DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Raíssa Caroline Brito-
dc.date.available2019-12-14-
dc.date.available2019-12-17T17:42:38Z-
dc.date.issued2014-05-07-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1922-
dc.description.abstractThe research and understanding of interdisciplinary aspects to compose the universe of creation, they become important for the development of choreographic trends. It was from the proposal to add new aesthetic settings for creative processes in dance that emerged this search. The dissertation is devoted to the iconographic study of pictorial works depicting the dance performed by Edgar Degas, French painter and sculptor who joined the Impressionist movement in the last quarter of the nineteenth- century. Through these iconographic analyzes of paintings was held experiments in dance as resulting end product of research a show titled Políptico XIX-XXI. The result shows a possibility of linking image, iconography and dance, showing that creative processes can be used for elements observed through the study and analysis of still images of a work. Keywords: Creative process; Dance; Iconography; Edgar Degas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectEdgar Degaspt_BR
dc.titleIconografia e processos de criação : imagens da dança na obra pictórica de Edgar Degaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T17:42:38Z-
dc.contributor.advisor-co1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.advisor1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee2Machado Neto, Diósnio-
dc.contributor.referee3Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760249627090319pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa e a compreensão de aspectos interdisciplinares para compor o universo da criação, fazem-se importantes para o desenvolvimento de tendências coreográficas. Foi a partir da proposta de agregar novas configurações estéticas para processos criativos em dança que surgiu esta pesquisa. A dissertação dedica-se ao estudo iconográfico de obras pictóricas que retratam a dança realizadas por Edgar Degas, pintor e escultor francês que integrou o movimento impressionista no último quartel do século XIX. Por meio destas análises iconográficas das pinturas, realizou-se experimentos em dança resultando como produto final da pesquisa um espetáculo intitulado Políptico XIX-XXI. O resultado revela uma possibilidade de relacionar imagem, iconografia e dança, mostrando que processos criativos podem se utilizar de elementos observados através do estudo e análise das imagens estáticas de uma obra. Palavras-chave: Processo criativo; Dança; Iconografia; Edgar Degas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesAGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007. AGOSTINI, Barbara Raquel. Ballet Clássico – Preparação Física, Aspectos cinesiológicos, metodologia e desenvolvimento motor. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2010. ANDERSON, Jack. Dança. Tradução portuguesa de Maria da Conceição ribeiro da Costa. Publicação: Lisboa; São Paulo : Editorial Verbo, 2009. ARGAN, Giulio Carlo. ArteModerna: Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. Trad. Denise Bottmann, Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. BALZI, Juan José. O impressionismo. São Paulo: Claridade, 2009. BARRETO, Ivana Menna. Aquilo que se apronta. In: Coleção corpo em cena, volume 5. Org: Lenira Rangel, Karin Thrall. Guararema, SP: Anadarco, 2012. BONILLA, Noel. A composição coreográfica: estratégias de fabulação. Disponível em: <http://idanca.net/2007/03/23/a-composicao-coreografica-estrategias-de-fabulacao/> . Acesso em: 20/08/2012. BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. Trad. Marina Appenzeller. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987. CAMINADA, Eliana. História da Dança- Evolução Cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999. CIRILLO, José; BEZERRA, Ângela Maria Grando. Arqueologias da criação: estudos sobre o processo de criação. Belo Horizonte: C/ Arte, 2209. COSTA, Mariana Jorge Nobre. Panofsky: Iconologia. Faculdade de belas Artes da Universidade de Lisboa, 2006. DRUMOND, Fernanda Cristina Pereira. Análise das cenas de banho presentes em alguns quadros de Jean Auguste Dominiques Ingres, Edgar Degas e Toulouse Loutrec. Universidade estadual de Campinas, 2010. EDGAR Degas. Trad. Ángela Blum. Naucalpan de Juárez: Numen, 2005. FABRIS, Annateresa. (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX, 1991. FARO, Antônio José. Pequena história da dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. FATH, Telma. A linguagem fotográfica e a pintura de artistas baianos no final do século XIX início do século XX. In: Cultura Visual, n. 17, maio/2012, Salvador, EDUFBA, p.63-74. FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal dança-teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Curitiba – PR: Positivo, 2010. 103 GARB, Tamar. Morisot, Berthe. Grove Art Online. Oxford Art Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordartonline.com/subscriber/article/grove/ art/T059646>. Acesso em: 31 Mar. 2013. GUEST, Ivor. Gautier on Dance. Londres: Dance Books, 1986. HAMMOND, Sandra Noll. In the Dance Classroom with Edgar Degas: Historical Perspectives on Ballet Technique. In: Imaging Dance- Visual Represetations of Dancers and Dancing. New York: Olms, 2011. HELLER, Nancy G. When is a Circle Dance Simply a Circle of Dancers? Matisse and the Sardana. In: Imaging Dance- Visual Represetations of Dancers and Dancing. New York: Olms, 2011. HINCKS, Marcelle Azra. Representations of dancing on Early Greek vases. In: Revue Archéologique. Ser. 4, v. 14, 1909, p. 351-369. IANNONE, Carlos Alberto - Bibliografia de Fernando Pessoa. Coimbra : Inst. de Alta Cultura : Centro de Estudos Românicos, FLUC, 1969. KAEPPLER, Adrienne L. The hands and Armes Tell the Story: Movement through Time in Eighteenth – Century Dance Depictions from Polynesia. In: Imaging Dance- Visual Represetations of Dancers and Dancing. New York: Olms, 2011. KASSING, Gayle. History of Dance, an Interactive Arts Approach. Illinois/ Champaign: Human Kinetics, 2007. KEAR, Jon. Cézanne, Paul. The Oxford Companion to Western Art. Oxford Art Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordartonline.com/subscriber/article/opr/t118/e514>. Acesso em: 20 jan 2013. LASH, Willem F. Iconography and iconology. Grove Art Online. Oxford Art Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordartonline.com/subscriber/article/grove/art/T039803>. Acesso em: 20 jan. 2013 LLOYD, Christopher. Pissarro. Grove Art Online. Oxford Art Online. Oxford University. Disponível em: <http://www.oxfordartonline.com/subscriber/article/grove/ art/T067923pg1>. Acesso em: 30 jul. 2013. MARIANO, Sara Maria Pinto. A estruturação de notações na iconografia, música, dança e escrita como base para a reflexão acerca dos códigos escriturais no teatro. Dissertação para obtenção de título de mestre em Artes, apresentada ao Departamento de Artes da Universidade de Brasília, 2013. MARIETTI, Melissa Andréa. A construção do sujeito poético e a noção de tempo na poesia de Paul Verlaine e na de Camilo Pessanha. Dissertação de Metrado em Literatura Portuguesa. Universidade de São Paulo. São Paulo – SP, 2008. MENDES, Miriam Garcia. A Dança. 2. ed. São Paulo: Ática, 1987. MICHAILOWSKY, Pierre. A Dança e Escola de Ballet. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1956. 104 MONTEIRO, Mariana. Noverre: cartas sobre a dança. São Paulo, Edusp/Fapesp, 1998. MÜHLBERGER, Richard. O que faz de Degas um Degas?. Trad. Valentina Fraíz-Grijalba. 2.ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. NEWALL, Diana. Segredos do Impressionismo. São Paulo: Publifolha, 2011. NOGUEIRA, Rejane Martins de oliveira. Uma explosão de cores no início do século XX: o Fauvismo. I Encontro Nacional de Estudo da Imagem. Londrina –PR, 2013. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação artística. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1978. ____________. Criatividade e processo de criação artística. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991. PAULA, Jeziel de. Imagem & Magia: fotografia e Impressionismo. Um diálogo imagético. Ver. Impulso. n. 24. abr, 1999. PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes. Um estudo da dança macabra por meio de imagens. Anais do II Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina –PR, 2009. PORTINARI, Maribel. História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. REASON, Matthew. Still Moving: The Revelation or Representation of Dance in Still Photography. In: Imaging Dance- Visual Represetations of Dancers and Dancing. New York: Olms, 2011. SALLES, Cecília de Almeida. Gesto Inacabado – Processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998. _____________. Redes de Criação Construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006. SILVA, Rosemeri Rocha da. Corpo propositor: um ponto de partida na criação. In: Coleção corpo em cena, volume 5. Org: Lenira Rangel, Karin Thrall. Guararema, SP: Anadarco, 2013. SCHAPIRO, M. Impressionismo. Trad: Ana Luiza Dantas Borges. São Paulo: Cosac & Naif, 2002. SEEBASS, Tilman. Iconography and dance research. In: Yearbook for tradicional music, 1991, p. 33-51. SEIBERLING, Grace. Impressionism. In: Grove Art Online. Oxford Art Online. Disponível em: http://www.oxfordartonline.com/subscriber/article/grove/art/T040015. Acesso em: 25 mar 2012. SPARTI, Barbara. Chastisement and Celebration: dance in Papal Bologna in the Etchings of G. M. Mitelli (1634-1718). In: Imaging Dance- Visual Represetations of Dancers and Dancing. New York: Olms, 2011. SPENCE, David. Degas – O olhar invisível. Trad: Luiz Antonio Aguiar, Marisa Sobral. Col. Grandes Artistas. São Paulo: Melhoramentos, 2001. 105 STEVENSON, Lesley. "Impressionism." The Oxford Companion to Western Art. Ed. Hugh Brigstocke. Oxford Art Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordartonline.com/subscriber/article/opr/t118/e1272>. Acesso em: 30 jul. 2013. VALÉRY, Paul. Degas dança desenho. Trad: Christina Murachco e Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac & Naif, 2012. VARGAS, Antônio Pinho. A ausência da música portuguesa no contexto europeu: Uma investigação em curso. Revista Crítica de Ciências Sociais, Nº 78, Outubro 2007. VATTIMO, Gianni. A Sociedade Transparente. Lisboa: Relógio D’Água, 1992. WALTHER, Ingo F. Impressionismo. Trad. Alice Milheiro et al. São Paulo: Taschen, 2002. WOLFF, Stéphane. L`Opera au Palais Garnier (1875 – 1962). Paris, 1962. ZANCHETTA, Luciene. Impressionismo: 230 anos de luz. Ciênc. Cult. Vol. 56. n.3. São Paulo, jul-set, 2004. ZORZO, Francisco Antônio. Procedimentos Visuais: Alguns problemas do desenho contemporâneo. Graphica, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICONOGRAFIA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO IMAGENS DA DANÇA NA OBRA PICTÓRICA DE EDGAR DEGAS.pdf3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons