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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBentes, Arão do Nascimento-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2019-12-17T16:33:46Z-
dc.date.issued2015-05-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1895-
dc.description.abstractIt is proposed that this work analyzing three novels of Paul Jacob (1921-2003), Amazon writer of Postmodernism. The novels are: Chãos de Maiconã,Um Pedaço de Lua Caía na Mata and Chuva Branca. Each of these works works, metonymically with population segments that feature the Amazon. At first, the author focuses on the indige-nous element, which is the autochthonous, since already inhabit the soil of the region long before the first settlers arrived here. With the second novel, the author focuses on the segment of immigrants, having given preference to Jews who played important role in the early Amazonian economy, made almost exclusively exchange products through the channel of the rivers. Finally, in White Rain, Jacob focuses on the second typical population segment forest: the caboclo riverside. The set of three narratives constitute a trilogy that gives account of the different ways of life and even of winning the Amazo-nian hinterland. As hits the analysis of the mentioned works will be focused to language employed by the narrator, which recreates the Portuguese standard, reworking the syn-tax and semantics, either as reproduction of regional dialects, whether as a literary rec-reation of our language. In addition, there is the religious, indelible feature in the narra-tive. Finally, Jacob will be framed in the historical journey of both the Brazilian litera-ture as literature just as it took place, with several peculiarities in the Amazon. Keywords: Indian, mestizo , immigrant, myth, language and Amazon.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÍndiopt_BR
dc.subjectCaboclopt_BR
dc.subjectImigrantept_BR
dc.subjectMitopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleChuva branca caía em chãos de Maíconã : a trilogia de Paulo Jacobpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:33:46Z-
dc.contributor.advisor1Aleixo, Marcos Frederico Krüger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8302225272067037pt_BR
dc.contributor.referee1Aleixo, Marcos Frederico Krüger-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8302225272067037pt_BR
dc.contributor.referee2Guedelha, Carlos Antônio Magalhães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7081769664734266pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalheiro, Juciane dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8629828786064536pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5463209472268592pt_BR
dc.description.resumoPropõe-se este trabalho analisar três romances de Paulo Jacob (1921-2003), es-critor amazonense do Pós-Modernismo. Os romances são: Chãos de Maiconã, Um Pe-daço de Lua caía na Mata e Chuva Branca. Cada uma dessas obras trabalha, metonimi-camente, com segmentos populacionais que caracterizam a Amazônia. Na primeira, o autor enfoca o elemento indígena, que é a autóctone, posto já habitar o solo da região muito antes dos primeiros colonizadores aqui chegarem. Com o segundo romance, o autor focaliza o segmento dos imigrantes, tendo dado preferência aos judeus, que de-sempenharam papel importante na primitiva economia amazônica, feita quase exclusi-vamente de troca de produtos, através da calha dos rios. Finalmente, em Chuva Branca, Jacob focaliza o segundo segmento populacional típico da floresta: o caboclo ribeirinho. O conjunto das três narrativas constitui uma trilogia que dá conta dos diferentes modos de vida e, até mesmo, de conquista do sertão amazônico. Como remate à análise das obras mencionadas, focalizar-se-á a linguagem empregada pelo narrador, que recria o português padrão, retrabalhando a sintaxe e a semântica, quer como reprodução dos falares regionais, quer como recriação literária de nossa língua. Além disso, há ainda a religiosidade, característica indelével nas narrativas. Por último, Jacob será enquadrado no percurso histórico tanto da literatura brasileira quanto da mesma literatura tal como ela se realizou, com peculiaridades diversas, no Amazonas. Palavras chave: índio, caboclo, imigrante, mito, linguagem e Amazônia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
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dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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