DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Fábio Amorim de-
dc.date.available2019-12-14-
dc.date.available2019-12-17T16:18:16Z-
dc.date.issued2014-06-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1891-
dc.description.abstractLa recherche autor du répertoire de la musique vocale et le théâtral constitué, mis en scène et représenté dans la seconde moitié du XVIIIe siècle - en particulier sous le règne de Joseph Ier et de l'environnement du Brésil colonial - fait apparaître des informations importantes concernant la consommation de genres musicaux pratiqués dans cette période. Nous savons que l' opera seria était le plus prestigieux genre du moment et que sur la visage du compositeur David Perez (1711-1778) a trouvé son plus grand exposant. Cependant, au cours des sept dernières années une réforme majeure dans le genre a eté mis en place dans l’Europe et il est possible d'identifier dans Demetrio, opéra de David Perez, le début de ce processus de changement du dramma per musica en analysant deux échantillons (I- Nc 401-41-42, bibliothèque de San Pietro a Majella et Pvv-amgG85, Palais Ducal de Vila Viçosa), surtout lorsqu'on les compare à l’intervalles de ses productions on soulignant l’éventuelle réalisation du deuxième spécimen (en portugais) sur le sol brésilien dans le théâtre de Manuel Luis au Rio de Janeiro. La recherche autour de ce materiel musical, plus de révéler l'histoire importante de la musique brésilienne nous fait un plan de sauvetage du patrimoine historique et culturel des ces deux pays, mais révélant aussi des caractéristiques uniques de la réception de l'oeuvre musicale dans le contexte de la musique lusofone. MOTS-CLÉS: David Perez; Ópera; Brèsil; Portugalpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDavid Perezpt_BR
dc.subjectÓperapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPortugalpt_BR
dc.titleSubsídios para uma edição comentada da ópera Demétrio, de David Perez, segundo versão Pvv-amgG85, de Vila Viçosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:18:16Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee2Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee3Machado Neto, Diósnio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2026060620927004pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa em torno do repertório de música vocal e teatral constituído, encenado e representado na segunda metade do século XVIII – sobretudo no reinado de D. José I e no ambiente brasileiro colonial – traz à tona importantes reflexões acerca do consumo dos gêneros de música praticados neste período. Sabemos que a opera seria era o gênero de maior prestígio neste momento e que no compositor, David Perez (1711- 1778), encontrava seu grande expoente. Contudo, nas últimas décadas de setecentos houve uma grande reforma no gênero e é possível identificar em Demetrio, ópera de David Perez, o início deste processo de reorientação ideológica do dramma per musica através da análise de dois espécimes (I-Nc 401-41-42, Biblioteca de San Pietro a Majella e Pvv-amgG85, Paço Ducal de Vila Viçosa), sobretudo quando comparados os intervalos de produção de ambos e ressaltando a possível realização do segundo espécime (em língua portuguesa) em solo brasileiro no teatro de Manuel Luis, no Rio de Janeiro. A investigação em torno deste material, além de nos revelar importantes antecedentes da música brasileira, reporta-nos um resgate do patrimônio histórico e cultural de ambos os países, revelando ainda características ímpares da recepção da obra musical no contexto lusófono. PALAVRAS-CHAVE: David Perez; Ópera; Brasil; Portugalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesBARATA, José Oliveira. História do teatro em Portugal (séc. XVIII): António José da Silva (o Judeu) no palco joanino. Lisboa: Difel, 1998. (Série: Memória e sociedade)BECKFORD, William. A corte da rainha D. Maria I: correspondência de W. Beckford (1901). Lisboa: Ed. Lisboa Tavares Cardoso & Irmão, 1980. Digitalizadora: Universidade de Toronto. BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2000. BORIE, Monique; ROUGEMONT, Martine de; SCHERER, Jacques. Estética teatral: textos de Platão a Bertolt Brecht. Trad. Helena Barbas. 2. ed.. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. BRAGA, Teófilo. História do Theatro Portuguez: a baixa comédia e a opera do séc. XVIII. Porto: Imprensa Portuguesa, 1870. BRITO, Manuel Carlos de. Opera in Portugal in the Eighteenth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. BRITO, Manuel Carlos de; CYMBRON, Luísa. História da Música Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1992. (Vol. 47 de Universidade Aberta de Textos de base) BUDASZ, Rogério. Teatro e Música na América Portuguesa: convenções, repertório, raça, gênero e poder. Curitiba: DeArtes; UFPR, 2008. CARDOSO, Lino de Almeida. O som social: música, poder e sociedade no Brasil (Rio de Janeiro, séculos XVIII e XIX). São Paulo: edição do autor, 2011. (Edição Kindle). CARVALHO, Mário Vieira de. Por lo imposible andamos: A ópera como teatro de Gil Vicente a Stockhausen, Porto: Âmbar, 2005 CELLETTI, Rodolfo. Histoire du bel canto: Les chemins de la musique. Trad. Hélène Pasquier, com o auxílio e prefácio de Roland Mancini. Editora Fayard, 1987. DOTTORI, Maurício. The church music of David Perez and Niccolò Jommelli with especial emphasis on funeral music. Curitiba: DeArtes, UFPR. 2008. FUBINI, Enrico. La Estetica Musical desde La Antigüedad hasta el siglo XX. Einaudi, 1976. GJERDINGEN, Robert. O. Music in the Galant Style. New York: Oxford University Press, Inc. 2007. KIMBELL, David. Italian Opera. Cambridge University Press, 1994. LABORDE, Jean-Benjamin de. Essai sur la musique ancienne et moderne. VI, 466. RISM B: Paris, 1780. MCCLYMONDS, Marita P. Niccolò Jommelli, the last years, 1769-1774. Michigan: UMI Research Press an imprint of University Mircofilms International, 1980, 1978. ROBINSON, Michael F. Naples and Neapolitan Opera. Oxford: Clarendon Press, 1972. WHEATLEY, Henry B. The historical and the posthumous memoirs of Sir Nathaniel William Wraxall, 1772-1784. Edition with notes and additional chapters from the author's unpublished ms. by Henry B. Wheatley, F.S.A: Ed. Bickers & son in London, 1884. 77 ARTIGOS CÂMARA, José Manuel Bettencourt da. O lugar de D. João V na História da música portuguesa. Revista ICALP, vols. 16 e 17, junho-setembro de 1989, p. 136-145. CARNEIRO, Luis Soares. Arquitectura dos Teatros Setecentistas Portugueses: dois Documentos. Teatro do Mundo, vol. 2, Universidade do Porto, 2007, p. 135-156. CARNEIRO, Luis Soares. Modelos e Réplicas: A arquitectura dos teatros históricos Portugueses Teatro do Mundo, vol. 1, Universidade do Porto, 2007, p. 49-73. CRANMER, David. Os manuscritos de música teatral no Paço Ducal de Vila Viçosa - A ligação brasileira. Revista de Cultura. n. 17, 2009. Callipole. Alto - Alentejo - Portugal. p. DACANAL, Débora Cristina. O gracioso Semicúpio d’o Judeu: Rastros do criado astuto. Revista Desassossego. ed. 5. Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. MARTINS, José Pedro Ribeiro. O teatro no Porto no século XVIII. Revista de História, vol. 3, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, 1980. p. 99-114. PINTO, Isabel. (Um)certaing editing. Revista Cibertextualidade. n. 5 (Anual). Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, 2013. RIBEIRO, Marília Andrés & RIBEIRO, Maria Izabel B. (org.) Iconologia do espaço arquitetônico na cultura Luso Americana. Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2007. p. 498-507. TARUSKIN, Richard. Chapter 5 The Italian Concerto Style and the Rise of Tonalitydriven Form The Oxford History of Western Music. New York, USA, Oxford University Press. VENDRAMINI, José Eduardo. A Commedia dell´Arte. Trans/Form/Ação, Araraquara- SP, v. 24, p. 57-83. ZURBACH, Christine. A tradução teatral: o texto e a cena. Portugal. Caleidoscópio, vol. 2007. REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS DOTTORI, Mauricio; JACKSON, Paul J. David Perez. Groove Music Online. Oxford Music Online. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/21306>. Aceso em: 27 maio 2011. HOLMES, William C. Licenza. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/16581>. Acesso em: 27 jul. 2013. MACNEIL, Anne. Commedia dell’arte. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/06188>. Acesso em: 1 ago. 2013. 78 MCCLYMONDS, Marita P.; HEARTZ, Daniel. Opera Seria. Grove Music Online. Oxford Music Online. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/20385>. Acesso em: 6 jul. 2011. MEUCCI, Renato. ROCCHETTI, Gabriele. Horn. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/13353.> Acesso em: 9 jan. 2014. NEVILLE, Don. Demetrio. The New Grove Dictionary of Opera, edited by Stanley Sadie. Grove Music Online. Oxford Music Online. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/O901303>. Acesso em: 2 abr. 2012. PAGANO et. al, Roberto. Scarlatti. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/24708pg7>. Acesso em: 9 jan. 2014. WESTRUP, Jack et al. Aria. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press, 2013. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/43315>. Acesso em: 16 jun. 2013. ROSSELLI, John. Castrato. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. 2013. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/05146>. Acesso em: 17 jun. 2013. STEIN, Louise K. and ALIER, Roger. Zarzuela. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/40742>. Acesso em: 1 ago. 2013. STERNFELD, F.W. Deus ex machina. The New Grove Dictionary of Opera. Ed. Stanley Sadie. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Web. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/O901323>. Acesso em: 22 jul. 2013. TALBOT, Michael. Serenata. Grove Music Online. Oxford Music Online. Oxford University Press. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com/subscriber/article/grove/music/25455>. Acesso em: 5 ago. 2013. DISSERTAÇÕES E TESES ABALADA, Victor Emmanuel T. M. Metastasio por Francisco Luiz Ameno: Ópera, poder e literatura nas reformas do Portugal setecentista. Dissertação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2011. 79 ARSHAGOUNI, Michael Hrair. Aria forms in opera seria of the Classic Period: settings of Metastasio's Artaserse from 1760-1790. Tese . Universidade da Califórnia, Los Angeles, 1994. BRESCIA, Rosana de Moraes Marreco Orsini. C’est la que l’on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise (1719-1819). Thèse pour obtenir le grade de Docteur de L’Université Paris IV et de l’Universidade Nova de Lisboa. Paris, 2010. DANCKWARDT, Voltaire P. O edifício teatral: resultado edificado da relação palcoplatéia. Dissertação. (Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura – PROPAR). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2001. 245 p. KIRKPATRICK, David Adam. The role of Metastasio’s libretti in the eighteenth century: Opera as propaganda. Tese . (Florida State University. College of Music). Florida, 2005. LUCAS, Mônica. Relações entre música e linguagem na segunda metade do século XVIII: A allgemeine geschichte der musik de Johann Nikolaus Forkel. Revista Eletrônica Música Hodie, USP, v. 9, n. 3-Esp. São Paulo, 2009. URSSI, Nelson José. A Linguagem Cenográfica. Dissertação. (Departamento de Artes Cênicas, Escola de Comunicações e Artes da USP). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. MANUSCRITOS PEREZ, David. Demetrio, Pvv-amgG85; Arquivo Musical de Vila Viçosa, Portugal. ______. Demetrio, 401-41-42; Biblioteca de San Pietro a Majella, Itália. Novo drama intitulado Demetrio na Siria [Manuscrito 1797. - [1], 69 f., enc. ; 21 cm. Cota do exemplar digitalizado: cod-1395-3. Biblioteca Nacional de Portugal. Novo drama intitulado Demetrio em Siria [Manuscrito 1783, Jun. 9. - [1], 58 f., enc.; 21 cm. Cota do exemplar digitalizado: cod-1382-4. Biblioteca Nacional de Portugal. Vida de D. Quixote de la mancha. Theatro comico portuguez; ou, Collecção das operas portuguezas, que se representáráo na casa da theatro publico do Bairro Alto, e Mouraria de Lisboa, offerecidas a' muito nobre senhora pecunia argentina (1790). Lisboa: Ed. Ferreira Lisboa. (Vol. 1. Digitalizadora: Universidade de Toronto.) Sociedade estabelecida para a subsistência dos teatros públicos da Corte: [estatutos / Sociedade estabelecida para a subsistencia dos Theatros Públicos da Corte]. - Lisboa: na Regia Typ. Silviana, [1771]. - 20 p.; 30 cm. Cota do exemplar digitalizado: hg-617-63- a.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUBSIDIOS PARA UMA EDIÇÃO COMENTADA DA ÓPERA DEMETRIO, DE DAVID PEREZ, SEGUNDO VERSÃO DE VILA VIÇOSA.pdf5,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons