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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Nathalia Duarte-
dc.date.available2019-10-22T18:16:05Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.identifier.citationFERREIRA, Nathalia Duarte. Inclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regular. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1771-
dc.description.abstractThe present work has as its theme “Inclusion of Children with Special Educational Needs in Regular Education” and had as its general objective: To understand the educational challenges for the development of pedagogical work from the perspective of inclusive education of people with special educational needs in regular classes. . As specific objectives, we point out: (1) Identify in the literature and legal documents the philosophical principles for the development of teaching work in the perspective of inclusive education; (2) Recognize teaching conceptions of education from an inclusive perspective; (3) Analyze, from the teachers' perception, what are the challenges for the development of pedagogical work in the perspective of inclusive education. The theoretical framework was based on the studies by SASSAKI (1997), ROSANA GLAT (2003) and ARANHA (2005). Methodologically, the research was qualitative, had as data collection instrument the interview and, as a method of analysis of the results, the content analysis. The analysis of the interviews with five teachers of a public school, which has children with special educational needs, reveals that the educational inclusion mainly involves the specialized attendance to these subjects, surpassing the traditional support methodologies and advancing to the promotion of the children. different skills in development. In the final considerations there is a lack of teacher education and curriculum adaptations geared to the reality of people with SEN, so there is a need for investment to achieve this, aiming at the possibility and effectiveness of greater inclusion and accessibility of people with SEN, promoting thus the development of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.titleInclusão de crianças com necessidades especiais no ensino regularpt_BR
dc.title.alternativeInclusion of children with special needs in regular educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-22T18:16:05Z-
dc.contributor.advisor1Machado, Andrezza Belota Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1078436779666761pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Danielle Mariam Araújo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8179689636484146pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Geysykaryny Pinheiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2292014330425818pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3439670741656119pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema “Inclusão de crianças com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular” e teve como objetivo geral: Compreender os desafios educacionais para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na perspectiva da educação inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes regulares de ensino. Como objetivos específicos, apontamos: (1) Identificar na literatura e nos documentos legais os princípios filosóficos para o desenvolvimento do trabalho docente na perspectiva da educação inclusiva; (2) Reconhecer as concepções docentes sobre a educação na perspectiva inclusiva; (3) Analisar, a partir da percepção dos professores, quais os desafios para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na perspectiva da educação inclusiva. O referencial teórico foi embasado nos estudos de SASSAKI (1997), ROSANA GLAT (2003) e ARANHA (2005). Metodologicamente, a pesquisa foi de caráter qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados a entrevista e, como método de análise dos resultados, a análise de conteúdo. A análise das entrevistas com cinco docentes de uma escola pública, que tem crianças com necessidades educacionais especiais, revela que a inclusão educacional passa, principalmente, pelo atendimento especializado a esses sujeitos, superando-se as metodologias tradicionais de suporte e avançando para a promoção das diferentes habilidades no desenvolvimento. Nas considerações finais verifica-se uma carência quanto a formação dos professores e as adaptações curriculares voltadas à realidade das pessoas com NEE, portanto há necessidade de investimento para sua realização, visando a possibilidade e efetividade de maior inclusão e acessibilidade das pessoas com NEE, promovendo assim o desenvolvimento dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARANHA, Maria Salete Fábio (org). Educação Inclusiva: a escola. V. 3. Brasília-DF: MEC/SEESP, 2004. ARANHA, Maria Salete. Educação Inclusiva: v.1: a fundamentação filosófica/coordenação geral SEESP/MEC; - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação especial. 2004. 28p. ARANHA, Maria Salete. Educação Inclusiva: v.1: a fundamentação filosófica/coordenação geral SEESP/MEC; - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação especial. 2004. 28p. AZEVEDO, Janete. O Projeto Político Pedagógico no contexto da gestão escolar. BOAS Heloisa; Alfabetização-nova alternativa didática. Ed. Brasiliense BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial,1988. BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre a necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO,1994. BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. BRASIL. 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dc.subject.cnpqEducação especialpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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