DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Felipe Ramos de-
dc.date.available2020-03-11-
dc.date.available2020-03-11T13:32:54Z-
dc.date.issued2018-08-11-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2194-
dc.description.abstractThis work has as main proposal to analyze the dialogue between the Western knowledge declared officially by the University and the knowledge historically constructed from the narratives of alumnus of the CEST / UEA. The analysis was anchored from the tradition of postcolonial thought. The research adopted a methodological strategy that combined oral history and ethnography. As oral history, we favored the adoption of narratives from the life histories of CEST / UEA alumni, and in the ethnographic aspect we trained our eyes towards the "estrangement of the family" (VELHO, 1979). In this sense, the analysis of the narratives allow us to see productions that are being developed by the subjects of this research that has enabled the participation, the interaction and the production of a knowledge where different actors participate. We have also observed how this production of knowledge has emerged from different non-traditional spaces of knowledge and also from the problematic of the contexts in which they are situated. These reflections about knowledge as well as on the University in Tefé have been fundamental for the construction and contribution of an autonomous and decolonized knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectCentro de Estudos Superiores de Tefépt_BR
dc.titleVozes da Descolonização: narrativas de ex-alunos do centro de estudos superiores de Tefé da Universidade do Estado do Amazonas (CEST-UEA).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T13:32:54Z-
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Guilherme de Gitahy de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3400390064671375pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Guilherme Gitahy de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3400390064671375pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Cristiane da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/300582947567501pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Doriedson Alves de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1055254689850549pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7373255506514472pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como principal proposta analisar o diálogo entre o saber ocidental declarado oficialmente pela universidade e os saberes historicamente construídos a partir das narrativas de egressos do CEST/UEA. A análise ancorou-se a partir da tradição do pensamento pós-colonial. A pesquisa adotou uma estratégia metodológica que combinou a história oral e etnografia. Enquanto história oral, nós privilegiamos a adoção de narrativas de histórias de vidas de ex-alunos do CEST/UEA e no aspecto etnográfico nós treinamos nosso olhar para o “estranhamento do familiar” (VELHO, 1979). Neste sentido, as análises das narrativas nos permitem enxergar produções que estão sendo desenvolvidas pelos sujeitos desta pesquisa que tem possibilitado a participação, a interação e a produção de um saber onde diferentes atores participam. Nós temos observado ainda como essa produção de conhecimento tem emergido de diferentes espaços não tradicionais do saber e também das problemáticas dos contextos onde estão situados. Essas reflexões acerca do conhecimento bem como da universidade em Tefé têm se mostrado fundamentais para a construção e a contribuição de um conhecimento autônomo e descolonizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. AMAZÔNIA VERDADE. Manaus: Editora Verde, 01, n. 01, nov. 2001. BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n.11, p.89-117, maio-agosto 2013, BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento-I: de Gutenberg a Diderot. Tradução Plínio Dentzein. Rio dede Janeiro: Zahar, 2003. CASANOVA. Pablo Gonzales. O colonialismo global e a democracia. Trad. Marcia Camargo Cavalcanti. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ. Levantamento 16.1. Tefé, 2016. CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TEFÉ. Relatórios 2001/2005. Tefé, 2006. CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: 1. artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1994. CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978. CORTEZÃO, Marta. Banzeiro Manso. Gramado, RS: Porto de Lenha, 2017. CUNHA, Luiz Antônio. A universidade Temporã: o ensino superior, da Colônia à Era Vargas. 3ª ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007. FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005. FREIRE, José Ribamar. Rio Babel: a história das línguas na Amazônia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. LUCKESI [et.al.], Carlos Luciano. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. 95 MACEDO , Roberto Sidnei. Currículo, diversidade e equidade: luzes oara uma educação intercrítica. Salvador: EDUFBA, 2007. MBEMBE. Achille. As formas africanas de auto-inscrição. Revista Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23 n.1, p. 171-209, 2001. MELLO, Tiago de. Melhores poemas. Edla van Steen [direção]: Marcos Frederico Kruger [seleção e prefácio] 1ª ed. São Paulo: Global, 2009. MEMMI, Albert. O retrato do colonizado, precedido de retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. MENCONÇA, Ana Walesca P.C. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 14, p.131-194, mai/jun/jul/ago, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a08. Acesso em 17 de outubro de 2017. MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Caderno de Letras da UFF. Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324, 2008 MIGNOLO, Walter D. La opción de-colonial: desprendimento y apertura. Um manifiesto y un caso. Tabula Rasa, Colômbia, n8, 2008. OLIVEIRA, Rônisson de Souza de. As mães dos “filhos da mãe” em Tefé-Am: a ilusão dos impactos da ausência. UFAM, 2014 [Dissertação de Mestrado] PINTO, Álvaro Vieira. A questão da universidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1994. RIBEIRO, Darcy. A universidade necessária. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007. [1978] SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade do século XXI: para um reforma democrática e emancipatória. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 96 SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. SANTOS, Boaventura de Souza. Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006. SOUZA, Marcio. A expressão amazonense. 3ª ed. Manaus: Valer, 2010 SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012. TEIXEIRA , Anísio. A universidade e a liberdade humana. Ministério da Educação e Cultura: Dep. Imprensa Nacional, 1954. THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. São Paulo: Paz e Terra, 1992. TRAGTENBERG, Maurício. A delinquência Acadêmica: o poder sem saber e o saber sem poder. São Paulo: Rumo Gráfica Editora LTDA, 1979. VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, Edson de Oliveira (org). A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação de Tefépt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons