DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBaze Junior, Abrahim-
dc.date.available2020-03-10-
dc.date.available2020-03-10T13:49:57Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2139-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the screen of the artist Otoni Mesquita entitled The Procession (from the exhibition "Cycles of Eldorado") and aims to highlight the way the painter presents his city in the context of the Amazonian cities and their representations. It was decided to read the work in question in a narrative perspective, understanding it as a text in itself: a statement that gains dimension and communicative action. For the reading - or analysis - of the canvas, we cross the tools of photography, the golden curve and the rule of thirds, in order to give the research that presents an interdisciplinary methodology in the field of Interart Studies and the mutual study of various artistic forms. From the decomposition of the narrative structure of the screen into smaller units, it becomes possible to understand how Otoni Mesquita constructs a narrative image of a city permeated by the dream imaginary, in a cross-linking of beings and objects that, in movement, constitute a true procession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImaginário Amazônicopt_BR
dc.subjectEl Doradopt_BR
dc.subjectOtoni Mesquitapt_BR
dc.subjectUrbept_BR
dc.titleA cidade de Otoni Mesquita: uma leitura da tela "A procissão"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T13:49:57Z-
dc.contributor.advisor-co1Santos, Tatiana de Lima Pedrosa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092551911182193pt_BR
dc.contributor.advisor1Portela, Otávio Rios-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235476017380738pt_BR
dc.contributor.referee1Portela, Otávio Rios-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2235476017380738pt_BR
dc.contributor.referee2Santos , Tatiana de Lima Pedrosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9092551911182193pt_BR
dc.contributor.referee3Valle, Geraldo Jorge Tupinambá do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696181829016668pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2182321059751468pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objeto de análise a tela do artista Otoni Mesquita intitulada A Procissão (da exposição “Ciclos do Eldorado”) e objetiva evidenciar a forma como o pintor nos apresenta a sua urbe no contexto das cidades Amazônicas e suas representações. Optou-se por ler a obra em questão numa perspectiva narrativa, compreendendo-a como texto em si: um enunciado que ganha dimensão e ação comunicativa. Para leitura – ou análise – da tela, cruzamos ferramentas próprias da fotografia, a curva áurea e a regra dos terços, de modo a conferir à pesquisa que ora se apresenta uma metodologia interdisciplinar no campo dos Estudos Interartes e do mútuo estudo de diversas formas artísticas. A partir da decomposição da estrutura narrativa da tela em unidades menores, torna-se possível entender como Otoni Mesquita constrói uma imagem-narrativa de uma cidade permeada pelo imaginário onírico, em um entrecruzamento de seres e objetos que, em movimento, constituem verdadeira procissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesASTI-VERA, A. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre: Globo, 1980. BOTTON, A.; ARMOSTRONG, J. Arte como terapia. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014. BOLTANSKI, L. (2011). On critique: a sociology of emancipation. Cambridge/Malden: Polity Press (Trabalho original publicado em 2009). ______. (2014). Mysteries and conspiracies: detective stories, spy novels and the making of modern societies. Cambridge/Malden: Polity. (Trabalho original publicado em 2012) BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989. CÂNDIDO, Antônio. O direito à Literatura. In: Vários escritores. São Paulo: Duas Cidades, 2011. ______________. Vários escritos. 3. ed.. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995. CONTE, M. E. La lingüistica testuale. Milano: Feltrinelli Económica, 1977. FERRARI, Pollyana. Comunicação digital na era da participação. Porto Alegre: Editora Fi, 2016. GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996. KOCH, Ingedore. A coesão textual. 19. ed. São Paulo: Contexto, 2004. LACAN, J. O sujeito e o outro (I): a alienação. In: O Seminário — Livro 4. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1979b. LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: Uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995. MASINI, E. F. S. Enfoque fenomenológico de pesquisa em educação. In: FAZENDA, I. (Ed.) Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989. SANDERS, Patricia. Phenomenology: A new way of viewing Organizational Research. Academy of Management Review. Vol. 7 no 3, pg. 353-360, 1982. SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003. BARTHES, R. Image music text. London, England: Fontana Press, 1977. DERRIDA, A. Escritura e a diferença. Trad. Maria Beatriz M. Nizza da Silva. São Paulo: Perspectiva, 1971. 89 89 SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2005. Cap. 1. ADES, Dawn. Dadá e Surrealismo. In: Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas vol. I – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985. HELLMANN, Risolete Maria. A trajetória da Arte Surralista. Resvista Nupem, Jan./Jul.2012 FREITAS PINTO, Renan. O Pensamento Social de Djalma Batista. Revista da Academia Amazonense de Letras. Manaus, n o 24, p. 144-152, nov. 2002. SANTOS, Carolina Junqueira. A ordem secreta das coisas: René Magritte e o jogo do visível. Belo Horizonte, 2006. SANCHES, Ceber. Fundamentos da cultura brasileira. Manaus: Editora Travessia, 1999. LAHIRE, B. (2002). Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis: Vozes. (Trabalho original publicado em 1998 . (2004). Retratos Sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed. (Trabalho original publicado em 2002) ______. (2006) El espiritú sociológico. Buenos Aires: Manantial. (Trabalho original publicado em 2005) LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. In: Sopro. Desterro: Cultura e Barbarie, 2010. LÉFÈBVRE, Henri. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: EDUFMG, 2004. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: UNICAMP, 1992. MAISEL, Priscila de Oliveira Pinto. Os caminhos da cobra na poética da artista Bernadete Andrade. Manaus. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas. PESAVENTO, Sandra J. O imaginário da cidade. Visões literárias do urbano. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002. 400p. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1988, p.59. SIGMUND, Freud. Sobre os sonhos. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1973. Imagens: https://www.renemagritte.org/link.jsp • http://misterioamazonia.blogspot.com/2012/04/lenda-do-eldorado.html - 29.11.2018/06h19m • * http://misterioamazonia.blogspot.com/2012/04/lenda-do-eldorado.html - 29.11.2018/06pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A cidade de Otoni Mesquita uma leitura da tela A procissão.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons