DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1708
Título: Sinto logo ensino: minha (Des)Construção como professor e a afetividade na educação infantil
Título(s) alternativo(s): I soon feel teaching: my (Des) Construction as a teacher and the affectivity in early childhood education
Autor(es): Mello, Fábio Martins Monteiro de
Palavras-chave: Afetividade na Educação Infantil;Affection in early childhood education;Relação professor-aluno;Teacher-student relationships;Pesquisa autobiográfica;Autobiographical research
Data do documento: 17-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MELLO, Fábio Martins Monteiro de. Sinto logo ensino: minha (Des)Construção como professor e a afetividade na educação infantil . 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. 2019.
Abstract: The referred study parts of the experiences lived by me, in my first year of school life as a student and in my first experience in Stage I, of the Degree in Pedagogy of the University of the State of Amazonas. Perceptions and these experiences that have marked deeply the choice of teaching as a profession and affection as indispensable element to teacher-student relations in early childhood education. The guided study on autobiographical research, which considers the life narratives of the subject as formative aspects from experiments. Thus, the problem is: How my experiences/experienced while a student in the first years of school and Teaching intern in Stage I build an idea on affectivity in teacher-student relationships in early childhood education? To this end, the general objective is to understand my conceptions of affectivity in teacher-student relationships in early childhood education, from the stories of my first years of school life and the stage I. The specific objectives are: Narrate my the early years of school life and the Stage I showing the conceptions of affectivity in teacher-student relationships in early childhood education; Describe my conceptions of affectivity in teacher-student relationships in early childhood education. I can say that my conceptions of affectivity in teacher-student relationships were changing throughout life, a (de) construction of a romanticized and homely idea for an idea and systematized and scientific, and therefore more human and vibrant. Thus, the relationships established from affection allow more integrated training of several human dimensions.
Descrição: O estudo em questão, parte das vivências experienciadas por mim, nos meus primeiros anos de vida escolar como aluno e em minha primeira experiência no Estágio I, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. Vivências e experiências que marcaram profunfamente a escolha da docência como profissão e ao afeto como elemento imprescindível às relações entre professor-aluno na Educação Infantil. O estudo pauta-se na pesquisa autobiográfica, que considera as narrativas de vida dos sujeitos como aspecto formativo a partir das experiências. Desse modo, o problema de pesquisa é: Como as minhas experiências/vivenciadas enquanto aluno nos primeiros anos de escola e estagiário de Pedagogia no Estágio I constroem uma ideia sobre a afetividade na relação professor-aluno na Educação Infantil? Para tanto, o objetivo geral é compreender as minhas concepções sobre a afetividade na relação professor-aluno na Educação Infantil, a partir das narrativas dos meus primeiros anos de vida escolar e no Estágio I. Os objetivos específicos são: Narrar os meus primeiros anos de vida escolar e no Estágio I que evidenciem as concepções de afetividade na relação professor-aluno na Educação Infantil; Descrever as minhas concepções de afetividade na relação professor-aluno na Educação Infantil. Posso afirmar que as minhas concepções de afetividade na relação professor-aluno foram se modificando ao longo da vida, em uma (des)construção de ideia mais romantizada e caseira para uma ideia sistematizada e científica e, portanto, mais humana e vibrante. Desse modo, as relações estabelecidas a partir do afeto possibilitam uma formação mais integrada das várias dimensões humanas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1708
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sinto logo ensino - minha (Des)Construção como professor e a afetividade na educação infantil.pdf534,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons