DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Silvia Raquel de Souza-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:34:59Z-
dc.date.issued2015-04-14-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1896-
dc.description.abstractThis paper presents a musicological transcription of the serenade Gli Eroi Spartani, by the Portuguese composer Antonio Leal Moreira (1758-1819). Composed to celebrate the birthday of Don José, Prince of Brazil (1716-1788) in 1788, its score is conserved in the Ajuda's Library under the quotas P-La 48-II-16/ 17. The edition has been enriched by the confrontation with the Portuguese version that exists in a fragmentary condition in the Ducal Palace of Vila Viçosa (P-VV AMG-50 and P-VV AMG-82 quotas) and by alternative translation of the missing arias. The transcript therefore comes with a study that contextualizes it and with the sheet music. Keywords: Gli Eroi Spartani; Antônio Leal Moreira; Serenata; Critical edition.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGli Eroi Spartanipt_BR
dc.subjectAntônio Leal Moreirapt_BR
dc.subjectSerenatapt_BR
dc.subjectEdição críticapt_BR
dc.titleEdição crítica de Gli Eroi Spartani de Antonio Leal Moreira (1758-1819)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:34:59Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee2Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee3Sbaffi, Edoardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3967135637576424pt_BR
dc.contributor.referee4Machado Neto, Diósnio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0602062190347329pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho constitui-se de uma transcrição musicológica da serenata Gli Eroi Spartani do compositor português Antonio Leal Moreira (1758-1819), composta para celebração do aniversário de Dom José, Príncipe do Brasil (1716-1788) em 1788, e cuja partitura original está conservada na Biblioteca da Ajuda sob as cotas P-La 48-II-16/ 17. A edição foi enriquecida pelo confronto com a versão em língua portuguesa que subsiste em estado fragmentário na Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa (cotas P-VV AMG-50 e P-VV AMG- 82) e proposta de tradução das árias faltantes. A transcrição está portanto acompanhada de um estudo que a contextualiza e ao conteúdo da partitura digitalizado. Palavras-chave: Gli Eroi Spartani; Antônio Leal Moreira; Serenata; Edição crítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesLivros ALEGRIA, José Augusto. Catálogo dos Fundos Musicais de Vila Viçosa, organizado por José Augusto Alegria. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989. BECKFORD, William. Diário de William Beckford em Portugal e Espanha, 3a ed. reimp.. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2009. BENEVIDES, Francisco da Fonseca. O Real Theatro de S. Carlos de Lisboa desde a sua fundação em 1793 até a actualidade: estudo historico. Lisboa: Castro Irmão, 1883. BRAGA, Theophilo. História do Theatro Portuguez: A Baixa Comédia e a Ópera. Porto: Imprensa Portugueza, 1871. BRITO, Manuel Carlos de. Estudos de história da música em Portugal. Lisboa: Editorial Estampa, 1989. ______________________. Ópera in Portugal in the Eighteenth Century. Cambridge: Cambridge Press, 1989. BRITO, Manuel Carlos de; CRANMER, David. Crónicas da vida musical portuguesa na primeira metade do século XIX. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1990. BUDASZ, Rogério. Teatro e Música na América Portuguesa: ópera e teatro musical no Brasil (1700-1822): convenções, repertório, raça, gênero e poder. Curitiba: DeArtes - UFPR, 2008. CANO, Rubén López. Música y Retórica en el Barroco. Barcelona: Amalgama Edicions, 2011. 254 CARVALHO, Mario Vieira de. Pensar é Morrer ou O Teatro de São Carlos: na mudança de sistemas sociocomunicativos desde fins do séc. XVIII aos nossos dias. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1993. ________________________. A ópera como teatro: de Gil Vicente a Stockhausen. Porto: Ambar - Ideias no Papel, S.A., 2005. GJERDINGEN, Robert O.. Music In The Galant Style. Oxford: Oxford University Press, 2007. KIMBELL, David. Italian Opera. Cambridge: Cambridge University Press, 1991. MAZZA, José; ALEGRIA, José Augusto. Dicionário Biográfico dos Músicos Portugueses. Lisboa: Tipografia da Editorial Império, Lda, 1944/45. PÁSCOA, M.L.F.R. . Cronologia Lírica de Manaus. 1ª. ed. Manaus: Valer, 2000. PÁSCOA, M.L.F.R. . Ópera em Belém. 1ª. ed. Manaus: Valer, 2009. PÁSCOA, M.L.F.R. . Ópera em Manaus. Manaus: valer, 2009. RAMOS, Luís de Oliveira. D. Maria I. Lisboa: Temas & Debates, 2010. RUDERS, Carl Israel. Viagem em Portugal (1798-1802), I volume. Trad. António Feijó. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2002. ___________________. Viagem em Portugal (1798-1802): Texto omitido na tradução de António Feijó, II volume. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2002. SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política, 3a edição. São Paulo: Cortez, 2010. 255 STROHM, Reinhard. Dramma per musica: Italian Opera Seria of the Eighteenth Century. New Haven: Yale University Press, 1997. TWISS, Richard. Travels through Portugal and Spain, in 1772 and 1773. Londres, 1775. TYSON, Alan. Mozart: Studies of the Autograph Scores. Harvard University Press, 1987. VASCONCELLOS, Joaquim Antonio da Fonseca e. Os músicos portuguezes: biografiabibliografia, volume I. Lisboa: Imprensa portugueza, 1870. VIEIRA, Ernesto. Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes: História e Bibliographia da Música em Portugal, I Volume. Lisboa: Typografia Mattos Moreira & Pinheiro, 1900. Regras da Versificação Portugueza, por hum anonimo, Lisboa: Typografia Rollandiana, 1777. Artigos científicos CRANMER, David. Ópera e música teatral no Rio de Janeiro no reinado de D. Maria I: uma fonte mal conhecida. Anais do Colóquio Internacional As músicas luso-brasileiras no final do Antigo Regime: repertórios, práticas e representações. Lisboa, junho 2008. _______________. Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa - a ligação brasileira. Callipole: Revista de Cultura. Vila Viçosa, N° 17, 2009. PÁSCOA, M.L.F.R. . A ópera como reflexão sobre a construção do espaço e da identidade na Amazônia do século XIX. Revista Brasileira de Musica (Rio de Janeiro. 1934), v. 24, p. 1- 89-104, 2012. PÁSCOA, M.L.F.R. . Ópera na Amazônia durante o século XVIII. Música em Perspectiva, v. 1, p. 43-57, 2008. 256 Manuscritos Pa48-II-16 e Pa48-II-17 (Gli Eroi Spartani) pertencentes a Biblioteca da Ajuda. PVV AMG-7 (Guerra de Alecrim e Mangerona - Teixeira) pertencente a Biblioteca do Palácio Ducal de Vila Viçosa. PVV AMG-50 e PVV AMG-82 (Eurimaco e Archidamo) pertencentes a Biblioteca do Palácio Ducal de Vila Viçosa. Sítios da internet e mídia eletrônica ARMELLINI, Mario. Gaetano Martinelli. L'enciclopedia italiana, Dizionario Biografico degli Italiani, volume 71 (2008). Disponível em: <http://www.treccani.it/enciclopedia/gaetano-martinelli_(Dizionario-Biografico)/> Acesso em: 27/10/2013 BRITO, Manuel Carlos de; STEVENSON, Robert. Verbete António Leal Moreira, no Grove Music Online - Oxford Music Online, Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/19105> Acesso em: 22/05/14 HOLMES, William C.. Verbete Licenza, no Grove Music Online - Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/16581?q=licenza&search=q uick&pos=1&_start=1#firsthit> Acesso em 28/01/2015 MARTINELLI, Gaetano. Gli Eroi Spartani (libreto). Disponível em: <http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_musica/libretos/mas1221102.pdf> Acesso em 02/10/2013 257 MCCLYMONDS, Marita P.. Verbete Gaetano Martinelli, no Grove Music Online - Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/O903193?q=martinelli&sear ch=quick&pos=4&_start=1#firsthit> Acesso em: 22/05/2014 MCCLYMONDS, Marita P. (com CAUTHEN, Paul; HOCHSTEIN, Wolfgang; DOTTORI, Mauricio). Verbete Niccolò Jommelli, no Grove Music Online - Oxford Music Online, Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/14437> Acesso em: 22/05/14 Seminário da Patriarcal (Lisboa) de 1748-1820. Livro que hade servir p[ar]a os acentos das adimiçoins dos siminaristas (sic) deste real siminario na forma dos seus estatutos [manuscrito]. Disponível em: <http://purl.pt/24906> Acesso em Maio/2014 Grove Music Online. Verbete Dramma [drama] per Musica, pesquisado no sítio Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/08139?q=dramma+per+mus ica&search=quick&pos=1&_start=1> Acesso em: 22/05/14 Teses de Doutorado AUGUSTIN , Kristina Neves. Os castrati e a prática vocal no espaço luso-brasileiro (1752- 1822). Universidade de Aveiro, 2013. KÜHL, Paulo Mugayar. Os libretos de Gaetano Martinelli e a ópera de corte em Portugal (1769-17950). FFLCH - USP, 1998. 258 PÁSCOA, M. L. F. R.. Ópera na Amazônia na Época da Borracha (1880-1907): Bug Jargal, de José Cândido da Gama Malcher, Universidade de Coimbra, 2003. Outros PÁSCOA, M.L.F.R. . As Indias Galantes: Música na Amazônia durante o século XVIII. In: Rui Vieira Nery; Elizabeth Lucas. (Org.). As músicas luso-brasiliras no fim do Antigo Regime. 1ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbnkian, 2013, v. 1, p. 523-555. PÁSCOA, M.L.F.R. . As óperas de Antonio José da Silva e Antonio Teixeira: atribuição de autoria e reconhecimento de modelos estéticos na produção lírica luso-brasileira do século XVIII. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Atualidade da Ópera. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ / EMPPGM, 2012, v. 1, p. 141-154. PÁSCOA, M.L.F.R. . Ezio, de Niccolo Jommelli para Lisboa: mediação entre a tradição e a inovação. In: José Maria Cardoso; Margarida Miranda. (Org.). Sons do Clássico: no centenário de Maria Augusta Barbosa. 1ed. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2013, v. 1, p. 197-210. PÁSCOA, M.L.F.R. . Os anéis da memória: o teatro musical luso-brasileiro do século XVIII e a construção de outro mundo. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Patrimônio musical da atualidade: tradição, memória, discurso e poder. 1ed. Rio de Janeiro: UFRJ/PPGM/EM, 2014, v. 1, p. 135-146. PÁSCOA, M.L.F.R. . Restaurar e interpretar Guerras do Alecrim e Mangerona (1737), ópera de Antonio Teixeira (1707-1774) e Antonio José da Silva (1705-1739). In: Alberto Pacheco; Ana Maria Liberal; David Cranmer; Luiz Guilherme Goldberg; Mário Trilha. (Org.). A música no espaço luso.brasileiro: um panorama histórico. 1ed.Lisboa: CESEM-Universidade Nova de Lisboa, 2014, v. 1, p. 608-622.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDIÇÃO CRÍTICA DE GLI EROI SPARTANI DE ANTONIO LEAL MOREIRA (1758-1819.pdf18,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons