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dc.contributor.authorRabelo, Marcus André dos Santos Bernardes-
dc.date.available2018-09-10T17:27:31Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1051-
dc.descriptionEm geral os patrimônios dos grupos e sociedades são analisados para que se iluminem aspectos culturais. Dentre os diversos tipos de patrimônio existentes, a cultura material arqueológica representa uma categoria relacionada à populações do passado e em alguns casos age como importante ferramenta de identificação social no presente, especialmente quando se tratam de sociedades vinculadas ao tradicional, com forte apego às matrizes culturais. Em sentido contrário, existem as sociedades que decidem viver parcialmente ou completamente desvinculadas dessa representação, elegendo outros ícones portadores das identidades por eles desejadas. A presente pesquisa foi um estudo de caso na comunidade ribeirinha de São José do Amparo, interior do município de Tonantins - Amazonas, onde a relação entre comunidade e material arqueológico é distante e vazia. Discutem-se as motivações desse distanciamento e as possíveis soluções para efetivar a preservação destes bens. Os trabalhos desenvolvidos permitiram um novo olhar sobre as noções de patrimônio e suas implicações ao serem usadas em comunidades onde estes conceitos ainda não são difundidos. Por fim, abre-se espaço para a discussão sempre muito viva da conservação dos vestígios arqueológicos por pessoas que não se identificam nele, em prol de interesses acadêmicos ou não e propõe-se uma reflexão à respeito destas intervenções arqueológicas tendo em vista que estas trazem à tona justamente alguns aspectos que foram propositalmente deixados de lado por essas populações.pt_BR
dc.description.abstractIn general the patrimonies of groups and societies are analyzed to illuminate cultural aspects. Among the various types of heritage, archaeological material culture represents a category related to the populations of the past and in some cases acts as an important tool of social identification in the present, especially when dealing with societies linked to the traditional, with strong attachment to cultural matrices . On the contrary, there are societies that decide to live partially or completely detached from this representation, choosing other icons that carry the identities they want. This research was a case study in the riverside community of São José do Amparo, in the municipality of Tonantins - Amazonas, where the relationship between community and archaeological material is distant and empty. We discuss the motivations of this distance and the possible solutions to effect the preservation of these goods. The work developed allowed a new look at the notions of heritage and its implications when used in communities where these concepts are not yet widespread. Finally, there is a space for the ever-lively discussion of the preservation of archaeological remains by people who do not identify themselves in it, in favor of academic interests or not, and propose a reflection on these archaeological interventions in view of which they bring on the surface precisely some aspects that were purposely left aside by these populations.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectPatrimonypt_BR
dc.subjectIrmandade da cruzpt_BR
dc.subjectBrotherhood of the Crosspt_BR
dc.subjectSão José do Amparopt_BR
dc.subjectSão José do Amparopt_BR
dc.titleDiálogos Cruzados: identidade e patrimônio arqueológico na comunidade de Sao José do Amparo, Tonantins - AMpt_BR
dc.title.alternativeDialogues Crusaders: identity and archaeological heritage in the community of Sao Jose do Amparo, Tonantins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-10T17:27:31Z-
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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