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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Elizangela da Rocha-
dc.date.available2020-03-17-
dc.date.available2020-03-17T19:15:08Z-
dc.date.issued2015-11-12-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2357-
dc.description.abstractThis research has as object of investigation the redefinition of professor researcher trend by the Academic Master´s course egresses in Science Education in the Amazon the University of the State of Amazonas and the contributions brought to their living and investigative experiences. The subjects of research were six egresses, three Academic Masters and three College Professional Masters. The research is defined as qualitative, legitimated by the technical semistructured interviews and life´s report. The treatment of collected data were based on interpretative analysys divided on four areas: (1) Living and experiences with the master´s degree research; (2) Perspective of the Professor Researcher Trend; (3) The emphasis on Professor Researcher Trend during the Master´s degree training; (4) The Professor researcher trend features on daily work. The analyzed reports allows us to understand that the egresses act as professor researchers, giving a new meaning on their professional practices providing the students an education with research mediated by several strategies, as internship use, field analysis, articles elaboration and realized survey publication. The Master degree as a graduation course provides a variety of knowledge and skills to a transforming educational practice, as the professor researcher graduation, leaving up to them to take or not this position. The route in master´s course resulted in the redefinition of the ontological, epistemological and methodological aspects of the egresses and researcherpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTendência professor pesquisadorpt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectRelatos de vidapt_BR
dc.titleAs perspectivas de professor pesquisador em narrativas de egressos do programa de pós - graduação em educação e ensino de ciências na Amazôniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-17T19:15:08Z-
dc.contributor.advisor1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee1Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Rosa Oliveira Marins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3056605003492861pt_BR
dc.contributor.referee3Fachín Terán, Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646400621099687pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9802430254056233pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de investigação a ressignificação da tendência professor pesquisador pelos egressos do curso de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas e que contribuições aquela tem trazido para suas vivências e experiências investigativas. Os sujeitos da pesquisa foram seis egressos, sendo três do Mestrado Acadêmico e três do Mestrado Profissionalizante. Define-se a pesquisa como qualitativa, legitimada pelas técnicas de entrevista individual semiestruturada e relato de vida. O tratamento dos dados coletados foi realizado com base na análise interpretativa distribuídos em quatros eixos: (1) experiências e vivências com a pesquisa no mestrado; (2) perspectivas da tendência professor pesquisador; (3) a ênfase dada à tendência professor pesquisador durante a formação no mestrado; (4) as características da tendência professor pesquisador no cotidiano profissional. Os relatos analisados nos permitiram compreender que os egressos atuam como professores pesquisadores, ressignificam a tendência em suas práticas profissionais, proporcionando aos alunos um ensino com pesquisa mediado por várias estratégias, como o uso do estágio, análise de campo, elaboração e publicação de pesquisa. O mestrado enquanto curso de formação oferece um leque de conhecimentos e habilidades a uma prática educacional transformadora, assim como a formação do professor pesquisador, cabendo a ele próprio adotar ou não esta postura. O percurso no mestrado resultou na ressignificação dos aspectos ontológicos, epistemológicos e metodológicos dos egressos e da pesquisadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIApt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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