DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Khetllen da Costa-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2019-12-17T18:30:29Z-
dc.date.issued2016-12-07-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1930-
dc.description.abstractThis research aims to contribute to the study of contemporary photography produced in Manaus, to reflect on the creative process of the photographic image, through the productions of Carlos Navarro, Raphael Alves, Ricardo Oliveira that permeated the photo club environment during their careers. These selected according to originality, production time, relevant work, public recognition, participation in local, national and international exhibitions, recurring names in events targeting the public fond of photography in Manaus. It is believed that this study contributes to understanding of photography beyond the technical or aesthetic aspect, and emphasizes the discourse triggered by the photographer and the reality in which developed the record. Therefore, the investigation was executed from iconographic analysis of each author's essay, Urban Decay by Navarro, Riversick by Alves, Rubber tappers: Roads of life by Oliveira, in order to observe expression, creative process and aesthetic dialogues. As the theoretical basis, it was based on the studies of Philippe Dubois, Boris Kossoy, Susan Sontag, André Rouillé, Joan Fontcuberta, Annateresa Fabris, Helouise Costa, Renato Rodrigues, Rubens Fernandes Jr. and Katia Canton. Ahead, the methodology consisted of mapping the local photo clubs, developing interview scripts, cataloging the collection of photographers participants, development of iconographic analysis and the realization of an audiovisual product with artistic works and the photographers participants. At the end, there was the presence of memory, dialogue and direction in the work of Carlos Navarro, Raphael Alves and Ricardo Oliveira, respectively, as it was found in the study compared with consolidated production in the national art scene, the presence of resonances of modernity intertwined with the contemporary. However, it emphasizes the breadth of the subject, then open to other viewpoints, in order to foster more research in this field. Keywords: Photo clubs; Creative process; Contemporary art; Citypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotoclubespt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectArte Contemporâneapt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.titleFotografia e processos criativos : três poéticas contemporâneas em Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T18:30:29Z-
dc.contributor.advisor-co1Mesquita, Otoni Moreira de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782950264061807pt_BR
dc.contributor.advisor1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee2Mesquita, Otoni Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782950264061807pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Celia Maria Antonacci-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6634786429422199pt_BR
dc.contributor.referee4Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0265522293070898pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa contribuir com o estudo da fotografia contemporânea produzida em Manaus, ao refletir sobre o processo criativo da imagem fotográfica, através das produções de Carlos Navarro, Raphael Alves, Ricardo Oliveira que perpassaram o ambiente fotoclubista durante suas trajetórias. Estes selecionados de acordo com originalidade, tempo de produção, relevância do trabalho, reconhecimento público, participação em exposições locais, nacionais, e internacionais, nomes recorrentes em eventos destinados ao público apreciador de fotografia em Manaus. Acredita-se que este estudo colabora para compreensão da fotografia além do aspecto técnico ou estético e enfatiza o discurso desencadeado pelo fotógrafo e a realidade na qual se desenvolveu o registro. Sendo assim, efetuou-se as investigações a partir de análises iconográficas de um ensaio de cada autor, Decadência Urbana de Navarro, Riversick de Alves, Borracheiros: Estradas da Vida de Oliveira, com a finalidade de observar expressividade, processo criativo e diálogos estéticos. Quanto a fundamentação teórica, baseou-se nos estudos de Philippe Dubois, Boris Kossoy, Susan Sontag, André Rouillé, Joan Fontcuberta, Annateresa Fabris, Helouise Costa, Renato Rodrigues, Rubens Fernandes Jr. e Katia Canton. Adiante a metodologia consistiu no mapeamento dos fotoclubes locais a elaboração de roteiros de entrevistas, a catalogação do acervo dos fotógrafos participantes, desenvolvimento de análises iconográficas e a realização de um produto artístico audiovisual com obras e os fotógrafos participantes. Ao fim, observou-se a presença da memória, diálogo e encenação na obra de Carlos Navarro, Raphael Alves e Ricardo Oliveira, respectivamente, assim como, verificou-se no estudo comparado com produções consolidadas no cenário artístico nacional a presença de ressonâncias da modernidade entrelaçadas com o contemporâneo. Contudo, enfatiza-se a amplitude do tema, logo aberto a outros olhares, com intuito de fomentar mais investigações nesse campo. Palavras chave: Fotoclubes; Processo criativo; Arte Contemporânea; Cidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesA ESCRITA DA LUZ: Grupo de fotografia de Manaus. FONSECA, Alexandre. cord. MORENO, Ione. Manaus: edição dos autores. S.D. AMAR, Pierre- Jean. História da fotografia. Trad. V. Silva. Lisboa: Edições 70, 2014. AMARAL, Aracy Abreu e TORAL, André. Arte e sociedade no Brasil: de 1976 a 2003, volume 3. 2. ed. São Paulo: Ed. Callis, 2009a. AMARAL, Aracy Abreu e TORAL, André. Arte e sociedade no Brasil: de 1957 a 1975, volume 2. 2. ed. São Paulo: Ed. Callis, 2009b. ANDRADE, Moacir. Manaus: ruas, fachadas e varandas. Manaus: Humberto Calderaro,1985. AMAZONAS: “prato cheio” para o roteiro fotográfico. Jornal do comércio, Manaus, 14 fev. 1993. Especial turismo, p.14. Arte como questão: anos 70. FERREIRA, Glória. (org.) v.2 – São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2009. ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. Trad. D. Bottmann; F. Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. AUGÉ, Marc. Não lugares: uma introdução a antropologia da supermodernidade. Trad. M.L.Pereira. 9. ed. Campinas, SP. Papirus, 2012. BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1980. BAURET, Gabriel. A fotografia. Trad. J. E. Martins. Lisboa: Edições 70, 2011. BATTISTONI FILHO, Duílio. Iniciação às artes plásticas no Brasil. Campinas, SP: Papirus,1990. BELL, Betsy. O Amazonas em imagens tipo exportação. A crítica, Manaus, 26 set. 1996. Criação. D1. BENJAMIN. Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. Trad. F. A. P. Machado. Porto Alegre: Zouk, 2012. BERGER, John et al. Modos de ver. Lisboa: Edições 70, 1972. CANTON, Katia. Retrato da arte moderna: uma história no Brasil e no mundo ocidental (1860-1960) 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. _______________. Tempos e memória. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009a. 271 _______________. Da Política às Micropolíticas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009b. _______________. Espaço e lugar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009c. CARVALHO, Gilmar de. A escrita da luz. In: SANTANA, Tiago. Benditos. Fortaleza: Tempos d’ Imagem, 2000. CAMPANY, David. Tudo sobre fotografia. Trad. F. Morais; F. Abreu; I. Kortowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair de modernidade. Trad. H. Cintrão; A. Lessa. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. CATTANI, Icleia Borsa (org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto alegre: Editora da UFRGS, 2007. CHIODETTO, Eder. Luiz Braga. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014. CENTRO DE ARTES CHAMINÉ. LEONG, Leyla. Manaus: Editora Sergio Cardoso e Cia. Ltda. S.D. CESAR, Marisa Flórido. A secreta exigência da arte. In: LENZ, André (org.). Sonia Andrade: vídeo. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010.p. 9-21. COCCHIARALE, F. Videoarte no Brasil. In GURAN, M. (org). Foto + vídeo + arte contemporânea. – Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010.p.20-31. COSTA, Helouise. Pictorialismo e imprensa: o caso da revista O Cruzeiro (1928-1932). In: FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: uso e funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.p.261-292 COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004. DIEGUES, Isabel; ORTEGAS, Eduardo. (org.). Fotografia na arte brasileira séc.XXI Trad. A. Dwek; C.Carvalho. Rio de Janeiro: Cobojó, 2013. DIEGUES, Isabel (org.). Outras fotografias na arte brasileira séc. XXI. Trad. S. Bergs. J. D. Myers. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014. DUARTE, Luisa. Agora já passou. In DIEGUES, Isabel (org.). Outras fotografias na arte brasileira séc. XXI. Trad. S. Bergs. J. D. Myers. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.p. 246-252. DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. M. Appenzeller. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. 272 ECO. Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. Trad. G. Cutolo. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. ENTLER, R. Fotografia contemporânea entre olhares diretos e pensamentos obtusos. Revista da Faculdade de comunicação e marketing da FAAP, São Paulo, n. 23, p. 62 -75. 1º semestre. 2011. ELIAS, Érico. Fotografia brasileira cresce na onda de novos fotoclubes. Fotografe melhor, São Paulo, p.54-60, mar. 2007. ELIAS, Érico. A fotografia como instrumento para transformação. Fotografe melhor. São Paulo, ano 10 - N° 117, p.38- 44, jun. 2006. FABRIS, Annateresa. Intervenção da Fotografia: Repercussões sociais. In: Fotografia: uso e funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1991. p.11-37 _________________. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, v.1. São Paulo: WMF Martin Fontes, 2011 _________________. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas, v.2. São Paulo: WMF Martin Fontes, 2013 _________________. A fotografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: C/Arte. 2015. FATORELLI, Antonio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, o vídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013. FATORELLI, Antonio (org.). Fotografia e novas mídias. Rio de Janeiro: Contra capa livraria. FotoRio.2009. FAVRE, M. Cronologia. In: FERNANDES JUNIOR, R. (org.). Sobras: Geraldo de Barros. São Paulo: Cosac Naify, 2006.p.162-174. FERNANDES JUNIOR, Rubens. Labirinto e identidades: panorama da fotografia no Brasil (1946-98). São Paulo: Cosac & Naify, 2003. ___________________________. Dentro do panorama. In: SANTANA, Tiago. Benditos. Fortaleza: Tempos d’ Imagem, 2000. FIRMO, Walter. Firmo fotografia. Rio de Janeiro: Bem- te-vi, 2005. FONSECA, Patrícia. Arte e criação visual. In BERTOMEU, João V (org.). Criação visual e multimídia. São Paulo: Cengage Learning, 2010. p.16-21. FLORES. Laura González. Fotografia e Pintura: dois meios diferentes? Trad: D. Bandeira. São Paulo: WMF Martin Fontes, 2011. 273 FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia. Rio de Janeiro: Sinergia Relume Dumará, 2009. FEITOSA, RAUL. Foto Cine Clube Bandeirante. Balneário Camburiú, SC: Photo, 2013. FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas. Fotografia e verdade. Trad. M. A. B. Lemos. Barcelona: Gustavo Gili, 2010. _____________________. A câmera de Pandora: a fotografi@ depois da fotografia. Trad. M. A. B. Lemos. São Paulo: Gustavo Gilli, 2012. FOX, Anna; CARUANA, Natacha. Por trás da imagem: pesquisa e prática em fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. FREEMAN, Michael. A mente do fotógrafo: pensamento criativo para fotografias digitais incríveis. Trad. G. Razzera. Porto Alegre: Bookman, 2012. __________________. A narrativa fotográfica: a arte de criar ensaios e reportagens visuais. Porto Alegre: Bookman, 2014. FROTA, Lélia Coelho. Walter Firmo: 50 anos de fotografia. In FIRMO, Walter. Firmo fotografia. Rio de Janeiro: Bem- te-vi, 2005. Geraldo de Barros, 1923-1998: fotoformas. 2.ed. – São Paulo: Cosac Naify, 2006. p.s/n GOMPERTZ, Will; Trad. M. L. A. Borges. Isso é Arte? 150 anos de arte moderna do impressionismo até hoje. Rio de Janeiro, 2013. GURAN, Milton (org). Foto + vídeo + arte contemporânea. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010. HALL. S. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2005. KIFFER, Ana; BIDENT, Christophe; REZENDE, Renato (org.). Experiência e arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2012. KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2.ed.rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. ______________. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3.ed. Cotia SP: Ateliê editorial, 2002. ______________. Os tempos da Fotografia: o efêmero e o perpétuo. 3.ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014. KOSSOY, Boris; SCHWARCZ, Lilia Moritz. Um olhar sobre o Brasil: a fotografia na construção da imagem da nação: 1833 – 2003. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. 274 LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995. LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo, 2006. MANGUEL, Alberto de. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. Trad. R. Figueiredo; R. Eichemberg; C. Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. MARTINS, José. In: LORCA, German. São Paulo de German Lorca. 2 ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 2013. p.4-12. MEIRA, Bea. Modernismo no Brasil: Panorama das artes visuais. São Paulo: Ática, 2006. MELO, Lucilene Ferreira; PINTO, Renan Freitas. O migrante rural e a reconstrução da identidade e do imaginário na cidade. In: OLIVEIRA, José Aldemir de (et al). Cidade de Manaus: visões interdisciplinares. Manaus: EDUA, 2003, p.15-48. MELLO, Maria Teresa Villela Bandeira de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. MELLO, Thiago de. Manaus, amor e memória. Rio de Janeiro: Philibiblion, 1984. MESQUITA, Otoni Moreira de. Cartilhas para civilizar. In: BRITO, Luiz Carlos Cerquinho de (org.). Educação patrimonial e formação cultural. Manaus: CEFORT, FUA, 2011. p. 58-73. MICHAUD, Philippe – Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. MORAIS, Frederico. Vídeo-arte: revolução cultural ou um título a mais no currículo dos artistas? In: PECCININI, Daisy Valle Machado (org.). Arte novos meios/multimeios – Brasil 70/80. São Paulo: Fundação Armando Álvares Penteado,1985. p.73-75. NAKAGAMA, Rosely. O retrato e a fotografia. In: SANTOS, J. Interior profundo – Mestre Júlio Santos, fotopintura. Fortaleza, CE: Tempo D’Imagem, 2012.p.15-17. O chão de Graciliano. DANTAS, Audálio; SANTANA, Tiago. Fortaleza: Tempo d’Imagem, 2006. OLIVEIRA, José. Manaus de 1920-1967: a cidade doce e dura em excesso. Manaus: Editora Valer, 2003. OLIVEIRA, Ricardo. Amazônia: olhares. Manaus: FAPEAM, 2011. PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. Trad. M. C. F. Kneese; J. Guinsburg. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012. 275 PRÄKEL, David. Composição. Trad. M. Belloli; R. S. de Menezes. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. PÁSCOA, Luciane Viana Barros. O neo-realismo português nas artes visuais e sua interface com a literatura. In: CAVALHEIRO, Juciane. (org.). Literatura, interfaces, fronteiras. Manaus: UEA Edições, 2010, p. 199 – 212. PEREGRINO, Nadja Fonseca; MAGALHÃES, Angela. Fotoclubismo no Brasil: o legado da Sociedade Fluminense de Fotografia. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2012. Publicado em parceria com a Sociedade Fluminense de Fotografia. PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Editora Ática, 2001. READ, Herbert. A arte de agora agora. Trad. J. Guinsburg; J. Meiches. São Paulo: Perspectiva, 1972. RIVERA, Tania. Experiência (REVIRADA). In REZENDE, Renato; KIFFER, Ana; BIDENT, Christophe (org.). Experiência e arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2012. p.85-90. ROUILLÉ, André; Trad. C. Egrejas. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009. RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. Trad. C. M. Nasser. 2. ed. São Paulo: WMF Martin Fontes, 2013. SALKELD, Richard. Como ler uma fotografia. Trad. D. Fracalossi. São Paulo: Gustavo Gili, 2014. SHORT, Maria. Contextos e narrativas em fotografia. Trad. M. A. B. Lemos. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. SILVA, Armando. Imaginários urbanos. São Paulo: Perspectiva, 2011. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. R. Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. SOULAGES, François. Estética da Fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora SENAC, 2010. SHTROMBERG, Elena. O olhar em três atos. In: LENZ, André (org.). Sonia Andrade: vídeo. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2010.p. 49-59. TARNOCZY JUNIOR, Ernesto. Arte da composição. 2. ed. Santa Catarina: Editora Photos, 2010. TIRAPELI, Percival. Arte moderna e contemporânea: figuração, abstração e novos meios ̶ séculos 20 e 21. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. 276 QUINTAS, Georgia. Inquietações fotográficas: narrativas poéticas e crítica visual. Fortaleza, CE: Tempo d’Imagem, 2015. VASQUEZ, Pedro. Fotografia: Reflexos e reflexões. São Paulo: L&PM, 1986. ________________. Fotografia escrita: nove ensaios sobre a produção fotográfica no Brasil. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2012. VELOSO, Mariza. Arte pública e cidade. In: BUENO, Maria Lucia. Sociologia das Artes visuais. São Paulo: Editora Senac de São Paulo, 2012.p.305- 340. VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Trad. P. R. Pires. Rio de Janeiro: Ed. 24, 1993. ZANINI, Walter. Vídeo-arte: uma poética aberta. In: PECCININI, Daisy Valle Machado (org.). Arte novos meios/multimeios – Brasil 70/80. São Paulo: Fundação Armando Álvares Penteado,1985. p.87-92 Fontes eletrônicas ALVES, Raphael. Entre o enjoo e a saudade. Disponível em: < http://www.photoraphaelalves.com/#!Entre-o-enjoo-e-a-saudade-/c2276/69584599-1C31-450C-807D-C61813122BB8>. Acesso em: 07 dez. 2014a. ALVES, Raphael. Riversickness... de madrugada! Disponível em: < http://www.photoraphaelalves.com/#!Riversickness-de-madrugada/c2276/486935A9-A0BB-4B9D-9B88-00791F98AF94 >. Acesso em: 07 dez. 2014b. ALVES, Raphael. Raphael Alves. [18 mar. 2015]. Manaus: Amazônia interativa – desafio de fotografar a Amazônia. Entrevista concedida a Izabel Santos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hHCf5qVbgJA >. Acesso em: 11 jun. 2015e. ALVES, Raphael. Integralidade. Disponível em: http://www.photoraphaelalves.com/#!Integralidade/c2276/32B25BC0-FFDC-4134-A58A-1D0030E43949. Acesso em: 20 mar. 2015g. ARAÚJO, Alberto. C. O “big jump” de Raphael Alves. Amazônia real. Disponível em: <http://amazoniareal.com.br/o-big-jump-de-raphael-alves/>. Acesso em 14 abr. 2015. BLOG DA INDÚSTRIA AM. 47 anos Suframa é coisa nossa. Disponível em: <http://www.blogdaindustriaam.com.br/?u=47-anos-suframa-e-coisa-nossa>. Acesso em: 08 ago. 2015. BRMALLS. Amazonas Shopping. Disponível em: <http://extapps.mz-ir.com/rao/brmalls/2013/interna.asp?i=1&v=2&pag=02&secao=1>. Acesso em: 07 mar. 2016. CONFOTO. Fotoclube Lentes da Amazônia. Disponível em: < http://www.confoto.art.br/fotografia/fotoclubes/amazonas/item/26-fotoclube-lentes-da-amaz%C3%B4nia.html> Acesso em: 06 jun.2014a 277 CONFOTO. Fotoclubes Amazonas. Disponível em: < http://www.confoto.art.br/fotografia/fotoclubes/amazonas/item/43-fotoclube-fotos%C3%ADntese-do-amazonas.html>. Acesso em: 17 abr. 2014b CONFOTO. Fotoclube além do olhar. Disponível em: < http://www.confoto.art.br/fotografia/fotoclubes/amazonas/item/51-fotoclube-al%C3%A9m-do-olhar.html>. Acesso em: 19 set. 2014c CONFOTO. XXVIII Bienal de arte fotográfica brasileira em preto e branco. Disponível em: < http://confoto.art.br/fotografia/xxviii-bienal-de-arte-fotografica-brasileira-em-preto-e-branco.html >. Acesso em: 05 jul. 2015d. CONFOTO. XXVIII Bienal de arte fotográfica brasileira em preto e branco. Disponível em:<http://confoto.art.br/fotografia/xxviii-bienal-de-arte-fotografica-brasileira-em-preto-e-branco/150-liberdade-de-criacao.html >. Acesso em: 05 jul. 2015e. DE OLIVEIRA, Fábio José Santos. Evidências de um silêncio: um estudo sobre Graciliano Ramos e Tiago Santana. Letras, n. 51, p. 295-312 2015. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/23560/13916>>. Acesso em: 04 set. 2016. FIRMO, Walter. Walter Firmo. [19 de abril, 2009a]. Rio de Janeiro: Conexão Roberto D’ Avila. Entrevista concedida a Roberto D’Avila. Disponível em: < http://fmanha.com.br/blogs/imaginar/2011/08/09/walter-firmo-aqui/ >. Acesso em: 03 de maio 2012. FOLHA ONLINE. Obra de russo seduz até a Disney. Disponível em: <http://musicaclassica.folha.com.br/cds/19/biografia.html>. Acesso em: 20 jun. 2015a. FOLHA ONLINE. Igor Stravinsky: contexto histórico. Disponível em: <http://musicaclassica.folha.com.br/cds/19/contexto.html>. Acesso em: 20 jun. 2015b. FOTOATIVA. Breve histórico FotoAtiva 1982 – 2005. Disponível em: <http://www.fotoativa.org.br/?page_id=651>. Acesso em: 07 mar. 2016. FOTOCLUBE LENTES DA AMAZÔNIA. 2012. Disponível em: <http://www.lentesdaamazonia.com.br/blog/recriao-de-foto-de-eddie-adams-ganha-concurso-revivendo-os-clssicos>. Acesso em: 12 ago. 2015. FOTOCLUBE LENTES DA AMAZÔNIA Recriação de foto de Eddie Adams ganha concurso Revivendo os clássicos. Disponível em: < http://www.lentesdaamazonia.com.br/blog/recriao-de-foto-de-eddie-adams-ganha-concurso-revivendo-os-classicos>. Acesso em: 12 ago. 2015 FOTOCLUBE LENTES DA AMAZÔNIA. 2013. Fotoclube Lentes da Amazônia fica entre os 10 melhores na Bienal Cor Disponível em: <http://www.lentesdaamazonia.com.br/blog/april-28th-2013>. Acesso em: 5 nov. 2015. 278 FOTOCLUBE LENTES DA AMAZÔNIA. Fotoclube Lentes da Amazônia inaugura exposição “Cores”. Disponível em:< http://www.lentesdaamazonia.com.br/blog/fotoclube-lentes-da-amaznia-inaugura-exposio-cores>. Acesso em: 15 ago. 2015 FOTOCLUBE FOTOSINTESE. Facebook. Disponível em: < https://www.facebook.com/FotoclubeFotoSintese >. Acesso em: 24 abr. 2015. G1. Concurso de fotografia no AM premia melhores imagens em preto e branco. Disponível em: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/07/concurso-de-fotografia-no-am-premia-melhores-imagens-em-preto-e-branco.html. Acesso em: 20 ago. 2015. ITAÚ CULTURAL. Depoimentos: Romarias de Juazeiro do Norte. Disponível em:< http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_depoimentos&cd_verbete=3419&cd_item=16&cd_idioma=28555 >. Acesso em: 30 abr. 2012a. ITAÚ CULTURAL. Walter Firmo: biografia. Disponível em: < http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=3539&cd_item=1&cd_idioma=28555>. Acesso em: 07 maio 2012b. ITAUCULTURAL. Hermínia Borges Biografia. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2052&cd_item=1&cd_idioma. Acesso em: 29 maio. 2014. JACOBI, P. Meio ambiente e sustentabilidade. O Município no século XXI: cenários e perspectivas. Cepam–Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, 1999. Disponível em: <http://michelonengenharia.com.br/downloads/Sutentabilidade.pdf>. Acesso em: 08 set. 2015. LEONEL, Camila. Projeto Ring Boxe oferece 350 bolsas para aulas de boxe. In A crítica. Disponível em: <http://acritica.uol.com.br/noticias/Boxe-Projeto_Social-Esportes-Pugilistas-Federacao_Amazonense_de_Pugilismo-Manaus-Amazonas_0_1296470390.html>. Acesso em: 02 set. 2015. LUGARES DO AFETO: A fotografia de Luiz Braga (filme-dvd). Direção de Joirane Castro. Belém. Cabocla Produções, 2008, 70 min, color. som. DVD, Português MACHADO, Gabriel. Projeto ‘Pintura ao vivo’ homenageia cidade de Manaus. In A crítica. Disponível em: <http://acritica.uol.com.br/vida/manaus-amazonia-amazonas-Projeto-Pintura-ao-vivo-homenageia-cidade-Manaus-aniversario-cultura-eventos-artes_visuais_0_1234676542.html> Acesso em: 18 set. 2015 MELO, Tiago de. Exposição fotográfica em Manaus. Disponível em: < http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/08/fotoclube-lentes-da-amazonia-lanca-exposicao-fotografica-em-manaus.html>. Acesso em: 12 ago. 2015. 279 MEMORIAL. Saltando Muros, mostra de jovens fotógrafos ibero-americanos começa na terça. Disponível em: <http://www.memorial.org.br/2015/08/saltando-muros-mostra-de-jovens-fotografos-ibero-americanos-comeca-na-terca-no-memorial/>. Acesso em: 19 maio 2015 Moderna para Sempre. Produção audiovisual: Caroline Rodrigues; Vídeo: Alícia Peres Fotografia; Edição: Karina Fogaça. São Paulo: Itaú Cultural, 2014. (11 min. 11s.) som, color. Port. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=PyW9s50SoEo >. Acesso em: 20 abr. 2014. Moderna para Sempre. Produção audiovisual: Caroline Rodrigues; Vídeo: Alícia Peres Fotografia; Edição: Karina Fogaça. São Paulo: Itaú Cultural, 2014. (14 min. 9s.) som, color. Port. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=e0IwWkvM8Sw >. Acesso em: 20 abr. 2015 Muito Prazer, Walter Firmo. ESTRADA, V.D; Zeka. A. Produção e Direção: Vicente Duque Estrada. Rio de Janeiro: Câmera na Mão, cinema e vídeo. (17 min.) som; color. Port. 2009b. Disponível em: < http://vimeo.com/14007602 >. Acesso em: 07 maio. 2012. OLIVEIRA, Ricardo. Juteiros. Disponível em: < http://www.amazoniaimagem.com/#!fashion/c1n0f >. Acesso em: 12 dez. 2014a. OLIVEIRA, Ricardo. Borracheiros. Disponível em: < http://www.amazoniaimagem.com/#!portraits/c199t>. Acesso em: 12 dez. 2014b. OSSAME, Ana C. Cabaré vai virar centro de artes. Disponível em: <http://acritica.uol.com.br/vida/Cabare-virar-centro-artes_0_985101500.html>. Acesso em: 20 dez. 2015. PORTAL AMAZÔNIA. Amazônia de A a Z. < http://www.portalamazonia.com.br/secao/amazoniadeaz/interna.php?id=194 >. Acesso em: 24 fev. 2016. REVISTA EM BARQUE. Mostra de vídeo e fotografia ressalta a arte dos BRICS. Disponível em: <http://revistaembarque.com/a-bordo/mostra-de-video-e-fotografia-ressalta-a-arte-dos-brics/ >. Acesso em: 21 maio 2015. RIBEIRO, Daniela Maura. A encenação em German Lorca: Uma reflexão sobre arte e Produção fotográfica. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE – IFCH / UNICAMP, 4, Campinas, 2008. Disponível em: <http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2008/RIBEIRO,%20Daniela%20Maura%20-%20IVEHA.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2014. p. 962-964. RODRIGUES, A. R. A cidade como território de reconhecimento de marcas identitárias. Disponível em:<http://www.proarq.fau.ufrj.br/revista/public/docs/Proarq19_ReabilitacaoEspaco_BandeiraBomfimSales.pdf>. Acesso em: 03 set. 2015. 280 SANTANA, A. L. A Sagração da Primavera. Infoescola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/musica/a-sagracao-da-primavera/>. Acesso em: 21 jun. 2015. SANTOS, Luísa Duarte. A arte e o povo neo-realismo e as artes plásticas. In: SANTOS, David; SANTOS, Luísa Duarte (org.). Uma arte do povo, pelo povo e para o povo. Vila Franca de Xira, 2007. p.15-21. Disponível em: < http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/arte/2204-2204/file.html >. Acesso em: 26 out. 2016. SANTOS, Reinaldo dos. Estratégias de leitura de imagens aplicadas às fotografias pictorialistas de Hermínia de Mello Nogueira Borges. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 2, Londrina, 2009. Disponível em: < http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais/trabalhos/pdf/Santos_Reinaldo%20dos.pdf>. Acesso em: 12 maio. 2014. p.p 1169-1183. SANTOS, Marcos. Manaus ganha Fotoclube Lentes da Amazônia. Disponível em: < http://www.portaldomarcossantos.com.br/2011/10/31/manaus-ganha-fotoclube-lentes-da-amazonia/>. Acesso em: 03 maio. 2015 SEVERIANO, Adneison. Setor imobiliário de Manaus registra recorde no segundo trimestre de 2012. In: G1 AM. Disponível em:<http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/08/setor-imobiliario-de-manaus-registra-recorde-no-segundo-trimestre-de-2012.html>. Acesso em: 09 set. 2015. SUFRAMA. História. 2014. Disponível em: < http://www.suframa.gov.br/zfm_historia.cfm >. Acesso em 21jul. 2016. VASQUEZ, Pedro. As Mostras Regionais de Fotografia da Funarte. In: FUNARTE. Disponível em: < http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/infoto/as-mostras-regionais-de-fotografia-da-funarte/>. Acesso em: 13 mar. 2016a. VASQUEZ, Pedro. FotoNorte – 1987. In: FUNARTE. Disponível em: < http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/infoto/fotonorte-1987/>. Acesso em: 13 mar. 2016b. VELASCO, Nina et al. Fotografia de família e memória: deslocamentos da arte contemporânea. Discursos Fotográficos, v. 7, n. 11, p. 137-155, 2011. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/8262/9194 >. Acesso em: 22 set. 2015. Dissertações e Teses CARVALHO, Marcio Rodrigues de Coelho. de. Barreiros, cidade afetiva: um estudo sobre as relações afetivas das pessoas com a cidade a partir de escritos memorialista barreirenses. 2009.142f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco – PE. Disponível em: <http://www.repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/3238/arquivo2491_1.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 05 set. 2015. 281 LIMA, Heloísa Espada. Fotoformas: a máquina lúdica de Geraldo de Barros. 2006. 159 f. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicação e Artes, Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-13082009-154838/pt-br.php >. Acesso em: 01 maio. 2015. MESQUITA, Otoni Moreira de. La belle vitrine: Manaus entre dois tempos 1890-1900. FAPEAM, 2009.439f. Tese de doutorado. Universidade Federal Fluminense. Disponível em: <www.historia.uff.br/.../Tese-2005_MESQUITA_Otoni_Moreira_de-S.pdf.>. Acesso em: 09 jul. 2015. NASCIMENTO, Maria Evany. Do discurso à cidade: políticas de patrimônio e a construção do espaço público no Centro Histórico de Manaus. 2014. Tese de doutorado. PUC-Rio. Disponível em: < http://defender.org.br/artigos/do-discurso-a-cidade-por-maria-evany-do-nascimento/?print=pdf.>. Acesso em: 25 set. 2015. RIBEIRO, Daniela Maura Abdel Nour et al. Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca. 2006. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Disponível em:< http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-13082009-153757/pt-br.php>. Acesso em: 19 abr. 2014. Fontes orais e manuscritas ALVES, Raphael. Depoimento manuscrito de Raphael Alves. Manaus em 07 set. 2015a. (Depoimento concedido a Khetllen da Costa Tavares). ALVES, Raphael. Depoimento manuscrito de Raphael Alves. Manaus em 16 out. 2015b. (Depoimento concedido a Khetllen da Costa Tavares). ALVES, Raphael. Processo Criativo. Manaus, 16 out. 2015c. Registro para pesquisa: Fotografia e processos criativos: três poéticas contemporâneas em Manaus. Entrevista concedida a Khetllen da Costa Tavares. ALVES, Raphael. Depoimento manuscrito de Raphael Alves. Manaus em 28 abr. 2015d. (Depoimento concedido a Khetllen da Costa Tavares). ALVES, Raphael. Depoimento manuscrito de Raphael Alves. Manaus em 21 jul. 2015f. (Depoimento concedido a Khetllen da Costa Tavares). ALVES, Raphael. Processo Criativo. Manaus, 16 fev. 2016. Registro para pesquisa: Fotografia e processos criativos: três poéticas contemporâneas em Manaus. Entrevista concedida a Khetllen da Costa Tavares. ALVES, Raphael. Depoimento manuscrito de Raphael Alves. Manaus em 15 mar. 2016b. (Depoimento concedido a Khetllen da Costa Tavares). 282 KALLAI, Ricardo. Fotoclube Fotosíntese do Amazonas. Manaus, 22 mar. 2016. Registro para pesquisa: Fotografia e processos criativos: três poéticas contemporâneas em Manaus. Entrevista concedida a Khetllen da Costa Tavares. LEONG, Leyla. Depoimento manuscrito Leyla Leong. Manaus, 1994. MENASSA, Jacques. Depoimento manuscrito Jacques Menassa. Líbano, 2016. (Depoimento concedido à Khetllen da Costa Tavares). MESQUITA, Otoni. M. Depoimento manuscrito de Otoni Mesquita. Manaus, 1995. (Depoimento concedido à Khetllen da Costa Tavares). MORENO, Ione. Depoimento manuscrito de Ione Moreno. Manaus, 18 nov. 2015. (Depoimento concedido a Khetllen da Costa Tavares) NAVARRO, Carlos. Processo Criativo. Manaus, 24 nov. 2015a. Registro para pesquisa: Fotografia e processos criativos: três poéticas contemporâneas em Manaus. Entrevista concedida a Khetllen da Costa Tavares. NAVARRO, Carlos. Depoimento manuscrito de Carlos Navarro. Manaus, 14 maio. 2015b. (Depoimento concedido a Khetllen da Costa Tavares) NAVARRO, Carlos. Processo Criativo. Manaus, 14 maio. 2015c. Registro para pesquisa: Fotografia e processos criativos: três poéticas contemporâneas em Manaus. Entrevista concedida a Khetllen da Costa Tavares. NAVARRO, Carlos. Processo Criativo. Manaus, 27 out. 2015d. Registro para pesquisa: Fotografia e processos criativos: três poéticas contemporâneas em Manaus. Entrevista concedida a Khetllen da Costa Tavares. OLIVEIRA, Ricardo. Depoimento manuscrito de Ricardo Oliveira. Manaus, 19 set. 2015a. (Depoimento concedido a Khetllen da Costa Tavares) OLIVEIRA, Ricardo. Processo Criativo. Manaus, 16 out. 2015b. Registro para pesquisa: Fotografia e processos criativos: três poéticas contemporâneas em Manaus. Entrevista concedida a Khetllen da Costa Tavares. OLIVEIRA, Ricardo. Depoimento manuscrito de Ricardo Oliveira. Manaus, 05 set. 2016. (Depoimento concedido a Khetllen da Costa Tavares)pt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOTOGRAFIA E PROCESSOS CRIATIVOS TRÊS POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS EM MANAU.pdf6,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons