DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2137
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Denise Terezinha Machado Soares de-
dc.date.available2020-03-09-
dc.date.available2020-03-10T13:41:11Z-
dc.date.issued2018-05-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2137-
dc.description.abstractABSTRACT The research was developed in an interdisciplinary way with the help of Theories such as Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2001; 2003), Multimodality Theory (KRESS; van LEEUWEN, 1996; van LEEUWEN, 2008), correlated with Theories on Culture, Identity, Branding and Tourism. The general objective of the research was to analyze how the discursive representations in tourist publicity about Amazonas are constituted and materialized in the social and discursive practices, as well as what linguistic and discursive elements are used by the producers of the texts, that can be constituted in the naturalization and the perpetuation of certain discursive cuts. For this, the corpus is constituted of tourist publicity produced and transmitted in the sites of the Ministry of Tourism and of Amazonastur, by local travel agencies and by airline, analyzing also which aspects are privileged in the construction of the tourist image of Amazonas and which social actors are more evident. It was noticed that the Ministry of Tourism, Amazonastur, the local tourist agencies and the Airline are ally discursively, verbally and visually when constructing discourses in their majority directed to the exaltation of the natural wealth of Amazonas. In addition, the recurrent social actors are the forest, the rivers and the animals of the region. Thus, a discourse that tries to be differentiated only reinforces an idyllic and exotic character that contributes to constructing recurrent representations from the time of discovery, when the naturalistic aspect of Brazil was the main motto to attract pioneers to spaces to be explored. As one of the possible proposals, this research suggests the creation of a brand that adds all the elements representative of the Amazon that can serve as a reference and, at the same time, with a differential of a region that stands out not only for its nature, but for preservation. Keywords: Discourse. Tourism advertising. Amazonas. Representation. Branding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectPublicidade turísticapt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.titleA Construção de representações discursivas em publicidades turísticas sobre o Estado do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T13:41:11Z-
dc.contributor.advisor-co1Kreutz, Elizete de Azevedo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2772980944277543pt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Neiva Maria Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745938602553968pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Neiva Maria Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745938602553968pt_BR
dc.contributor.referee2Kreutz, Elizete de Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2772980944277543pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193pt_BR
dc.contributor.referee4Rocha, Rafael Ale-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452595445737676pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920103445069596pt_BR
dc.description.resumoRESUMO A pesquisa foi desenvolvida de forma interdisciplinar com o auxílio de Teorias como a da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; 2003), da Multimodalidade (KRESS; van LEEUWEN, 1996; van LEEUWEN, 2008), correlacionadas com as Teorias sobre Cultura, Identidade, Marcas-Branding e Turismo. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como se constituem as representações discursivas em publicidades turísticas sobre o estado do Amazonas, materializadas nas práticas sociais e discursivas, e quais elementos linguísticos e discursivos são empregados pelos produtores dos textos, que podem se constituir na naturalização e na perpetuação de dados recortes discursivos. Para isso, o corpus constitui-se de publicidades turísticas produzidas e veiculadas nos sites do Ministério do Turismo e da Amazonastur, por agências de viagens locais e por uma companhia aérea, analisando ainda quais aspectos são privilegiados na construção da imagem turística do estado e quais atores sociais são mais evidenciados. Percebeu-se que o Ministério do Turismo, a Amazonastur, as agências de turismo locais e a Companhia aérea aliam-se discursiva, verbal e visualmente ao construírem discursos em sua maioria voltados à exaltação das riquezas naturais do estado. Além disso, os atores sociais recorrentes são a floresta, os rios e os animais da região. Desse modo, um discurso que intenta ser diferenciado apenas reforça um caráter idílico e exótico que contribui para construir representações recorrentes desde a época do descobrimento, quando o aspecto naturalístico do Brasil era o principal mote para atrair pioneiros para espaços a serem desbravados. Como uma das possíveis propostas, esta pesquisa sugere a criação de uma marca que agregue todos os elementos representativos do Amazonas que possa servir de referência e, ao mesmo tempo, com um diferencial de uma região que se destaca não só por sua natureza, mas por sua preservação. Palavras-chave: Discurso. Publicidade turística. Amazonas. Representação. Marca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanaspt_BR
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS ALMEIDA, F. Atitude: afeto, julgamento e apreciação. In: VIAN JR., O.; SOUZA, A.; ALMEIDA, F. A linguagem da avaliação em língua portuguesa: Estudos sistêmico- funcionais com base no sistema da Avaliatividade. São Carlos: Pedro & João editores, 2010. p. 99-112. ANDERSON, B. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. ASHTON, M. Turismo: A mutação do cotidiano. In: BARRETO, M. (Org.). Turismo, Cultura e Sociedade. Caxias do Sul, RS: Educs, 2006. BARRETO, M. Turismo, cultura e sociedade. Caxias do Sul, RS: Educs, 2006. ______. Manual de iniciação ao estudo do Turismo. Campinas, SP: Papirus, 2014. BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de janeiro: Zahar, 2005. ______. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007. ______. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de janeiro: Zahar, 2012. BHABHA, H. K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: editora UFMG, 2013. BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil. S.A, 1989. BURKE, P. Hibridismo cultural. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2016. CAMINHA, P. V. Carta de Pero Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel I sobre o achamento do Brasil. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2014. CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Heloísa Pezza Cintrão e Ana Regina Lessa. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008. CAUNE, J. Cultura e comunicação: convergências teóricas e lugares de mediação. São Paulo: Editora Unesp, 2014. CARVALHO, F. F. Temas Contemporâneos em Semiótica Visual. Brasília: CEPADIC, 2013. CHEVALIER, M; MAZZALOVO, G. Pró Logo. São Paulo: Panda Books, 2007. CRUZ, R. A. Introdução à geografia do turismo. São Paulo: Roca, 2003. CHOMSKY, N. Syntactic Structures. S‟Gravenhage: Mouton, 1957. 125 CHOULIARAKY, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. London: Edinburgh University Press, 1999. DAOU, A. M. L. Natureza e civilização: os painéis decorativos do Teatro Amazonas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 14, p. 51-71, dez. 2007. Suplemento. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 59702007000500003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 maio. 2017. DE NICOLA, J. Literatura brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione, 1998. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. DIAS, R. Sociologia do turismo. São Paulo: Atlas, 2008. DINNIE, K. Nation Branding: Concepts, Issues, Practice. Oxford: Butterworth-Heineman, 2008. EAGLETON, T. A ideia de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2005. ESTY, D. C.; WINSTON, A. S. O verde que vale ouro. Como empresas inteligentes usam a estratégia ambiental para inovar, criar valor e construir uma vantagem competitiva. Tradução Ana Beatriz Rodrigues. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coordenadora da tradução: I. Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. ______. Analysing discourse: textual analysis for social research. New York: Routledge, 2003. ______. Language and globalization. London and New York: Routledge, 2006. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Tradução Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2014. FUZER, C.; CABRAL, S. Introdução à Gramática Sistêmico Funcional em Língua Portuguesa. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014. GONDIM, N. A invenção da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2007. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. ______; WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: TOMAZ, T. S. (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. HALLIDAY, M. A. K. Functional grammar. 2. ed. New York: Routledge, 1994. 126 ______; HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989. HATOUM, M. Dois irmãos/ Milton Hatoum. – São Paulo: Companhia das Letras, 2000. HOLANDA, S.B. Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil/ Sérgio Buarque de Holanda – São Paulo: Companhia das Letras, 2010. ______; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3. ed. London: Hodder Education, 2004. HARVEY, D. Condição pós-moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 21. ed. Tradução Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 2011. JEWIT, C. The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2009. JODELET, D. Representações sociais um domínio em expansão. In: ______. (Ed.). Les representations sociales. Paris: PUF, 1989, p. 31-61. KREUTZ, E. As principais estratégias de construção da Identidade Visual Corporativa. 2001. 259f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2001. ______. Marca Mutante Território: a diversidade representada na identidade visual. In: LEDO, M.; LÓPEZ, X.; SALGUEIRO, M. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2014: A construción da(s) identidade(s) a través da comunicación. Santiago de Compostela: LUSOCOM/AGACOM, 2014. p. 17-25. ______. O Discurso Multimodal das Marcas Mutantes. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Anais... Recife: Unicap, 2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-2423-1.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2017. ______; FUHR, I.; REIS, T. H.; DALMORO, M. Marca-território e a sua influência nas marcas de vinho: um estudo comparativo dos casos da Cooperativa Vinícola Garibaldi (Brasil) e da Concha y Toro (Chile). In: LUSOCOM – a Construción da(s) Identidade(s) a través da Comunicación, 2014. KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of the design visual. London: Routledge, 1996. KRIPPENDORF, J. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Tradução Contexto traduções. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2009. LEAL, A. Dicionário de termos ambientais. 1. ed. Rio de Janeiro: Letras e Magia, 2007. MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Continuum, 2003. 127 ______; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. London: Palgrave, 2005. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. MINC, C. Ecologia e política. In: HUHNE, L. M.; BRAGA, M. (Orgs.). Ecologia e sustentabilidade. Rio de Janeiro: Uapê, 2008. MOSCOVICI, S. Representações sociais: Investigações em psicologia social. Editado em inglês por Gerard Duveen. Tradução Pedrinho A. Guareschi. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. NEVES, A. O. Amazônia na visão dos viajantes do séc. XVI e XVII: percurso e discurso. 2005. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005. ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2012. PETERMAN, J. Textos publicitários multimodais: revisando a Gramática do Design Visual. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28, 2005, Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: Intercom, 2005. p. 1-13. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/148985843714394496586272058388737589592. pdf>. Acesso em: 15 out. 2017. PINTO, R. F. Amazônia – Viagem das ideias. 3. ed. Manaus: Valer, 2012. RAMALHO, V.; RESENDE, V. Análise do discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006. ______. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. Campinas: Pontes Editores, 2011. ROCHA, R. A. A elite militar no estado do Maranhão: poder, hierarquia e comunidades indígenas (século XVII). 2013. 330 f. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.historia.uff.br/stricto/td/1485.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2018. SAID, E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia da Letras, 2007. SANT‟ANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998. SCHMITT, B.; SIMONSON, A. A estética do marketing. Tradução Lúcia Simonini. São Paulo: Nobel, 2002. SILVA, M. L. Cidades turísticas: identidades e cenários de lazer. São Paulo: Aleph, 2004. SOARES, N. M. M. Discurso verde: reposicionamento discursivo das marcas. 2013. 254 f., il. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. 128 ______; VIEIRA, J. A. Representação Multimodal dos atores sociais no discurso das marcas. Revista Signum: Estudos Linguísticos, Londrina, n. 16/1, p. 233-258, jun. 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/viewFile/2237- 4876.2013v16n233/13202>. Acesso em: 08 jun. 2017. ______; VIEIRA, J. A. A construção identitária das marcas: atos discursivos de cores. In: BrandTrends Journal, v. 11, p. 71-85, 2016. SOUZA, M. História da Amazônia. Manaus: Valer, 2009. ______. A Expressão Amazonense do Colonialismo ao Neocolonialismo. 3. ed. Manaus: Valer, 2010. TAVARES, M. C. A força da marca. São Paulo: Harbra, 1998. THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era de meios de comunicação de massa. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1991. van DJIK, T. A. Discurso e poder. Organização da tradução e adaptação e da revisão técnica de Judith Hoffnagel e Karina Falcone. São Paulo: Contexto, 2008. van LEEUWEN, T. Introduction a social semiotics. London: Routledge, 2005. ______. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis. New York: Oxford University Press, 2008. VIAN JR., O.; SOUZA, A.; ALMEIDA, F. A linguagem da avaliação em língua portuguesa: Estudos sistêmico-funcionais com base no sistema da Avaliatividade. São Carlos: Pedro & João editores, 2010. VIEIRA, J. A. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. ______; FERRAZ, J. Percursos e avanços do texto multimodal: novas perspectivas na contemporaneidade. Revista Discursos Contemporâneos em Estudo, Brasília, v. 1, n. 1, p. 9- 23, 2011. WODAK, R., MEYER, M. Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona: Editorial Gedisa, S.A, 2003.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGICH Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A construção de representações discursivas em publicidades turísticas sobre o Estado do Amazonas.pdf6,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons