrotóxicos: segurança e saúde no trabalho, n. 3. São Paulo: Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, Ministério do Trabalho, 1998. GIORDANI, Rosselane Liz. As Relações de Poder Exercidas através do Discurso. 2011. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2014. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. _____. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 35.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. ______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. FOUREZ, Gerard. Alfabetización Científica y Tecnológica. 1ª Ed. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1994. ______. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995. ______. Science teaching and the STL movement: a socio-historical view. In: JENKINS, Edgar (Ed.). Innovations in science and technology education, v. VI. Paris: UNESCO Publishing, 1997. FREITAS, Felinio. Jornalistas, cientistas e a representação da realidade por meio da construção da notícia. Versão Beta (UFSCar), v.8, p. 29-38, 2009. GARCÍA CARDONA, Milagros Coromoto. Linguagem dos riscos e sujeitos posicionados: o uso de agrotóxicos no Vale de Quíbor, Venezuela. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: PUC-SP, 2004. GARCÌA, Marino García; CEREZO, Jose Antônio Lopes; LUJÁN, Jose Luis. Ciência, tecnologia y sociedade. Uma introduccion al estúdio social de la ciência y la tecnologia. Madrid: Tecnos, 1996. GIBBONS, M. et al. (1994). The new production of knowledge: the dynamics of science and research in contemporary societies. London: SAGE Publications. GIRARDI, Ilza Maria Tourinho; SCHAWAAB, Reges; MASSIERER Carine. Caminhos e descaminhos do jornalismo ambiental. C&S – São Bernardo do Campo, v. 34, n. 1, p. 131- 152, jul./dez. 2012. GRANGER, Gilles-Gaston, (1994). A ciência e as ciências. São Paulo: Editora da UNESP. GROSS, Alan. The role of rethoric in the public understanding of science. Public understanding of science, v. 3, p.3-23, 1994. GUIVANT, Julia. Reflexividade na sociedade de risco, os agrotóxicos nos alimentos. In: Herculano, S. (org.). Qualidade de vida e riscos ambientais. Niteroi: Editora da UFF, 2000. HAZEN, Robert M.; TREFIL, James. Science Matters. Achieving scientific literacy. New York, Anchor Books Doubleday, 1991. HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Também publicado em Coimbra: Ed. Arménio Amado, 8 ed., 1987 (Tradução de Dr. Antonio Correia). HILGARTNER, Stephen. The dominant view of popularization: conceptual problems, political uses. Social studies of science, v. 20, n. 3, p. 519-139, 1990. HODSON, Derek. Time for action: Science education for an alternative future. Internacional Journal of Science Education, v. 25, n. 06, p. 645 – 670, 2003. HUNTER, Mark Lee. A investigação a partir de histórias: um manual para jornalistas investigativos. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images > Acesso em 10 jan. 2017. IVANISSEVICH, A. Ciência fora do casulo. Ciência Hoje, n. 184, julho, 2002. Disponível em: <http://ciênciahoje.uol.com.br/sobre/historia-da-revista-ch> Acesso em: 30 jan. 2017 JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. 3a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996. JAPIASSU, Hilton. Um desafio à educação: repensar a pedagogia científica. São Paulo: Letras & Letras, 1999. KIRRANE, Ellen et al. Retinal degeneration and other eye disorders in wives of farmer pesticide applicators enrolled in the Agricultural Health Study. Am J Epidemiol. V. 161, p. 1020–1029, 2005. KOIFMAN, Sergio; HATAGIMA Ana. Disruptores endócrinos no ambiente: efeitos biológicos potenciais (Editorial). Revista Brasileira de Mastologia, v.13, n. 1 p.9-11, 2003. KRASILCHIK, Myriam. Inovação no ensino das ciências. In: GARCIA, W. E. (Org.). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, p.164-180, 1980. LAUGIKSCH, Rudiger. Scientific Literacy: A Conceptual Overview, Science Education, v.84, n.1, 71-94, 2000. LANG, Gladys Engel.; LANG, Kurt. 1981. Watergate and Explorations of Agenda Setting Building Process, lorque, in Wilhoit G. (ed.), Mass Communication Review Yearbook, vol. 2, Sage, Beverly Hills, pp. 447-465. LEWENSTEIN, Bruce V. Was there really a popular science boom? Science, Technology, Human Values. N.12 (2), 29-41, 1987. _____________. From Fax to Facts: Communication in the Cold Fusion Saga. Social Studies of Science, n.25, p. 403-436, 1995. _____________. Entendiendo el entramado de procesos comunicacionales que acontecenen la construcción de prácticas y conocimientos científicos: una entrevista con Bruce Lewentein acerca de la ciencia y los medios de comunicación. Entrevista a Plablo J. Boczkowski. Redes, p. 165-184, 1997. LOPES. Reginaldo. Proposta de Projeto de Lei. Disponível em <http://www.camara.gov.br/sileg/integras/115054.pdf> Acesso em março de 2017 LOPES, Maria M.; MASSARANI, L.; FIGUERÔA, Silvia Fernanda de M.; Fernando Flavio Marques de Almeida e a Divulgação Científica. In: MANTESSO-NETO, V. (org.). Geologia do Continente Sul-Americano: evolução da obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. São Paulo: Beca, 2004. LUTZENBERGER, José. Absurdo da Agricultura Moderna: dos fertilizantes químicos e agrotóxicos à biotecnologia. Porto Alegre: 1998. 08 p. Disponível em: http:// www.fgaia.org.br/texts/biotec.html. Acesso em: jan. 2017. ______, José. A Problemática dos agrotóxicos. Especial para o Estado de Minas, maio, 1985. Disponível em http://www.fgaia.org.br/texts/A%20PROBLEM%C3%81TICA%20DOS%20AGROT%C3% 93XICOS%20-%20Jos%C3%A9%20Lutzenberger,%20maio%201985.pdf acesso em: jan. de 2017. MANZINI, Sibusiso. Effective Communication of Science in a Culturally Diverse Society. Science Communication, v.25, n.2, p.191-197, dec/2003. ENSERINK, Martin et al. Science 16 Aug 2013: Vol. 341, Issue 6147, pp. 728-729. Disponível em: <http://science.sciencemag.org/content/341/6147/728> 03 jan. 2017. MAMEDE, Maíra; ZIM b bMERMANN, Erika. Letramento Científico e CTS na formação de professores para o ensino de ciências. Enseñanza De Las Ciencias. Número extra. VII CONGRESO, 2005. MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial - O Homem Unidimensional. Trad. Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973. MARICONI, Francisco A.M. Inseticidas e seu Emprego no Combate às Pragas. Ed. Agron. Ceres. São Paulo, 607p., 1986 MASSARANI, Luísa. “Reflexões sobre a divulgação científica para crianças”. 1999. In: Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro/BRA, Disponível em: <http://www.intercom.org.br/paper/xxii-ci/gt11/11c04.PDF> 31 jan. 2017 MCLEOD Jack M.; BECKER, Lee B.; BYRNES, James E. Another Look at the AgendaSetting Function of the Press», Communication Research, vol. 1, n.º 2, 1974. MC COMBS, Maxwell, Y SHAW, Donald L. The agenda-setting function of mass media. Public opinion quarterly. Chicago: University of Chicago Press. 1972. MEDEIROS, Marcílio. S. Amazonense come cada vez mais com agrotóxico. Emtempo, Manaus, p. B2 - B2, 23 fev. 2016. MELO, José Marques de. Impasses do Jornalismo Científico. Comunicação e Sociedade, n. 7, 1982. MENDES, Marta Ferreira Abdala. Uma perspectiva histórica da divulgação científica: a atuação do cientista divulgador José Reis (1948-1958). 2006. 256 f. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde). Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2006. MILLAR, Robin. Towards a science curriculum for public understanding. School Science Review, v. 77, n. 280, p. 7-18, 1996 MILLER, Jon D. Scientific Literacy: a conceptual and empirical review. Daedalus, v. 112, n. 2, 1983. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. 2014. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/9976-polinizadores-em-risco-deextin%C3%A7%C3%A3o-%C3%A9-amea%C3%A7a-%C3%A0-vida-do-ser-humano> Acesso em 05 de jan. 2017. MOREIRA, Ildeu de Castro;MASSARANI, Luisa. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: MASSARANI, L., MOREIRA, I. de C. e BRITO, F. Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia a UFRJ. Fórum de Ciência e Cultura, 2002, p. 43-64. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. _______. Cultura de massa no século XX. Vol. 1. Neurose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009a. Disponível em: http://abdet.com.br/site/wpcontent/uploads/2015/04/Cultura-de-Massas-no-s%C3%A9culo-XX-Neurose.pdf. Acesso em 10 mai.2017. NEVES, Rosicler; MASSARANI, Luisa. A divulgação cientifica para o público infantojuvenil: um balanço do evento. In.: Massarani, Luisa (ed.) Ciência e criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil / Editado por Luisa Massarani. – Rio de Janeiro: Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, 2008 NORRIS, STEPHAN P. E PHILLIPS, LINDA M. How Literacy in Its Fundamental Sense is Central to Scientific Literacy, Science Education, v.87, n.2, 224-240, 2003. OGA, Seize. Fundamentos de Toxicologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2003. ORLANDI, Eni. A leitura proposta e os leitores possíveis. In: __ (org.). A leitura e os leitores. 2ed. Campinas, SP: Pontes, 2003, ___________. _____. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4ed. Campinas, SP: Pontes: Vozes, 2004. _____________. A noção de “povo” que se constitui em diferentes discursividades. In: SILVA, S. M. S.(org.). Os sentidos do povo. São Carlos: Claraluz, 2006, PARA/ANVISA (2016). Disponível em http://portal.anvisa.gov.br/programa-de-analise-deregistro-de-agrotoxicos-para. Acesso em abril de 2017. PASCHOAL, Adilson D. Pragas, Praguicidas e a Crise Ambiental : problemas e soluções. Rio de Janeiro, Ed. FGV. 102p. 1979. PENSAR O ECO (2016). Disponível em http://www.oeco.org.br/noticias/projeto-queracelerar-aprovacao-de-novos-agrotoxicos/ Acesso em abril de 2017. PERES et al., Comunicação relacionada ao uso de agrotóxicos em região agrícola do Estado do Rio de Janeiro RJ. Rev Saúde Pública, v. 35, n. 6, p. 564-570, 2001. PICAZZIO, E. Quando a Divulgação Apenas Desinforma. Scientific American Brasil - Artigos, São Paulo, 2008. PINGALI, Prabhu L; MARQUEZ, Cintia B; PALIS, Florencia G. Pesticieds and Philippine Rice Farmer Health: A Medical and Economic Analysis. Amer. J. Agr. Econ, vol. 76, agustst 1994, p.587-592. REIS, José. Professor José Reis: um divulgador da ciência. Ciência Hoje, Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, v. 1., n. 1, p. 77-78, jul.-ago./1982. RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, Campinas: gepCE/FE/UNICAMP, GPEAG/IG/UNICAMP; Florianópolis: DICITE/UFSC, v. 1, n. especial, nov. 2007. RÍOS, E; Solbes, J. “Las relaciones CTSA em la enseñanza de la tecnologia y las ciencias: una propuesta con resultados.” Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 6, n. 1, 2007. ROSATI, Sergio et al. Genetic and antigenic characterization of cave (caprine arthritisencephalitis virus) recombinant transmembrane protein. Veterinary Microbiology, v. 45, n. 4, p. 363-370, 1995. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; e SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, 1997. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. dos. O ensino de química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 1992. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 110-132, Dec. 2000. SEIXAS, Lia. Teorias de jornalismo para gêneros jornalísticos. Galaxia. (São Paulo, Online), n. 25, p. 165-179, jun. 2013. SASSERON, L.H. CARVALHO, A.M.P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. v. 16, n. 1, 2011. SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. São Paulo: Contexto, 2003. SCHMIDT, Maria Luiza Gava; GODINHO, Pedro Henrique. Um breve estudo acerca do cotidiano do trabalhador e produtores rurais: intoxicação por agrotóxicos e subnotificações. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 31, n. 113, p. 27-40, 2006. SHAMOS, Morris H. The Mith of Scientific Literacy. Rutgers University Press, New Jersey, 1995. SCHWARTZMAN, Simon. Formação da Comunidade Científica no Brasil. São Paulo: Ed. Nacional; Rio de Janeiro: Financiadora de estudos e Projetos, 1979. SHEN, Benjamin S. P. Science literacy. American Scientist, v. 63, n. 3, p. 265-268, 1975. SOARES, Wagner; MORO, Sueli; ALMEIDA, Renan. Rural Worker's Health and Productivity: na economic assessment of pesticide use in Minas Gerais, Brazil. Applied Health Economics and Health Policy. Austrália: v. 1, nº 3, p. 157-164, 2002. SOARES, Wagner. Uso dos agrotóxicos e seus impactos à saúde e ao ambiente: uma avaliação integrada entre a economia, a saúde pública, a ecologia e a agricultura. 2010. 163 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente). Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010. SOUZA, Líria Alves De. "DDT"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/ddt.htm>. Acesso em: 17 de março de 2016. STIGLER, G.J. The theory of economic regulation. Tlie Bell Journal of Economics and Management Science, v. 2, p. 3-21. 1971. STENERSEN, Jørgen Chemical pesticides: mode of action and toxicology. New York: CRC Press; 2004. THOMPSON, John B (1998). A mídia e a modernidade. 6a edição. Rio de Janeiro: Vozes. _____________. 2002. “El papel del escándalo en la política”. In: PERUZZOTTI, Enrique e SMULOVITZ, Catalina. Controlando la política – Ciudadanos y medios den las nuevas democracias latinoamericanas. Buenos Aires: Temas TRAQUINA, Nelson. O que é jornalismo? Lisboa: Quimera, 2002. TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. C/T/S: Mudanças curriculares e Formação de Professores. Tese de Doutorado. São Paulo: FE/USP, 1993. TEIXEIRA, Mônica. Pressupostos do jornalismo científico no Brasil. In MASSARANI, L.; CASTRO, I.; BRITO, F. (org.) Ciência e Público. Caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/UFRJ, 2002. TOMAZELLO, Maria Guiomar Carneiro. O Movimento Ciência, Tecnologia, SociedadeAmbiente na Educação em Ciências. Cascavel – PR. Anais do I Seminário Internacional de (CTS) de 28 a 30 de abril de 2009. UNIOESTE, Cascavel- Paraná. Acesso: setembro 2012. Disponível: http://cac-php.unioeste.br/eventos/ctsa. VOGT, Carlos (Org). Cultura científica: desafios. São Paulo: Edusp, 2006. WAKS, Leonard J. Educación em ciencia, tecnología y sociedad: origenes, desarrollos internacionales y desafios actuales. In: MEDINA, M., SANMARTÍN, J. (Eds.). Ciencia, tecnología y sociedad: estudios interdisciplinares em la universidad, em la educacíon y em la gestión política y social. Barcelona, Anthropos, Leioa: Universidaddel País Vasco, 1990. WHITE, David M. O gatekeeper: uma análise de caso na seleção de notícias. In N. Traquina, Jornalismo: questões, teorias e estórias (pp. 142-151). Lisboa: Veja, 1993. WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 3ª. ed. Lisboa: Presença, 1994. Documentários: NUVENS DE VENENO, 2016, VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), (22:41 min), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jZ1QUAxFaxs>. Acesso em 05 mar. 2016 O VENENO ESTÁ NA MESA 2, 2011. Tv Alvorada espírita (01:10:19 min), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MtQTejGeL4M> Acesso em: 04 abr. 2016. MEET THE TRUTH – UMA VERDADE MAIS QUE INCONVENIENTE, 2012, Venuz, (04:15 min), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u7LBPHtOBnk. Acesso em 04/04/2016 OS PERIGOS DOS AGROTÓXICOS PARA A SAÚDE, 2014, Ministério da Saúde. (04:15 min), son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VuYuYzClPNg&nohtml5=False. Acesso em: 05 mar. 2016 CAMPANHA CONTRA OS AGROTÓXICOS, 2015. Rádio Web Universidade de Brasília (UnB). (07:49 min), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DLNFqSHA7u8&nohtml5=False> Acesso em 11 abr. 2016 AGROTÓXICOS E CÂNCER, 2012. Ciência Hoje on line, (08:29 min), son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AIpOsbgP-Ms&nohtml5=False>. Acesso em 11 abr. 2016pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os agrotóxicos e a divulgação científica - o visível e o invisibilizado.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons