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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPiquera, Guilherme Sagava-
dc.date.available2020-03-27-
dc.date.available2020-03-26T23:30:16Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2452-
dc.description.abstractDue to the immensity of rivers present in the Amazon make boats the main means of locomotion of people and goods, most boats present in the region are made only by hand, but for large locomotions many of these are provided with engines being the simplest famous ‘’rabetas’’. Therefore, the aim of this work is to select a simple and sturdy reverser synchronizer system that can be produced with simple machining machinery from a real workshop. To this end, a study will be done on types of transmissions, gears, joints and sizing of keys. We will also explain a little about the types of vessels and their components in order to broaden naval knowledge and the functionality of a reverser applied to a tail. From this review we determined two types of joints between the hub and the axis that can be applied to the synchronizer that are striated profile and sliding key, from this delimitation the study is made to find out which one is the most economically viable. It was found that using the sliding key is the best option. Once the keyed joint is defined, it is then dimensioned by applying the maximum motor torque and safety factors. The dimensioned key is relatively small and as the other components have not been defined it has been found to be oversized at the end increasing the strength of the assembly and the service life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRabetapt_BR
dc.subjectReversorpt_BR
dc.subjectEngrenagempt_BR
dc.subjectSincronizadorpt_BR
dc.subjectChavetapt_BR
dc.subjectTailpt_BR
dc.subjectReverserpt_BR
dc.subjectGearpt_BR
dc.subjectSynchronizerpt_BR
dc.subjectKeypt_BR
dc.titleDefinição de um sistema de sincronizador para reversor mecânico de baixo custo para rabetapt_BR
dc.title.alternativeDefinition of a low cost mechanical reverser synchronizer system for tailpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-26T23:30:16Z-
dc.creator.ID5860631122472919pt_BR
dc.contributor.advisor1Sansone, José Luiz-
dc.contributor.advisor1ID9444399925200590pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9444399925200590pt_BR
dc.contributor.referee1Edry Antonio Garcia, Edry Antonio Garcia-
dc.contributor.referee1ID1105882720421386pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1105882720421386pt_BR
dc.contributor.referee2Correa, Alexandre da Rocha-
dc.contributor.referee2ID9026430885109863pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9026430885109863pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5860631122472919pt_BR
dc.description.resumoEm virtude da imensidão de rios presentes na Amazônia tornam as embarcações os principais meios de locomoção de pessoas e mercadorias, a maioria dos barcos presentes na região são unicamente fabricados artesanalmente, mas para grandes locomoções muitos destes são providos de motores sendo os mais simples as famosas rabetas. Com isso o intuito deste trabalho visa selecionar um sistema sincronizador, de um reversor, que seja simples e resistente capaz de ser produzido com maquinários de usinagem simples de uma oficina real. Para tal será feito estudo em tipos de transmissões, engrenagens, uniões e dimensionamento de chavetas. Também será explicado um pouco sobre os tipos de embarcações e seus componentes a fim de ampliar o conhecimento naval e das funcionalidades de um reversor aplicado em uma rabeta. A partir desta revisão determinaram-se dois tipos de uniões entre o cubo e o eixo que podem ser aplicados ao sincronizador que são perfil estriado e chaveta por deslizamento, a partir dessa delimitação faz-se o estudo para averiguar qual deles é o mais economicamente viável de produção e constatouse que a utilização da chaveta por deslizamento é a melhor opção. Definido a união por chaveta faz-se então o seu dimensionamento aplicando o torque máximo do motor e os fatores de segurança. A chaveta dimensionada é relativamente pequena e como não foram definidos os outros componentes constatou-se que ela ficará superdimensionada ao final elevando a resistência do conjunto e a vida útil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqProcessos de Fabricação, Seleção Econômicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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