DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Gabriel de Sousa-
dc.date.available2019-12-14-
dc.date.available2019-12-17T16:14:19Z-
dc.date.issued2013-09-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1889-
dc.description.abstractFrom 1733 up to 1738, Antônio José da Silva (1705-1739) published for the first time, at the Bairro Alto Theater in Lisbon city, eight operas, all of them in Portugese language, seven among them having their music probably written by Antônio Teixeira (1707-1774). Nowadays, there are but three of those operas the musicals manuscripts of which are known: Guerras do Alecrim e Mangerona, As Variedades de Proteu and Precipício de Faetonte, and yet the parts for viola in the latter are lost in full, the same being the case for the parts for singers, apart just one singing quartet. The authorship of the music which is contained in these manuscripts requires a careful examination and points to results surrounding the provenance of the documents, the context of their creation and use, as well as of the musical material that is contained in it, revealing an aesthetic world which refers to a sort of different influences, however important to understanding the Luso-Brazilian musical theater of the eighteenth century. This way, rebuilding these lost musical parts is imperative, so that the performance of this opera can be turned into a possible one and under its best condition. This dissertation aims to report the process of rebuilding of the viola score in a quartet and parts for viola and the singing ones in other three árias of the opera Precipício de Faetonte, written by Antônio José da Silva - O Judeu (1705-1739), with musical composition by Antônio Teixeira (1707- 1774), as from the manuscript in the University of Coimbra General Library’s collection, under the quota MM-876. This rebuilding is based on the analysis of the compositional techniques from other operas by the partnership between Silva and Teixeira, extracting compositional procedures used during the period called the galant style, like phrases organization, quantity of voices, rhetorical choices for text, rhythmic, harmonic and melodic predilection, which can be applied during the process. Keywords: Luso-Brazilian opera, Fall of Phaeton, Antônio José da Silva, Antônio Teixeira, musical score rebuilding.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÓpera luso-brasileirapt_BR
dc.subjectReconstrução de partiturapt_BR
dc.subjectPrecipício de Faetontept_BR
dc.subjectAntônio José da Silvapt_BR
dc.subjectAntônio Teixeirapt_BR
dc.titleReconstrução da parte de viola de um quarteto e das partes de viola e canto de três árias da ópera Precipício de Faetonte (P-CUG MM876), de Antônio José da Silva (1705-1739) e Antônio Teixeira (1707-1774)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:14:19Z-
dc.contributor.advisor1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee2Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.contributor.referee3Trilha Neto, Mario Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791261326700184pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971086760083806pt_BR
dc.description.resumoEntre 1733 e 1738, Antônio José da Silva (1705-1739) estreou no Bairro Alto em Lisboa oito óperas em língua portuguesa, das quais sete contam com provável autoria musical de Antônio Teixeira (1707-1774). São conhecidos hoje os manuscritos musicais para apenas três delas: Guerras do Alecrim e Mangerona, As Variedades de Proteu e Precipício de Faetonte, sendo que para esta última ainda estão perdidas todas as partes de viola, e com exceção de um quarteto, todas as partes vocais. A autoria da música contida nestes manuscritos requer um exame cuidadoso e aponta para resultados que envolvem a origem dos documentos, o contexto de seu surgimento e uso, bem como do material musical nele contido, revelando um universo estético que remete a influências distintas, mas importantes para a compreensão do teatro musical luso-brasileiro do século XVIII. Dessa maneira, é imprescindível que se reconstruam as partes musicais perdidas, para que se possa realizar a montagem da referida ópera com as melhores condições. A presente proposta de dissertação visa apresentar o processo de reconstrução da parte de viola de um quarteto e das partes de viola e canto de três árias da ópera Precipício de Faetonte, escrita por Antônio José da Silva - o Judeu (1705- 1739), com música de Antônio Teixeira (1707-1774), a partir do manuscrito que se encontra no acervo da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, sob a cota MM-876. Tal reconstrução é resultado da análise desta e de outras obras da parceria Judeu e Teixeira, extraindo procedimentos composicionais utilizados durante o período chamado galante, como distribuição de frases, quantidades de vozes, vozes dobradas com instrumentos, região comumente usada para os instrumentos, escolhas retóricas para o texto, predileção rítmica, harmônica e melódica, que possam ser aplicados durante o processo. Palavras-chave: Ópera luso-brasileira, reconstrução de partitura, Precipício de Faetonte, Antônio José da Silva, Antônio Teixeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesLivros e Arquivos AMENO, Francisco Luís. Theatro Comico Portuguez ou Collecção das Operas Portuguezas, que se representárão na casa da Theatro publico do Bairro Alto de Lisboa, offerecidas à mui nobre Senhora Pecunia Argentina por ***. Lisboa: Offic. de Simão Thaddeo Ferreira, Tomo I, 4ª edição, 1787. __________. Theatro Comico Portuguez ou Collecção das Operas Portuguezas que se representárão na Casa do Theatro publico do Bairro Alto de Lisboa, offerecidas à mui nobre Senhora Pecunia Argentina por ***. Prelo da Regia Officina Sylviana e da Academia Real. Tomo II, pp. 461-605, 1744. AUBRUN, Charles V. La comedia española 1600/1680. Madrid: Taurus, 1981. BACH, Carl Philipp E. Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen. Parte I. Berlin, 1753. Facs., Leipzig: Breitkopf & Härtel, 1957 e 1969. BALANDIER, Georges. O poder em cena. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1982. BARATA, José Oliveira. História do Teatro em Portugal (séc. XVIII): António José da Silva (O Judeu) no palco joanino. Algés: DIFEL, 1998. (Memória e Sociedade). BARBIERI, Niccolò. What is a buffoon? traduzido de La supplica (1634). In: COLE, Toby; CHINOY, Helen. Actors on Acting. 2ª ed. New York: Crown, 1954. BIANCONI, Lorenzo; PESTELLI, Giorgio. Storia dell’Opera italiana. Parte II: I sistemi; Il sistema produttivo e le sue competenze, vol. 4; La spettacolaritá, vol. 5; Teorie e Tecniche, Immagini e Fantasmi, vol. 6. Turim: Edizione di Torino/EDT, 1987-1988. BRAGA, Theophilo. História do Theatro Portuguez – A Baixa Comedia e a Opera. Porto: Imprensa Portugueza, 1871. BRITO, Manuel Carlos de. Opera in Portugal in the Eighteenth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. 121 BUCK, Donald Curtius. Theatrical Production in Madrid’s Cruz and Principe Theaters during the reign of Felipe V. Austin: University Microfilms International, 1980. BUDASZ, Rogério. Teatro e música na América Portuguesa: convenções, repertório, raça, gênero e poder. Curitiba : DeArtes – UFPR, 2008. 2a tiragem. CARDOSO, José Maria Pedrosa. História Breve da Música Ocidental. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010. CAVALCANTI, Nireu. O Rio de Janeiro setecentista: a vida e a construção da cidade da invasão francesa até a chegada da Corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. COTARELO Y MORÍ. Colección de entremeses, loas, bailes, jácaras y mogigangas desde fines del siglo XVI a mediados del XVIII. Granada: Editorial Universidad de Granada, 2000. COTGRAVE, Randle. A Dictionairie of the French and English Tongues. Londres: Adam Islip, 1611. CRUZ, José Maximo Leza. Teatro Musical do Siglo XVIII. In: CALVO, José Huerta. Historia del teatro Espanõl: del siglo XVIII a la época actual. Madrid: Gredos, 2003. DAHLHAUS, Carl. The dramaturgy of Italian opera”. In Bianconi e Pestelli, Opera in theory and practice: image and myth. Chicago: The University of Chicago Press, 1998. DANTAS, Júlio. O Amor em Portugal no Século XVIII. Lisboa: Livraria Chardron, 1916. DESPRÉAUX, Nicolas Boileau. OEuvres collationnées sur les anciennes éditions et sur les manuscrits, Volume 2. L’Art Poétique. Paris: C.H. Langlois, 1830. DÍEZ BORQUE, José Maria. Sociedad y Teatro en La España de Lope de Vega. Barcelona: Antoni Bosch, 1978. DINES, Alberto. Vínculos do fogo: António José da Silva, o Judeu, e outras histórias da Inquisição em Portugal e no Brasil. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. volume 1. 122 DINES, Alberto. O Judeu em Cena: El Prodígio de Amarante = O Prodígio de Amarante. Organização, apresentação e cronologia / ELEUTÉRIO, Victor. Transcrição do manuscrito, versão para o português e notas – I. Edição bilíngue e comprovação de autoria. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. FONSECA, Fernando Taveira da. A Universidade de Coimbra (1700-1771) – Estudo Social e Econômica. Coimbra: Acta Universitatis Conimbrigensis, 1995. FOUCAULT, Michel. What is an author? In: Textual Strategies: Perspectives in Post- Structuralist Criticism. Ed. Josué V. Harari. Ithaca, New York: Cornell University Press, 1979. GJERDINGEN, Robert O. Music in the Galant Style. New York: Oxford University Press, 2007. GROUT, Donald J. & PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 5ª ed., 2007. HACQUARD, Georges. Dicionário da Mitologia Grega e Romana. Trad. Maria Helena Trindade Lopes. Rio Tinto: Edições ASA, 1996. HEARTZ, Daniel. Portrait of a Primo Uomo: Carlo Scalzi in Venice ca. 1740. In: Musikalische Ikonographie, Musikkultur im Spiegel der Bildenden Kunst. Ed. por Constantin Floros, Hans Joachim Marx e Peter Petersen. Volume 12 do compêndio Hamburger Jahrbuch für Musikwissenschaft. Laaber: Laaber-Verlag, 1994. __________. Music in European Capitals:The Galant Style, 1720 – 1780. New York: W.W. Norton & Company, Inc., 2003. HESPANHA, António Manuel. A Igreja. In: CARDIM, Pedro et al. (dir) José Mattoso. História de Portugal (O Antigo regime). Lisboa: Editorial Estampa, 1993. KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: Que é "Esclarecimento"?(Aufklärung). In: Textos Seletos. Trad. Floriano de Sousa Fernandes. 3ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. 123 KIMBELL, David R. B. Italian Opera: National Traditions of Opera. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. KOCK, Heinrich. Musikalisches Lexikon. Frankfurt, 1802. Traduzido para o inglês por RATNER, Leonard G. Classic Music: Expression, Form and Style. New York: Schirmer Books, 1980. LESTER, Joel. Compositional Theory in the Eighteenth Century. Terceira tiragem. Cambridge: Harvard University Press, 1994. LEZA, José Maximo. El Teatro Musical. In: CALVO, Javier Huerta. Historia del Teatro Español: del siglo XVIII a la época actual. Org. por Emilio Peral Veiga e Fernando Doménech Rico. Volume II. Madrid: Gredos, 2003, p. 1687-1713. LUZÁN, Ignacio de. La Poetica, o reglas de la poesia en General, y de sus principales especies. Zaragoza: Francisco Revilla, 1737. MACEDO, J. Borges de. Problemas de história da indústria portuguesa no século XVIII. Lisboa: Querco, 1982. MACHADO, Cyrillo Volkmar; BELLORI, João Pedro. Academia Romana de S. Lucas - As honras da pintura, escultura e arquitectura: discurso de João Pedro Bellori, recitado na Academia Romana de S. Lucas, na segunda Dominga de Novembro de 1677. Lisboa: Impressão Regia, 1815. MACHADO, Cyrillo Volkmar. Colecção de Memórias relativas às vidas dos pintores, escultores, architetos e gravadores portuguezes e dos estrangeiros que estiverão em Portugal. Lisboa: Imp. Victorino Rodrigues da Silva, 1823. MACHADO, Cyrillo Wolkmar. Descrição das Pinturas do Real Palácio de Mafra. Ed. de J. M. Cordeiro de Sousa, Revista de Arqueologia, t. 3, p.105-112, 134-139, 177-186 e 207-211, 1936-1938. MACHADO, Diogo Barbosa. Bibliotheca Lusitana, Tomo IV. Lisboa: Officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1759. 124 MACNEIL, Anne. Verbete Commedia dell’Arte. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians – Org. George Grove e Stanley Sadie. 2ª Ed. Londres: MacMillan, 2001. MAGALHÃES, Domingos José Gonçalves de. Antonio José ou O Poeta e a Inquisição: Tragédia por D.J.G. de Magalhães. Rio de Janeiro: Typographia Imparcial de Francisco de Paula Brito, 1839. MATTHESON, Johann. Das neu-eröffnete Orchestre, oder Universelle und gründliche Anleitung wie ein Galant homme einen vollkommenen Begriff von der Hoheit und Würde der edlen Music erlangen, seinen Gout darnach formieren, die Terminos technicos verstehen geschicklich von dieser vortrefflichen Wisenschaft raisonnieren möge. Hamburg, 1713. __________. Critica Musica. Hamburg. Facs., 1722. Reimpressão em Amsterdan: Frits Knuf, 1964. __________. Kern melodischer Wissenschaft. Hamburg. Facs., 1737. Reimpressão em Hildesheim: Olms, 1976. __________. Der vollkommene Cappellmeister. Hamburg. Facs., 1739. Reimpressão em Kassel: Bärenreiter, 1954. MAXWELL, Kenneth. Marquês de Pombal e o paradoxo do Iluminismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. MAZZA, José, fl. 1771-1797. Dicionário Biográfico de Músicos Portugueses. Prefácio e notas do Pe. José Augusto Alegria. Lisboa: Tipografia da Editorial Império, Lda., Originalmente publicado na Revista Ocidente 1944/45. McCLYMONDS, Marita. Verbete Opera Seria. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians – Org. George Grove e Stanley Sadie. 2ª Ed. Londres: MacMillan, 2001. 125 MENESES, Manuel Joaquim de. Companhias líricas no Teatro do Rio de Janeiro antes da chegada da Corte Portuguesa em 1808. Rio de Janeiro, Arquivo Histórico do Museu Histórico Nacional, L.4, P.2, n.20. MONFORT, Jacqueline. Quelques notes sur l‟histoire du théâtre portugais (1729-1750). Paris: Edição F.C.G, 1972. MONTEIRO, Nuno G. F. A consolidação da dinastia de Bragança e o apogeu de Portugal barroco. In: TENGARRINHA, José Manuel. História de Portugal. Bauru, São Paulo: Unesp, 2000. MOYA, Juan Pérez de. Philosofía secreta de la gentilidad (1585). Edição e introdução de Carlos Clavería. Madrid: Cátedra, 1995. NAZARETH, Gilson. Da identificação histórica através da biografia individual e coletiva, Brasil Genealógico – Revista do Colégio Brasileiro de Genealogia, n. 54, v. 4, 1990. NICOLL, Allardyce. The World of Harlequin: A Critical Study of the Commedia Dell' Arte. Cambridge: Cambridge University Press, 1963. OEHRLEIN, Josef. El actor en el teatro español del Siglo de Oro. Madrid: Castalia, 1993. OVIDIO. Les Métamorphoses. Tradução de J. Charmond. Tomo 1. Paris: Librairie Garnier Frères, 1936. PÁSCOA, Márcio Leonel Farias Reis. As óperas de Antonio José da Silva, o Judeu e Antonio Teixeira: atribuição de autoria e reconhecimento de modelos estéticos da produção lírica luso brasileira do século XVIII. In: VOLPE, Maria Alice (org.). Atualidade da Ópera. vol. 1. Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012 (p. 141-154). PICCHIO, Luciana Stegnano. História do Teatro Português. Lisboa: Portugália, 1969. PINCIANO, López. Philosophia Antigua Poetica. Madrid, 1974. POLIBIO; TEJERA, Alberto Díaz (org.). Historias. Livro II. Madrid: Editorial CSIC - CSIC Press, 1971. 126 PRADO, Décio de Almeida. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo: Perspectiva, 1993. QUANTZ, Johann J. On Playing the Flute: The Classic of Baroque Music Introduction. Tradução para o inglês por Edward R. Reilly. Segunda edição. New England: UPNE, 1985. RANDEL, Don Michael. The Harvard Dictionary of Music. Edição ilustrada. Harvard University Press, 2003 – verbete ‘key signature’. REBELLO, Luiz Francisco. Breve História do Teatro Português. Mem Martins: Publicações Europa-América. Volume 68 da Colecção Saber, 2000. ROSSELLI, John. Verbete Castrato. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians – Org. George Grove e Stanley Sadie. 2ª Ed. Londres: MacMillan, 2001. SANGUINETTI, Giorgio. The Art of Partimento: History, Theory and Practice. New York: Oxford University Press, 2012. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Dictionnaire de Musique. Tomo I. In: OEvres de J. J. Rousseau. Tomo XIV. Paris: Chez Emler Frères, 1826. SCALA, Flaminio. A loucura de Isabela, e outras Comédias da Commedia dell’Arte. Organização, tradução e notas por Roberta Barni. São Paulo, FAPESP: Iluminuras, 2003. SEQUEIRA, Gustavo de Matos. Teatro de Outros Tempos; elementos para a história do teatro português. Lisboa: sem editora, 1933. SERRÃO, Vítor. A Cripto-História da Arte: análise de obras de arte inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001. SILVA, António José da (O Judeu). Obras Completas. Prefácio e notas do Prof. José Pereira Tavares. Lisboa: Sá da Costa, 4 volumes. Volume I, 1957-1958 __________. Obras Completas. Prefácio e notas do Prof. José Pereira Tavares. Lisboa: Sá da Costa, 4 volumes. Volume IV, 1958. 127 SILVEIRA, Francisco Maciel. Concerto barroco às óperas do Judeu. São Paulo: EDUSP/ Perspectiva, 1992. SONNERAT, Pierre. Voyage aux Indes Orientales et à la Chine. Paris: Dentu, v. 4, 1806. SOUSA, Filipe de. O compositor Antônio Teixeira e a sua Obra. In: Bracara Augusta. Actas do congresso “A arte em Portugal no século XVIII”. Braga: vol. 28, III tomo, 1974. STROHM, Reinhard. Die italienische Oper im 18 Jahrhundert (1979). Versão italiana revisada e ampliada, L’opera italiana nel settecento. Veneza: Marsilio, 1991. __________. Dramma per Musica. Italian Opera Seria of the Eighteenth Century. New Haven / Londres: Yale University Press, 1997. TARUSKIN, Richard. Music in the Seventeenth and Eighteenth Centuries – The Oxford History of Western Music. New York: Oxford University Press, v. 2, 2010. TORRES, Rosa Maria. As Canções Tradicionais Portuguesas no Ensino da Música. Contribuição da metodologia Kodály. Lisboa: Editorial Caminho S.A., 1998. VAINFAS, Ronaldo. Confissões da Bahia: santo ofício da inquisição de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. VASCONCELOS, Joaquim Antonio da Fonseca e. Os Musicos Portuguezes: biographiabibliographia. Volume I. Porto: Imprensa Portugueza, 1870. VIEIRA, Ernesto. Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes, II volume. Lisboa: Typographia Mattos Moreira de Pinheiro, 1900. VOLTAIRE (François Marie Arouet). Encyclopédie ou dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers par une société de gens de lettres. Organizado por DIDEROT, Denis. Tomo XV. Lausanne e Berna: Chez les Sociétés typographiques, 1782. 128 Artigos Científicos ANDRADE, Débora El-Jaick. Antônio José da Silva, teatro, religião e literatura no Antigo Regime Português. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011. BIANCONI, Lorenzo; WALKER, Thomas. Production, Consumption and Political Function of Seventeenth-Century Italian Opera (1984). In: Early Music History. vol. 4. ed. por Iain Fenlon. New York: Cambridge University Press, 2009. CÂMARA, José Bettencourt da. A Música em Portugal na primeira metade do século XVIII. Évora: Repositório Científico da Universidade de Évora, 2011. CRUZ, Cristina Brito da. Sobre Kodály e o seu conceito de educação musical: abordagem geral e indicações bibliográficas. Editado pela Associação Portuguesa de Educação Musical, 1998. FREITAS, Mariana Portas de. Entre o hexacorde de Guido e o solfejo “francês”: a ‘Escola de Canto de Orgaõ’ de Caetano de Melo de Jesus (1759) – Primeira recepção da teoria do heptacorde num tratado teóricomusical em língua portuguesa. Revista Brasileira de música. Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. v. 23/2, 2010, p. 45-71. HEARTZ, Daniel. Approaching a History of 18th-Century Music. In: Current Musicology number 9. Editado por Neal Saslaw. Columbia University: outono de 1969, p. 92-95. ORLANDI, Michelle Fernanda (IC); JUNQUEIRA, Renata Soares (O). Os Disfarces De Antônio Josè Da Silva, O Judeu, FAPESP, 2010. PÁSCOA, Márcio Leonel Farias Reis. Notícias sobre óperas na Amazônia durante o século XVIII. In: Revista Eletrônica Aboré. Manaus: Escola Superior de Artes e Turismo, edição 03/2007. 129 PÁSCOA, Márcio Leonel Farias Reis. As óperas de Antonio José da Silva, o Judeu e Antonio Teixeira: atribuição de autoria e reconhecimento de modelos estéticos da produção lírica luso brasileira do século XVIII – Resumo de comunicação realizada no “I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ: Atualidade da Ópera”, no dia 09 de agosto de 2010 na Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ, registrado nos Anais do referido simpósio à pp. 43. ________________. A retórica nas óperas setecentistas de Antonio Teixeira e Antonio José da Silva, In: Literatura interfaces, fronteiras (org. Juciane Cavalheiro), pp.213-222, Manaus: EdUEA, 2010. PEREIRA, Paulo Roberto. Antônio José da Silva: seu percurso e o juízo da Academia. Ensaio publicado na Revista Brasileira nº 45, cap. Tricentenário. pp. 131-142. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2005. PEREIRA S. J., Padre Bento. Florilégio dos modos de falar e adágios da língua portuguesa. Lisboa: Paulo Craesbeeck & Cia, 1655. ROSA, Carlos Junior Gontijo. Duas versões dramáticas do mito do filho do Sol. In : Revista Crioula nº 10. São Paulo: DLCV-FFLCH-USP, novembro de 2011. SILVA, Eduardo Neves da (IC), JUNQUEIRA, Renata Soares (O). O Judeu revisitado: A vida e a obra de Antônio José da Silva na ficção romanesca e no teatro dos seus pósteros. Anais do 4º Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (CELLI), dentro do 1º Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (CIELLI). Maringá: Universidade Estadual de Maringá-UEM, 2010. SOUZA, Ana Guiomar Rêgo. Falando de Festas e Óperas na Terra dos Goyases. Artigo publicado na Revista UFG (Universidade Federal de Goiás) ano XII, nº 9, pp. 139- 150, em dezembro de 2010. 130 Manuscritos P-Cug MM876 (Percepícios de Faetonte) pertencente à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. P-VV AMG-6 (Variedades de Proteu) pertencente à Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa. P-VV AMG-7 (Guerras do Alecrim e Mangerona) pertencente à Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa. S-SK 735 (Trio | Violino Primo | Violino Secondo | Violoncello | Del Sigr David Perez.) - RISM ID nº 190009323 «http://opac.rism.info/search?documentid=190009323» Sítios da Internet e mídia eletrônica BAIDER, Fabienne H. Sexism and Language: What Can the Web Teach Us? University of Toronto: CH Working Paper A.14, publ. October 2000. Disponível no sítio da web http://projects.chass.utoronto.ca/chwp/baider/, acessado em 26 de julho de 2013. Biblioteca Joanina. D. João V > Programação Cultural. Disponível no sítio da web http://bibliotecajoanina.uc.pt/a_biblioteca/d_joao_v/programacao_cultural?pag=0#t, acessado em 23 de junho de 2013. BULL, Stephen (2008). “Sobre a música de As Variedades de Proteu”. CD-ROM. As Variedades de Proteu. Ópera de António Teixeira. Lisboa: Numérica MC/dgArtes. CARDOSO, João Paulo Seara. Há na glória padecer: Reflexões sobre a vida e obra de António José da Silva, o Judeu. Artigo disponível no sítio da web marionetasdoporto.pt – 2005, acessado em 17 de junho de 2011. DINES, Alberto. A terceira morte do Judeu. Artigo publicado no sítio da web revistadehistória.com.br – 21/09/2007, acessado em 16 de junho de 2012. Merriam-Webster's Collegiate Dictionary. Verbete “Zapping”, pesquisado no sítio da web www.merriam-webster.com, acessado em 04 de agosto de 2012. 131 Palácio Nacional de Mafra. O Precipício de Faetonte (figura 2). Pintura do teto da Sala da Guarda. Pesquisado no sítio da web http://www.palaciomafra.pt/pt- PT/palaciomenu/salas/ContentDetail.aspx?id=187, acessado em 30 de julho de 2013. Sangue do Meu Sangue. Notas Biográficas de “Pedegache”, pesquisadas no sítio da web http://pagfam.geneall.net/2762/pessoas.php?id=1063903, acessado em 18 de junho 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons