DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSicsú, Delma Pacheco-
dc.date.available2019-12-14-
dc.date.available2019-12-17T15:19:21Z-
dc.date.issued2013-08-22-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1877-
dc.description.abstractThe objective of this work is to address the ,literary imaginaryin Amazonian Children and Youth Literature,taking nineteennarratives asobject of analysis. The nineteen narratives were written by Elson Farias, Zemaria Pinto, Thiago de Mello, Wilson Nogueira, Roní Wasiri Guará, Jaime Diakara and Yaguarê Yamã. This current work comes from the need to investigate Children and Youth Literature because of the fact that this literature is not well know nand does not have academic research. The research will take the literary imaginary as a theoretical assumption for consideringit avast field of investigation around the symbols found in literature, which does not end, because it considers its manifestatio nand significance according to the historical and cultural context to whichit belongs. Therefore, its basis will be theoretical studies that consider the imaginary as something not closed, but as an open field of investigation that will receive new meaning according to the cultural context to which it belongs. Besides the imaginary, this research also deals with electronic support, in particular the website as a means to archive, promote and criticize Amazonian Children and Youth Literature. The aim of this research is to contribute not only to a better understanding of how the literary imaginary manifests in Amazonian Children and Youth literature, but also to contribute to the construction of an archive that can protect this literature, which is as important as the Amazonian literature intended for adult audiences. Theoretical support for this research will be the studies of Bachelard (1993), Durand (2002), and Trinidad and Laplatine (1997), Levy (1996) and others who maycontribute to the current study. This research proposal is believed tobe relevant because besidesstudying theliterary imaginaryin Amazonian Children and Youth Literature, it also intends to archive it in order tooffer futureresearchersa source ofresearch on it. Keywords: Imaginary, AmazonianChildren and Youth Literature, Electronic support.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantojuveni l- Amazonensept_BR
dc.subjectSuporte eletrônicopt_BR
dc.titleO imaginário em narrativas da literatura infantojuvenil amazonensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T15:19:21Z-
dc.contributor.advisor1Maia, Gleidys Meyre da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917935210603636pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Gleidys Meyre da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917935210603636pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Auriclea Oliveira das-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5168560066715693pt_BR
dc.contributor.referee3Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349998977516397pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo tratar sobre o imaginário literário na literatura infantojuvenil amazonense tomando como objeto de análise dezenove narrativas. As dezenove narrativas tem como autores Elson Farias, Zemaria Pinto, Thiago de Melo, Wilson Nogueira, Roní Wasiri Guará, Jaime Diakara e Yaguarê Yamã. O presente trabalho parte da necessidade de investigar a literatura infantojuvenil pelo fato de que esta literatura ser pouco conhecida e não ter pesquisas acadêmicas. A pesquisa tomará o imaginário literário como pressuposto teórico por considerá-lo um campo vastíssimo de investigação em torno dos símbolos presentes na literatura e que não se esgota, pois considera sua manifestação e significação conforme o contexto histórico e cultural em que se faz presente. Por isso, tomar-se-ão como base os estudos de teóricos que consideram o imaginário não como algo fechado, mas como um campo aberto de investigação que vai se ressignificando conforme o contexto cultural em que se faz presente. Além do imaginário, a pesquisa trata também dos suportes eletrônicos, em especial o site, como meio para arquivar, divulgar e criticar a literatura infantojuvenil amazonense. Pretende-se nesta pesquisa contribuir não apenas para um melhor entendimento de como se manifesta o imaginário literário na literatura infantojuvenil amazonense, mas também contribuir na construção de um arquivo que possa resguardar esta literatura tão importante quanto à literatura amazonense destinada ao público adulto. Como suporte teórico desta pesquisa utilizar-se-á dos estudos de Bachelard (1993), Durand (2002), Laplatine e Trindade (1997), Levy (1996) e outros que possam contribuir no estudo em questão. Acredita-se ser relevante a presente proposta de pesquisa, pois além de se estudar o imaginário literário na literatura infanto-juvenil amazonense, procurar-se-á também arquivá-la a fim de oferecer aos futuros investigadores uma fonte de pesquisa sobre ela. Palavras chave: Imaginário, Literatura Infantojuvenil Amazonense, Suporte eletrônico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.referencesObras Literárias: ALMEIDA, Fernanda Lopes. A fada que tinha ideias. Ilustrações de André Neves. Porto Alegre: L&PM, 2003. BOJUNGA, Lygia. A bolsa amarela. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. CABRAL,Astrid. Alameda. 2.ed. Organização Tenório Telles e estudo crítico por Antônio Paulo Graça. Manaus: Editora Valer, 1998.John Tenniel. 2.ed. São Paulo: Martin Claret, 2011. CARROL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Trad. Márcia Feriotti Meira. Ilustrações originais DIAKARA, Jaime. Yahi Puíro Ki’ti - A origem da Constelação da Garça. Manaus: Editora Valer, 2011. ENGRÁCIO, Arthur. Singular passeio na barriga da boiúna. In. TELLES, Tenório. KRUGER, Marcos Frederico (organizadores). Antologia do Conto Amazonense. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 2004. FARIAS, Elson. A história da inteligência. Manaus: Valer, 2001 (Coleção: Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica) ______________O tupé voador. Manaus: Valer, 2001 (Coleção: Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica) ______________O romance dos sapos. Manaus: Valer, 2001 (Coleção: Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica) ______________Procurando a noite verdadeira. Manaus: Valer, 2001 (Coleção: Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica) ______________Noite de viração. Manaus: Valer, 2001 (Coleção: Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica) ______________Viajando com o boto no fundo do rio. Manaus: Valer, 2001 (Coleção: Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica) ______________A origem das estrelas. Manaus: Valer, 2001 (Coleção: Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica) ________________ De mãos dadas com a paz. Manaus: Valer, 2001 (Coleção: Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica) 147 ______________ As aves pedem ajuda. Manaus: Valer, 2001 (Coleção: Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica) ______________ O jovem tamarindo. Manaus: Valer, 2001 (Coleção: Aventuras do Zezé na Floresta Amazônica) GUARÁ, Roní Wasirí. Çaíçu’indé: o primeiro grande amor do mundo. Manaus: Editora Valer, 2011. 32p. (Série Nheengatu) __________________. O caso da cobra que foi pega pelos pés. Coord. Yaguarê Yamã. Ilustrações Ana Luisa Mello. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2007. MACHADO, Ana Maria. Bisa Bia, Bisa Bel. Ilustrações de Regina Yolanda. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2001. MELLO, Thiago de. O menino irmão das águas. Manaus: Editora Valer, 2011. NOGUEIRA, Wilson. Formosa – A sementinha voadora. Manaus: Editora Valer, 2010. _________________. Órfão das águas: uma história de homens e bichos num planeta ameaçado de desaparecer. 4.ed. Manaus: Editora Valer, 2011. PINTO, Zemaria. O urubu albino. Manaus: Editora Valer, 2011. POLARI, José. No sonho do meu avô tem uma cobra-grande. In. TELLES, Tenório. KRUGER, Marcos Frederico (organizadores). Antologia do Conto Amazonense. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 2004. RANGEL, Alberto. Inferno verde. org. Tenório Telles. 6.ed. Manaus: Editora Valer, 2008. TWAIN, Mark. Tom Sawyer Detetive. Adaptação Carlos Heitor Cony. Ilustradora Patrícia Lima. São Paulo: Quinteto Editorial, 2003. UMUSI, Pãrokumu. KEHIRI, Tõramu. Antes o mundo não existia. In. TELLES, Tenório. KRUGER, Marcos Frederico (organizadores). Antologia do Conto Amazonense. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 2004. YAMÃ, Yaguarê. Um curumim, uma canoa. Ilustração Simone Matias. Rio de Janeiro: Zit, 2012. _______________. Guanãby Muru-Gáwuá: a origem do Beija flor. Ilustrações Taísa Borges. São Paulo: Petrópolis, 2012. Obras Teórico-críticas: ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 5.ed. São Paulo: Scipione, 2004. 148 ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. 3.ed. ver. e ampliada. São Paulo: Editora Unesp, 2011. AGUIAR, Vera Teixeira de. Da teoria à prática: competências de leitura. In: MARTHA, Alice Áurea Penteado. Leitor, leitura e literatura: teoria, pesquisa e prática: conexões. Maringá: EDUEM, 2008. BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993. BAIRON, Sérgio. O que é hipermídia. São Paulo: Brasiliense, 2001. BARBOSA, Elyana. Bulcão. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. BARBOSA, Iaranda. A intersemiose nas obras da Coleção Abz de Ziraldo. In LIMA, Aldo de. Reinações da literatura infantil e juvenil. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2011. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 7.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. ALMEIDA, João Ferreira de Almeida. Bíblia Sagrada. ver. e corrig. 4.ed. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011. CADEMARTORI, Ligia. O que é Literatura Infantil. São Paulo: Brasiliense, 2006. CEMIN, Arneide Bandeira. Bachelard- Imaginário e Modernidade: ciência e imaginação. Disponível em: www.cei.unir.br - Acesso em 19/07/2012 COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000. ____________________. O conto de fadas: símbolos, mitos, arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008. COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos: memória social e cultura eletrônica. São Paulo: Perspectiva, 1991. DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Trad. Helder Godinho. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. _______________. O imaginário: ensaio acerca das ciências e das filosofias da imagem. Trad. Renée Eve Levié. 5.ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2011. ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 2010. 149 FARIAS, Elson. Memórias Literárias. Manaus: Editora Valer/Uninorte, 2006. FRANCHINI, A. S. SEGANFREDO, Carmen. As 100 melhores histórias da mitologia: deuses, heróis, monstros e guerras da tradição greco-romana. 9.ed. Porto Alegre: L&PM, 2007. FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. FREIRE, Sônia. A imaginação em Bachelard. Disponível em: www.rubedo.psc.br - Acesso em 19/07/2012. FREITAS, Alexander de. Apolo- Prometeu e Dioniso: dois perfis mitológicos do “homem das 24 horas” de Gaston Bachelard. In Educação e Pesquisa. Vol. 32. No.1 São Paulo: Jan/Abril 2006. FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Leitura, escrita e literatura em temos de Internet. In: PAIVA, Aparecida...et al. Literatura e letramento: espaços, suportes e interfaces – O jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica/ CEALE/ FaE/ UFMG, 2005. GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2007. GOÉS, Lúcia Pimentel. Fábula brasileira ou fábula saborosa: sábia, prudente, criativa. São Paulo: Paulina, 2005. GOETHE, Johan Wolfang. Doutrina das cores. Apresentação, tradução, seleção e notas Marco Giannotti. São Paulo: Nova Alexandria, 2011. Ilustrações Ana Luisa Mello. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2007. HATOUM, Milton. Identidades difusas. In SCHÜLER, Fernando Luís. BORDINI, Maria da Glória(Organizadores). Cultura e identidade regional. Porto Alegre: EDIPURCS, 2004. HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Trad. Cid Knipel. Ed.Rev. São Paulo: Cosac Naify, 2010. ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In. JAUUS, Hans Robert...et al. A literatura e o leitor: textos de Estética da Recepção. cood. e trad. Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. JAUSS, Hans Robert...et al. A literatura e o leitor: textos de Estética da Recepção. cood. e trad. Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. KUSS, Daniele. A Amazônia: mitos e lendas. Ilustrações Jean Torton. Tradução Ana Maria Machado. São Paulo: ática, 1995. KRUGER, Marcos Frederico Aleixo. Amazônia: mito e literatura. Manaus: Editora Valer, 2003. LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001. 150 LAPLATINE, François. TRINDADE, Liana. O que é o imaginário. São Paulo: Brasiliense, 1997. LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996. LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras Editora, 2001. MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A crise da memória, histórias e documento: reflexões para um tempo de transformações. In. SILVA, Zélia. Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. 1.reimp. São Paulo: Unesp/ Fapesp, 1999. MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura infantil na sala de aula. Rio de Janeiro: Zeus, 2000. NÓBREGA, Lyéde Ruggero de Barros. Educar com contos de Fadas: vínculo entre realidade e fantasia. São Paulo: Mundo Mirim, 2009. PELINSER, André Tessaro. ARENDT, João Carlos. Imaginário, identidade e cultura: a perspectiva regional. Teia Literária: revista de estudos culturais- Brasil- Portugal – África- (2007) - - Jundiaí, SP: Editora In House, 2007 - v. ; 15 cm PROPP, Vladimir. Morfologia do Conto. 2. ed. Lisboa: Vega Universidade, 1983. RALLO, Elisabeth Ravoux. Métodos de crítica literária. São Paulo: Martins Fontes, 2005. SELDEN, Raman..et al. La teoría literaria contemporánea. Barcelona: Editorial Ariel, 2010. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. trad. Cláudia Schilling. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. SOUZA, Márcio. A literatura na Amazônia: as letras na pátria do mito. Disponível em: www.portalamazonia.globo.com Acesso em 01/10/2008. TELLES, Tenório. KRUGER, Marcos Frederico. Antologia do conto amazonense. Manaus: Governo do Estado do Amazonas, 2004. TINOCO, Robson Coelho. Leitor real e teoria da recepção: travessias contemporâneas. São Paulo: Editora Horizonte, 2010. TURCHI, Maria Zaira. Literatura e Antropologia do Imaginário. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003. UGGÉ, Henrique. As bonitas histórias Sateré-Maué. Governo do Estado do Amazonas/ Imprensa Oficial, S/D. VAL, Vera do. O imaginário da floresta: lendas e histórias da Amazônia. Ilustrações Luciano Tasso. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2007. VIEGAS, Ana Cláudia. Quando a técnica se faz texto ou a literatura na superfície das redes. In. JOBIM, José Luís. Literatura e informática. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005. 151 ZILBERMAN, Regina. CADEMARTORI, Ligia. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1982. _________________ . Como e porque ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. __________________. Fim do livro, fim dos leitores? coord. Benjamin Abdala Junior, Isabel Maria, M. Alexandre. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001. __________________. Fundamentos do texto literário I. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. www.vivaleitura.com.br Dicionários: CIRLOT, Juan. Dicionário de Símbolos. trad. Rubens Eduardo Ferreira Frias. São Paulo: Editora Moraes, 1984. LEXIKON, Herder. Dicionário de Símbolos. trad. Erlon José Paschoal. São Paulo: Editora Cultrix, 1990. PASTOREAU, Michel. Dicionário das cores do nosso tempo: simbólica e sociedade. Lisboa: Editora Estampa, 1997.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O IMAGINÁRIO EM NARRATIVAS DA LITERATURA INFANTO JUVENIL AMAZONENSE.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons